AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelhos dentarios transparentes / invisiveis

Os aparelhos dentários transparentes ou invisíveis são de dois tipos distintos: os aparelhos de brackets translúcidos (transparentes) e o Invisalign.


Neste artigo ficará a saber qual o mais indicado para si, as suas diferenças e algumas características gerais deste tipo de aparelhos.

Vejamos em primeiro lugar as diferenças entre estes dois aparelhos

Observe as figuras seguintes:


Claramente se verifica que são aparelhos distintos.

De forma muito resumida o aparelho à esquerda é um aparelho convencional em que os brackets e fio são translúcidos dando a sensação de serem invisíveis. O aparelho Invisalign (link para o site da marca Invisalign) poderá ser considerado invisível já que pelo seu formato e composição passa muito mais facilmente despercebido do que o aparelho dentário fixo de brackets translúcidos.

Mas há mais diferenças?

Estes dois aparelhos dentários esteticamente têm a mesma função, passar despercebidos, mas na realidade têm naturezas muito distintas e aplicações completamente diferentes. Isto é as semelhanças ficam-se por aí. senão vejamos mais diferenças:

Aparelho dentário fixo de brackets transparentes

  • é uma “simples” variação aparelho fixo comum
  • sua aplicação e recomendações são iguais ao aparelho fixo
  • recomendado para qualquer tipo de desalinhamento
  • já existem no mercado os aparelhos de brackets auto ligantes (tipo Damon System) estéticos
  • manutenção mensal (apertos/ajustes, substituição de elásticos…)

Nota: para fumadores e pessoas que bebem café com frequência desaconselha-se o uso deste aparelho já que os brackets mancham com facilidade. Perde-se assim o efeito de “aparelho transparente”.

Aparelho dentário Invisalign

  • aparelho sem brackets (como se vê na figura 2)
  • composto por uma unidade removível
  • translúcido (passa mais facilmente despercebido)
  • recomendado em casos em que o desalinhamento não é muito severo
  • custos mais elevados que o aparelho estético
  • não tem qualquer manutenção (apenas se trocam os “moldes” conforme indicação do ortodontista)

Afinal qual o mais indicado para si?

Se o seu desalinhamento não for muito “grave” poderá ter a possibilidade de usar o aparelho dentário Invisalign. Prepare-se para os custos serem mais elevados que no caso do aparelho estético. Este último em princípio poderá ser utilizado por qualquer pessoa, mas, tal como afirmamos acima convém que não seja fumador nem beba café ou coca cola (se o fizer lá se vai o efeito translúcido – os brackets ganham uma tonalidade acastanhada, nada estética diga-se).

Resumindo, embora o Invisalign seja um aparelho soberbo que passa quase despercebido, como é mais caro e pode não poder ser utilizado por si, pense que nem tudo está perdido. Se procura um aparelho dentário transparente, a opção mais correcta será a do aparelho estético (do tipo Damon ou o convencional com elásticos).

Artigo atualizado em 1-03-2013| Arquivo: Aparelhos Transparentes| 285 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

285 comentários

  1. Ana Paula disse:

    Olá, gostaria de saber as clinicas em bh-mg que utiliza o aparelho dentario invisaligh?
    Obrigada!!!

  2. Carina Gomes disse:

    gostei 😉

  3. Cristiane disse:

    Boa tarde!

    Estou usando um Aparelho Ortodôntico Móvel Transparente. A caixinha para guardá-lo que a minha dentista me deu quando eu removi o fixo, não cabe o Móvel, pois ele é maior que os convencionais Aparelhos Móveis de “ferro” e a caixinha é pequena.
    Gostaria de saber se vocês vendem a caixinha para aparelhos móveis transparentes ou se sabem indicar quem vende em BH.
    Obrigada e aguardo o retorno!!

  4. Iara disse:

    Olá! Gostaria de saber as clínicas em São Luís-MA que utilizam o aparelho invisaligh?

    Obrigada.

  5. Raquel disse:

    Boa noite, eu uso aparelhos transparentes a um ano e 4 meses, gostaria de saber o tempo normal que permanecerei com o mesmo, percebi que a parte inferior já está completamente alinhada, havia poucas imperfeições. Qual o tempo normal para remover? Existe aparelho de contenção transparente? Quando é que existe a necessidade de utilizar aparelho de contenção lingual? Quais os remédios indicados para quem usa aparelho?

    • admin disse:

      Muitas perguntas 🙂 Vamos por partes. O tempo de uso do aparelho depende do seu caso, essa estimativa só mesmo o seu dentista poderá dar. Exist aparelho de contenção transparente sim. Não há aparelhos de contenção linguais. Os remédios supomos que se refere a analgésicos, normalmente os que são usados para as dores de cabeça chegam perfeitamente.

  6. Adelaide Mendes disse:

    Eu só de Angola e tenho muitas aberturas nos dentes posso usar aparelho? Estou a preparar uma viagem para o Brasil para uma consulta

  7. Bruno disse:

    Boas, gostaria saber se existe clinicas em portugal com estes aparelhos , obrigado

  8. Rafaela disse:

    Gente eu queria saber se eu precisar aparelho “movél” mais eu quiser usar o fixo bracktes, será que eu posso colocar?

  9. o meu e desse e no momento estou gostando…..

  10. Ola Jefferson Rocha eu gostaria de saber se ficou muito caro pra vc fazer esse tratamento e se esta plaquinha móvel é caro tbm?

  11. zuleide barbosa dos santos disse:

    OLA,

    ESTE É UM COMENTARIO SOBRE OS DENTES
    MEUS,,,,

    JA USEI APARELHO MOVEL, NÃO GOSTEI!
    COMO EU TIVE DE TRABALHAR FORA, TIVE DE PARAR O TRATAMENTO,O MOTIVO ERA A BOCA FICAVA MOSTRANDO OS DENTES PARA FORA E COM VOLUME GRANDE, QUANDO AO FALAR GOSPIA CHUVAS DE SALIVA E TODA VEZ QUE ME ALIMENTAVA TERIA DE TIRAR, AO COLOCAR LAVAR TODAS AS VEZES, AS COLEGAS DE TRABALHO TIRAVA UMA DA MINHA CARA, EU OUVIA CRITICAS, COMO QUE NOJO, QUE HORROR, BONECA DO TERROR, ETC. EU SEI QUE É BULE, MAS NESTA EPOCA NÃO SE FALAVA EM BULE, E COM TUDO ISSO LARGUEI O APARELHO.
    PRECISO MUITO DE UM APARELHO. TENHO DORES NA BOCA TODA POR CAUSA DOS DENTES, COMO MORDIDA CRUZADA, DENTES FORA DO LUGAR, GENGIVA DEFORMADA, DENTES DESGASTADOS, DENTES CANIS COM PONTAS QUEBRADAS, LABIOS AVANTAJADO PARA FRENTE DA A IMPRESSÃO DE QUE TENHO LABIOS ENORMES, DE PERFIL MAIS AINDA FEIO, QD. MASTIGO, SEMPRE MORDO A LINGUA E BUXEXA,O MEU MAXILAR ESTA COM ESTRALOS QD. ABRE MUITO A BOCA E DOR BT, PARA DORMIR DE LADO ENCOSTADO EM ALGO RETO OU ALGO PARECIDO ENCOMODA! UM DOS DENTES ANTES DO CANIL
    ESTA ENTORTANDO, ELE FICAVA MUITO A-
    TRAS DOS OUTROS DENTE, QUANDO A NOITE OU QD. TIRAVA FOTO PARECIA QUE EU ERA BAN GUELA!….

    GOSTARIA MUITO DE TRATAR DESTES DEFEITOS ESTETICOS E DORES,PODE HAVER UM DESLOCAMRNTO DO MAXILAR E FAZER CIRUGIA, NÃO ESTOU A FIM DE FAZER CIRUGIAS, TENHO MUITOS PROBLEMAS DE SAUDE, FIZ VARIAS CIRUGIAS E TENHO MAIS PARA FAZER,PROBLEMAS DE SAUDE, ESTOU A 6 ANOS SEM TRABALHAR COM O PROCESSO CONTRA INSS!

    AGRADECEREI MUITO SE FOR CONPREENSIVO
    O MEU PROBLEMA.
    PARA MAIORES INFORMAÇÕES: 11-58310146

Escreva aqui o seu comentário