AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Arcos do aparelho dentário (tipos e funcionamento)

Existem vários tipos de arcos ortodônticos. de diferentes espessuras, de diferentes composições químicas e até de diferentes formatos, nomeadamente, arcos de formato circular (redondos) e arcos de formato quadrangular (quadrados). Vamos tentar simplificar essa informação, explicando a tipologia de cada arco, e para que servem nos vários momentos do tratamento ortodôntico.


Exemplo da atuação de um arco do início ao fim de um tratamento ortodôntico:

Arco dentário a alinhar os dentes

Arco dentário a alinhar os dentes

Arcos de acordo com força e elasticidade

Quando você começa o tratamento com aparelho ortodôntico, seus dentes são tortos. O arco que se coneta ao seu aparelho deve ser capaz de regressar à sua forma original quando é deformado ou dobrado. A força exercida pelo arco ao regressar à sua forma original é o que move os dentes. Este deve ser flexível e as forças exercidas inicialmente devem ser suaves.

Com os dentes a se endireitarem, o seu ortodontista irá trocar seus arcos por outros mais fortes e que normalmente são menos elásticos. Estes fios mais fortes, mais duros, permitem ao ortodontista ter mais controle sobre os movimentos de cada dente. Muitas vezes, esses fios posteriores têm características que permitem que o ortodontista coloque curvas permanentes no arco, se ele pretender mover os dentes de forma individualizada.

Tamanhos e formatos dos arcos

Exemplos de arcos quadrados e redondos

Exemplos de arcos quadrados e redondos

Quando o seu ortodontista falar sobre o “tamanho” de um arco, ele está se referindo a seção transversal ou à espessura do arco. Considerando arcos feitos de materiais idênticos, quanto menor for a secção transversal, mais elástico e menos rígido o arco será. Os arcos vêm em dois tipos de seções transversais: 1) Redonda e 2) retangular. Fios redondos são obviamente redondos na secção transversal. Fios rectangulares podem ser quadrados ou rectangulares na seção transversal.

Nos estágios iniciais do tratamento, são utilizados os arcos redondos para nivelar e alinhar os dentes. Isto é porque quando se considera arcos feitos de materiais idênticos, arcos redondos são mais elásticos e assim o ortodontista será capaz de exercer movimentos em todos os seus dentes sem o arco saltar fora dos brackets. Se ele usa um arco que é demasiado rígido e tenta amarrar o fio do arco a um dente realmente torto, o fio vai colocar muita pressão sobre o suporte, e o suporte pode romper e danificar o dente.

Depois dos dentes estarem mais alinhados, os ortodontistas geralmente avançar para fios retangulares. Uma vez que o entalhe do suporte de arame é rectangular, um arame rectangular encaixa no suporte como uma mão se encaixa numa luva. No início, o menor fio retangular pode ser como uma pequena mão em uma luva grande. No entanto, até ao final do tratamento, o fio rectangular pode ser mais parecida com a mão grande em uma luva grande. Encaixando perfeitamente no suporte, o fio retangular controla o movimento dentário melhor do que um fio redondo, permitindo fazer retoques mais detalhados no alinhamento dentário.

Tipos de materiais usados nos arcos

Atualmente os arcos são fabricados essencialmente em 3 ligas metálicas distintas:

  • Aço inoxidável
  • Níquel e Titânio
  • Cobre, Níquel e Titânio

Falemos agora das características, vantagens e desvantagens de cada arco.

Aço inoxidável

Características: liga que tem uma força tremenda e tem a capacidade de imprimir/sofrer imensa pressão.
Vantagens:
– quando usados para eliminar espaços entre os dentes, estes arcos permitem que os dentes se movam em simultâneo e de forma “mais” paralela, facilitando o alinhamento dos dentes
– um arco de grande espessura permite mover o dente e a raíz ao mesmo tempo para a posição ideal
– podem ser dobrados para dar um toque pessoal a cada alinhamento, permitem movimentos específicos dos dentes de cada paciente
Desvantagens:
– o aço pode sofrer distorções (por exemplo quando o paciente morde alguma coisa que deforma o arco, ele não desentorta por si só)
– não é muito flexível, sendo por vezes difícil encaixá-lo nos brackets

Níquel e Titânio

Características:
São arcos muito flexíveis mas que não se podem deformar. Esta liga tem “memória”, significa isso que ele quer sempre voltar ao tamanho original em que foi concebida. é normalmente usada no início dos tratamentos.
Vantagens:
– os arcos redondos, podem ser “dobrados”, mas não deformados de forma a poderem ser colocados nos brackets mesmo estando estes desalinhados.
– à medida que o arco tenta voltar ao formato inicial, os dentes são alinhados
Desvantagens:
– estes arcos não podem ser dobrados sem ser aquecidos, nesses casos eles ficam moles demais e não movem os dentes
– estes arcos são “quebradiços”, podem quebrar se forem deformados várias vezes

Cobre, Níquel e Titânio

Características:
São arcos que mudam de configuração de acordo com a temperatura a que são sujeitos. As variações entre o quente e o frio, mudam a sua configuração. Normalmente são usados nas fases iniciais dos tratamentos.
Vantagens:
– arrefecer estes arcos permite que o dentista os deforma de maneira a poder colocar na boca do paciente
– à medida que o arco aquece começa a exercer força, movendo os dentes de maneira a alinhá-los
Desvantagens:
– não podem ser dobrados sem ser aquecidos previamente, tal como os arcos de níquel e titânio
– estes arcos podem quebrar se forem “dobrados” várias vezes

Ainda tem mais alguma dúvida referente a essa questão? Use o formulário em baixo.

Artigo atualizado em 4-03-2013| Arquivo: Perguntas Frequentes| 102 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

102 comentários

  1. duda disse:

    Comecei o tratamento a um mês, o meu dentista ele não colocou o arco em todos os dentes da parte de cima,queria saber se isso é normal.

  2. luciane disse:

    Coloquei o aparelho há 2 meses na parte superior e a dentista disse que não tem como colocar separadores, porque não tenho mais os molares do lado direito superior. Isto pode atrapalhar o tratamento? Meus dentes não sao muito tortos e não sinto pressão nenhuma do aparelho nem quando faço manutenção. Isto é normal ?

    • admin disse:

      Não é estritamente necessário o uso de separadores.
      Também é perfeitamente normal não sentir pressão após as manutenções, isso se os dentes estiverem já quase alinhados.

  3. mariana disse:

    estou usando aparelho fixo ha 4 meses e ele nunca foi apertado, o dentista disse que os aparelhos de hoje em dia nao se apertam mais e que o arco é de um material que alinha o dente sozinho, por isso eu só troco as borrachinhas e o arco. O que ele disse é verdade ?

  4. keylla disse:

    Uso aparelho a mas de 8 anos e acabei de engoli um pedaço desse arco e estou gravida pode afetar em alguma coisa?tenho que procurar algum medico?estou preocupada

  5. Bom, ao caso da gengiva muito amostra, fale com seu dentista sobre a gengivoplastia Ou gengivectomia. Logo seus dentes superiores ficaram maiores ainda você fala com o dentista para desgastar ("lixar") seus dentes da frente SIM!
    O dentista passa o "motorzinho" na face incisal do dente, que é aquela com a qual roemos a unha, (a "borda" do dente, a pontinha). Também podemos desgastar as faces mesiais e distais, que são as laterias direita e esquerda de cada dente (onde passamos o fio dental). Nesse caso, o trabalho é feito em conjunto com dois especialistas: o ortodontista e o especialista em dentística (estética). Esse último é que vai avaliar se, no seu caso, é possível realizar desgastes sem prejudicar os dentes, para que eles não fiquem sensíveis! Depois de efetuado os desgastes, seu sorriso vai ficar lindo com certeza é os inferiores consequentemente vão aparecer!

  6. Pô… Sacanagem contigo… O meu diastema .(tinha entre 8 dentes) fechou em 3 meses… Tô satisfeito com minha dentista. Mas tb eu pesquisei tanto que ela pensou que eu era dentista. Kkk

  7. Luciano disse:

    Eu uso aparelho a 2 anos. Agora troquei de dentista. A minha ex disse que meus dentes estariam juntos no final desse ano, já o novo dentista disse que eu usaria mais dois anos para estar juntos. O que faço? Será que tudo isso é E relação só para comer Dinheiro? Já está me causa do raiva, que só não tiro essa peste pois vai danificar meus dentes é todo.

  8. Letícia disse:

    Uso aparelho há exatamente dois anos, meu dentista só usou um único arco fixo até hoje, nunca trocou fio nenhum, somente borrachinhas.
    isso é normal?

  9. EZEQUIEL FRANCO DE OLIVEIRA disse:

    Estou usando aparelho para corrigir os dentes a 8 meses. Também tenho notado que neste período venho lutando com uma alergia forte, formam visículas na pele, coceiras em várias partes do corpo. coro cabeludo, dentro do nariz, dentro da orelha, nos cotovelos, joelhos e já apareceu até nas regiões íntimas. já fui em vários dermatologístas, e não descobri o problema. resolvi por conta própria tirar o arco de titânio-niquel por um mês. Percebi que a coceira parou e começou a melhorar. agora coloquei o arco só de inox que tem percentual mais baixo de níquel, a coceira começou novamente. será que existe alguma solução, ou vou ter que retirar o aparelho?

  10. Minha dentista falou, que não vou precisar, usar separador e anél. É normal?!

  11. María disse:

    Acabei de por aparelho mas meu dentista não pois o arco. Estou desconfiada dq só os negócinho no dente não concerta nada .

  12. Alexandra disse:

    Coloquei o arco ontem é normal senti tanta dor assim ?
    uma pressão nos dentes mal consigo escova eles ..

  13. Rafajsp disse:

    Olá, coloquei ontem o aparelho mas reparei que o dentista não usou aquele fio único grosso, mas sim usou um fio bem fino entrelaçando os brqkets, tem o mesmo efeito ?

  14. Evelyn disse:

    Oi. Eu uso aparelho e a dentista as vezez coloca um fio emendado no outro em um lado só da boca,justamente onde eu tenho mais espaços entre os dentes.A minha duvida é se colocando esse fio vai fechar os espaços ou atrasa o tratamento. Sera que ela esta me enganando?

  15. Samara disse:

    Tirei meu aparelho fixo, a quatro dias ,fiquei um pouco na dúvida o fio da contenção 9 pois o meu e Grosso vai depender dos dentes de cada um ou n

  16. Paloma disse:

    Oi. Hoje completei um mês com aparelho. Fui fazer manutenção, ela não trocou o fio apenas colocou uns fios pequenos no canino. Porém não estou sentindo pressão, nem dor, nada. Como senti no mês passado. Isso é normal?

Escreva aqui o seu comentário