AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Arcos do aparelho dentário (tipos e funcionamento)

Existem vários tipos de arcos ortodônticos. de diferentes espessuras, de diferentes composições químicas e até de diferentes formatos, nomeadamente, arcos de formato circular (redondos) e arcos de formato quadrangular (quadrados). Vamos tentar simplificar essa informação, explicando a tipologia de cada arco, e para que servem nos vários momentos do tratamento ortodôntico.


Exemplo da atuação de um arco do início ao fim de um tratamento ortodôntico:

Arco dentário a alinhar os dentes

Arco dentário a alinhar os dentes

Arcos de acordo com força e elasticidade

Quando você começa o tratamento com aparelho ortodôntico, seus dentes são tortos. O arco que se coneta ao seu aparelho deve ser capaz de regressar à sua forma original quando é deformado ou dobrado. A força exercida pelo arco ao regressar à sua forma original é o que move os dentes. Este deve ser flexível e as forças exercidas inicialmente devem ser suaves.

Com os dentes a se endireitarem, o seu ortodontista irá trocar seus arcos por outros mais fortes e que normalmente são menos elásticos. Estes fios mais fortes, mais duros, permitem ao ortodontista ter mais controle sobre os movimentos de cada dente. Muitas vezes, esses fios posteriores têm características que permitem que o ortodontista coloque curvas permanentes no arco, se ele pretender mover os dentes de forma individualizada.

Tamanhos e formatos dos arcos

Exemplos de arcos quadrados e redondos

Exemplos de arcos quadrados e redondos

Quando o seu ortodontista falar sobre o “tamanho” de um arco, ele está se referindo a seção transversal ou à espessura do arco. Considerando arcos feitos de materiais idênticos, quanto menor for a secção transversal, mais elástico e menos rígido o arco será. Os arcos vêm em dois tipos de seções transversais: 1) Redonda e 2) retangular. Fios redondos são obviamente redondos na secção transversal. Fios rectangulares podem ser quadrados ou rectangulares na seção transversal.

Nos estágios iniciais do tratamento, são utilizados os arcos redondos para nivelar e alinhar os dentes. Isto é porque quando se considera arcos feitos de materiais idênticos, arcos redondos são mais elásticos e assim o ortodontista será capaz de exercer movimentos em todos os seus dentes sem o arco saltar fora dos brackets. Se ele usa um arco que é demasiado rígido e tenta amarrar o fio do arco a um dente realmente torto, o fio vai colocar muita pressão sobre o suporte, e o suporte pode romper e danificar o dente.

Depois dos dentes estarem mais alinhados, os ortodontistas geralmente avançar para fios retangulares. Uma vez que o entalhe do suporte de arame é rectangular, um arame rectangular encaixa no suporte como uma mão se encaixa numa luva. No início, o menor fio retangular pode ser como uma pequena mão em uma luva grande. No entanto, até ao final do tratamento, o fio rectangular pode ser mais parecida com a mão grande em uma luva grande. Encaixando perfeitamente no suporte, o fio retangular controla o movimento dentário melhor do que um fio redondo, permitindo fazer retoques mais detalhados no alinhamento dentário.

Tipos de materiais usados nos arcos

Atualmente os arcos são fabricados essencialmente em 3 ligas metálicas distintas:

  • Aço inoxidável
  • Níquel e Titânio
  • Cobre, Níquel e Titânio

Falemos agora das características, vantagens e desvantagens de cada arco.

Aço inoxidável

Características: liga que tem uma força tremenda e tem a capacidade de imprimir/sofrer imensa pressão.
Vantagens:
– quando usados para eliminar espaços entre os dentes, estes arcos permitem que os dentes se movam em simultâneo e de forma “mais” paralela, facilitando o alinhamento dos dentes
– um arco de grande espessura permite mover o dente e a raíz ao mesmo tempo para a posição ideal
– podem ser dobrados para dar um toque pessoal a cada alinhamento, permitem movimentos específicos dos dentes de cada paciente
Desvantagens:
– o aço pode sofrer distorções (por exemplo quando o paciente morde alguma coisa que deforma o arco, ele não desentorta por si só)
– não é muito flexível, sendo por vezes difícil encaixá-lo nos brackets

Níquel e Titânio

Características:
São arcos muito flexíveis mas que não se podem deformar. Esta liga tem “memória”, significa isso que ele quer sempre voltar ao tamanho original em que foi concebida. é normalmente usada no início dos tratamentos.
Vantagens:
– os arcos redondos, podem ser “dobrados”, mas não deformados de forma a poderem ser colocados nos brackets mesmo estando estes desalinhados.
– à medida que o arco tenta voltar ao formato inicial, os dentes são alinhados
Desvantagens:
– estes arcos não podem ser dobrados sem ser aquecidos, nesses casos eles ficam moles demais e não movem os dentes
– estes arcos são “quebradiços”, podem quebrar se forem deformados várias vezes

Cobre, Níquel e Titânio

Características:
São arcos que mudam de configuração de acordo com a temperatura a que são sujeitos. As variações entre o quente e o frio, mudam a sua configuração. Normalmente são usados nas fases iniciais dos tratamentos.
Vantagens:
– arrefecer estes arcos permite que o dentista os deforma de maneira a poder colocar na boca do paciente
– à medida que o arco aquece começa a exercer força, movendo os dentes de maneira a alinhá-los
Desvantagens:
– não podem ser dobrados sem ser aquecidos previamente, tal como os arcos de níquel e titânio
– estes arcos podem quebrar se forem “dobrados” várias vezes

Ainda tem mais alguma dúvida referente a essa questão? Use o formulário em baixo.

Artigo atualizado em 4-03-2013| Arquivo: Perguntas Frequentes| 113 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

113 comentários

  1. Rodrigo Neres né disse:

    Boa Tarde!
    Estou usando aparelho a mais ou menos 5 meses e a minha dentista ainda não colocou os anéis e nem os separadores,isso pode fazer com que o tempo do meu tratamento aumente,conseqüentemente pagarei mais mensalidades?

  2. Gisele disse:

    Quero coloca aparelho mais tenho um dente fino sera q consigo coloca????

  3. Izabelly disse:

    Estou usando o fio 16 oh próximo será o 17 depois do 17 será q já mudo pro aparelho móvel ?

  4. wah disse:

    ola, minha dentista tirou meu anel pois estava machucando minha gengiva dps em outra consulta ela colocou apenas o tubo e trocou o fio q estava pelo o de aço e a gominha trançada mas do lado que tem o anel senti muita pressao e meus dentes movimentaram muito e o outro lado nao senti absolutamente nada e por fim desalinhou a arcada de cima, e a de baixo deixou o espacinho de tinha mas um dente mas eles continuam desnivelado com o fio de aço. gostaria de saber se isso é normal.

  5. wahh disse:

    ola, minha dentista tirou meu anel pois estava machucando minha gengiva dps em outra consulta ela colocou apenas o tubo e trocou o fio q estava pelo o de aço e a gominha trançada mas do lado que tem o anel senti muita pressao e meus dentes movimentaram muito e o outro lado nao senti absolutamente nada e por fim desalinhou a arcada de cima, e a de baixo deixou o espacinho de tinha mas um dente mas eles continuam desnivelado com o fio de aço. gostaria de saber se isso é normal.

  6. Vitória Castro disse:

    Muito bom o post <3 parabéns

Escreva aqui o seu comentário