AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário no céu da boca: o expansor palatino

“A dentista do meu filho falou que ele tem de usar um aparelho dentário no céu da boca. Achei estranho. Isso procede?”

Autor: Geraldão – Fortaleza


Acerca dessa pergunta:

Um dos aspectos que mais preocupa os dentistas e que muitas pessoas por vezes ignoram é que cada tratamento ortodôntico é único, pois cada pessoa tem especificidades quer fisionómicas, quer pessoais, muito particulares e que requerem a existência de um vasto repertório de técnicas que viabilizem a colocação do aparelho dentário.

A nossa resposta:

O aparelho dentário que se coloca no céu da boca é comummente designado dessa forma pela maioria das pessoas, mas a sua designação mais técnica é a de disjuntor ou expansor palatino fixo. A menção ao facto de se usar no céu da boca tem a ver com a sua característica mais notória que é a de ficar fixo em dentes opostos da arcada mas sempre “grudado” ao céu da boca.

Será importante referir para que serve esse tipo de aparelho e porque razão algumas pessoas têm de o usar. A necessidade de usar esse tipo de aparelho, tem exactamente a ver com o facto de cada caso ser único, como referimos anteriormente. Assim, algumas pessoas, não têm espaço suficiente para os dentes se moverem durante o tratamento ortodôntico, outras ainda, têm uma configuração da arcada superior que não é a mais adequada. Nesses dois casos em particular, o uso de aparelho no céu da boca é um imperativo, quer seja para criar esse mesmo espaço, ou para dar à arcada um aspecto mais natural.

O expansor palatino fixo serve, como a própria designação indica, para expandir a arcada, empurrando gradualmente dois pares de dentes (ou mais) em lugares opostos da mesma até à posição pretendida. Durante o seu uso, os pacientes podem experienciar algumas dores, em especial no início do tratamento.

Para finalizar, é importante que saiba que no caso de colocar aparelho dentário na idade adulta, a utilização do expansor não é aconselhável, por isso é comum ser recomendado aos pacientes uma pequena cirurgia de modo a que a colocação do aparelho seja viável. Até devemos acrescentar que o expansor palatino deve ser apenas usado por jovens com idade até aos 16 anos, a partir dessa idade pode ser extremamente doloroso colocar esse tipo de aparelho.

Higiene oral para usuários de expansor palatino
Como recebemos muitas solicitações de usuários sobre como higienizar os dentes e a boca em geral, quando se usa o expansor palatino, achamos por bem acrescentar essa informação a esse artigo (embora não seja propriamente relacionado com a questão colocada).
Quem usa o expansor palatino refere frequentemente que é muito complicado higienizar os dentes e que é muito comum ficarem restos de comida “grudados” no aparelho. Ora, uma das estratégias para evitar que os restos de comida se alojem no aparelho e fiquem lá mesmo depois das refeições é beber muita água (mas essa é uma dica para usar durante as refeições).
Como é evidente, se usa este ou outro aparelho dentário deve sempre escovar os dentes após qualquer refeição, nos usuários de expansor palatino, torna-se ainda mais importante fazê-lo, pois a comida que fica presa no expansor provoca mau hálito. Assim, proceda desta forma para higienizar os dentes:

  • escove os dentes após as refeições – sem fazer força excessiva passe a escova no expansor, como que para o limpar também, mas faça-o com cuidado para não se magoar nem deixar a escova presa ao mesmo
  • use fio dentário em todos os dentes, mesmo nos dentes onde o expansor se apoia
  • para finalizar gargareje com enxaguante bucal – é muito importante fazê-lo pois o enxaguante eliminará uma enorme percentagem de bactérias nocivas que se alojam nos seus dentes e em particular no expansor

Uma nota importante, se mesmo depois desse processo você notar que ficou algum resto de comida no expansor, não caia na tentação de “cutucar” o aparelho com objetos estranhos. Além de ser perigoso para você, pois você pode magoar o interior da sua boca ou as gengivas, poderá também danificar ou até deslocar o expansor. Portanto, o melhor mesmo é repetir o processo de higienização até esses restos teimosos saírem.

Ainda tem mais alguma dúvida referente a essa questão? Use o formulário em baixo.

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

1,018 comentários

  1. Thainá Rose disse:

    Olá gente, tenho 22 anos e minha dentista também me disse que tenho que colocar esse aparelho no céu da boca, ok mas a questão é eu trabalho com telemarketing e minha língua é presa com esse aparelho já percebi que minha fala vai ficar pior, será que existe outra maneira de fazer esse tratamento? Ela classificou meu caso como classe 3 não sei o que isso quer dizer, mas alguém pode me ajudar? Obg!

  2. ludmila disse:

    Gente me tiea essa duvida minha filha colocou esse aparelho e nao consegue alimentar por quanto tempo esse aparelho fica dolorido assim??

  3. Luzia brizeno disse:

    Eu coloquei o meu plato está com 4 dias ,socorro não consigo mastigar,nem falar ,estou parecendo aquelas pessoa que teve um AVC, muito ruim pra escovar tudo que como fica entranhado no plato,me dis ai alguem já consegue falar melhor os se alimentar normal,.a dentista disse que vou ter que usar por 7 meses,e normal isto,socorro DOI muito já deu vontade de arrancar foraaaa,,, sou magra imagina como não vou fica ,já tenho e medo de comer,….

  4. Ingrid disse:

    Oi gente….então uso esse aparelho pouco mais de um mes.Hj falo normalmente e tudo voltou ao normal.Foi só uma questão de tempo e paciência!Vale a pena….boa sorte pra vcs rsrs…

  5. Madalena disse:

    Bom dia

    A minha filha vai fazer 6 anos em Fevereiro.
    O médico aconselhou o uso de disjuntor palatino.
    Ela tem mordida aberta e uso da língua entre dentes o que provoca influência ao nível da fala.
    A minha dúvida é se ela será muito pequena para usar este aparelho. Por outro lado questiono se o uso deste aparelho apoiado em dentes que não estão totalmente formados irá afectar o crescimento dos mesmos.

  6. marcia disse:

    qual a media de preço do aparelho do céu da boca
    DISJUNTOR PAPATINO

  7. jocelaine disse:

    oi bom dia,gostaria de saber com quantos dias vou pode falar normalmente e a saliva vai parar de encomodar??

  8. Luci disse:

    Meu filho tem dez anos e acabou de tirar o dele,ficou cinco meses c o aparelho.E agora a dentista disse q ele precisa colocar algo nos dentes da frente para garantir q o osso não volte.Isso pode acontecer?

  9. Pietra disse:

    Alguem sinto que meu expansor esta indo pra tras e normal?

  10. ines disse:

    ola eu tambem preciso de um aparelho para alargar a boca e queria um sitio que seija barato alguem sabe de um sitio??????

Escreva aqui o seu comentário