Aparelho dentário no céu da boca: o expansor palatino

“A dentista do meu filho falou que ele tem de usar um aparelho dentário no céu da boca. Achei estranho. Isso procede?”

Autor: Geraldão – Fortaleza


Acerca dessa pergunta:

Um dos aspectos que mais preocupa os dentistas e que muitas pessoas por vezes ignoram é que cada tratamento ortodôntico é único, pois cada pessoa tem especificidades quer fisionómicas, quer pessoais, muito particulares e que requerem a existência de um vasto repertório de técnicas que viabilizem a colocação do aparelho dentário.

A nossa resposta:

O aparelho dentário que se coloca no céu da boca é comummente designado dessa forma pela maioria das pessoas, mas a sua designação mais técnica é a de disjuntor ou expansor palatino fixo. A menção ao facto de se usar no céu da boca tem a ver com a sua característica mais notória que é a de ficar fixo em dentes opostos da arcada mas sempre “grudado” ao céu da boca.

Será importante referir para que serve esse tipo de aparelho e porque razão algumas pessoas têm de o usar. A necessidade de usar esse tipo de aparelho, tem exactamente a ver com o facto de cada caso ser único, como referimos anteriormente. Assim, algumas pessoas, não têm espaço suficiente para os dentes se moverem durante o tratamento ortodôntico, outras ainda, têm uma configuração da arcada superior que não é a mais adequada. Nesses dois casos em particular, o uso de aparelho no céu da boca é um imperativo, quer seja para criar esse mesmo espaço, ou para dar à arcada um aspecto mais natural.

O expansor palatino fixo serve, como a própria designação indica, para expandir a arcada, empurrando gradualmente dois pares de dentes (ou mais) em lugares opostos da mesma até à posição pretendida. Durante o seu uso, os pacientes podem experienciar algumas dores, em especial no início do tratamento.

Para finalizar, é importante que saiba que no caso de colocar aparelho dentário na idade adulta, a utilização do expansor não é aconselhável, por isso é comum ser recomendado aos pacientes uma pequena cirurgia de modo a que a colocação do aparelho seja viável. Até devemos acrescentar que o expansor palatino deve ser apenas usado por jovens com idade até aos 16 anos, a partir dessa idade pode ser extremamente doloroso colocar esse tipo de aparelho.

Higiene oral para usuários de expansor palatino
Como recebemos muitas solicitações de usuários sobre como higienizar os dentes e a boca em geral, quando se usa o expansor palatino, achamos por bem acrescentar essa informação a esse artigo (embora não seja propriamente relacionado com a questão colocada).
Quem usa o expansor palatino refere frequentemente que é muito complicado higienizar os dentes e que é muito comum ficarem restos de comida “grudados” no aparelho. Ora, uma das estratégias para evitar que os restos de comida se alojem no aparelho e fiquem lá mesmo depois das refeições é beber muita água (mas essa é uma dica para usar durante as refeições).
Como é evidente, se usa este ou outro aparelho dentário deve sempre escovar os dentes após qualquer refeição, nos usuários de expansor palatino, torna-se ainda mais importante fazê-lo, pois a comida que fica presa no expansor provoca mau hálito. Assim, proceda desta forma para higienizar os dentes:

  • escove os dentes após as refeições – sem fazer força excessiva passe a escova no expansor, como que para o limpar também, mas faça-o com cuidado para não se magoar nem deixar a escova presa ao mesmo
  • use fio dentário em todos os dentes, mesmo nos dentes onde o expansor se apoia
  • para finalizar gargareje com enxaguante bucal – é muito importante fazê-lo pois o enxaguante eliminará uma enorme percentagem de bactérias nocivas que se alojam nos seus dentes e em particular no expansor

Uma nota importante, se mesmo depois desse processo você notar que ficou algum resto de comida no expansor, não caia na tentação de “cutucar” o aparelho com objetos estranhos. Além de ser perigoso para você, pois você pode magoar o interior da sua boca ou as gengivas, poderá também danificar ou até deslocar o expansor. Portanto, o melhor mesmo é repetir o processo de higienização até esses restos teimosos saírem.

Ainda tem mais alguma dúvida referente a essa questão? Use o formulário em baixo.

,

1,039 comentários acerca de: “Aparelho dentário no céu da boca: o expansor palatino

  1. O meu filho tá usando a 4 meses já vai fazer cinco e até agora ñ viu diferença. É normal?Ele tem 10 anos.

  2. O médico pede para ficar 3 meses
    Para o osso entender que e para ficar aberto
    Por isso que após o tratamento e necessário ficar esse tempo.
    E normal.

  3. Um lado do expansor palatino da minha filha descolou e a essa de sábado a clínica ja fechou amanhã e domingo e agora? O que faço?

  4. Olá! Tenho 24 anos e coloquei o aparelho a dois dias. Inicialmente não me doía nem me custava a falar. Estou a dar uma volta completa por dia, e agora vista-me bastante a comer porque dói muito (mas só quando como). Quanto tempo mais ou menos deve esperar até conseguir comer sem doer (mesmo comidas moles)? Obrigada

Comentar o artigo