AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Tipos de mordida

 

A identificação dos problemas relacionados com o seu tipo de mordida são especialmente importantes quando pretendemos saber qual afinal o enquadramento no nosso problema. Tendo de antemão nem que seja uma vaga noção do que poderá estar a causar o desalinhamento dentário, o paciente estará muito mais à vontade para discutir com o seu ortodontista as soluções que se poderão apresentar para o seu caso. Continue a ler para saber mais sobre os vários tipos de mordida e verifique se o seu se enquadra nos casos mencionados.

Quais os tipos de mordida que existem?

De seguida, apresentaremos um diagrama ilustrativo de cada tipo de mordida, para que fique muito mais claro o enquadramento dos vários tipos de má oclusão de que os candidatos à colocação de aparelho dentário podem padecer.

Observe a figura:
Tipos de Mordida
Perceba agora mais facilmente quais os tipos de mordida:

  • Apinhamento – vulgarmente referido por apinhamento dentário, este é um problema de fácil compreensão: existem muitos dentes para uma arcada demasiado pequena para os alojar a todos, ou então, ocorre também quando a dimensão dos próprios dentes é desproporcional causando assim que os dentes se “amontoem” uns nos outros.
  • Sobremordida – é caracterizada vulgarmente por dentes muito salientes na arcada superior. Por norma os dentes da arcada superior devem estar de facto mais à frente dos da arcada inferior, mas quando isso acontece de forma exagerada o paciente sofre de sobremordida.
  • Prognatismo – essa pode ser quase que caracterizada como sendo a situação inversa da sobremordida (passe o abuso de linguagem e a comparação). Nesse caso, o paciente tem os dentes da arcada inferior fechando na frente dos dentes da arcada superior. Pode também ser designada de “mordida cruzada anterior”.
  • Mordida cruzada – ocorre de cada vez que se observa que o paciente ao fechar a boca não fica com os dentes da arcada superior ligeiramente mais à frente que os dentes da arcada inferior.
  • Mordida aberta – como a própria designação indica, sucede de cada vez que na oclusão, os dentes da frente geralmente os 4 incisivos (ou até os pré-molares) de ambas as arcadas não estão em contacto entre si, havendo um espaço significativo entre eles.

Tipos de mordida não ilustrados na figura

Para além desses problemas de mordida (oclusão), poderíamos referir também pelo menos mais dois problemas muito comuns: o desvio da linha mediana e o diastema.

  • Desvio da linha mediana – é facilmente caracterizado pelo desvio existente entre o centro da arcada superior e o centro da arcada inferior. Estando desalinhados, o paciente sofre então dessa condição.
  • Diastema – esse é um problema muito comum e consiste na existência de um espaço exagerado entre dois dentes, quer seja pela ausência de dentes, como também por dentes que não preenchem na totalidade a boca.

Como poderá concluir existe uma multiplicidade enorme de problemas de oclusão que poderão ser corrigidos com o uso do aparelho dentário. E para cada tipo de problema o seu ortodontista terá de traçar um plano específico de modo a reposicionar os dentes da forma correta.

Se leu até aqui, poderá também facilmente concluir que mesmo dentes que aparentemente estão alinhados, podem na verdade esconder um problema de mordida que você não tenha conseguido identificar. Logo é importante que você seja visto por um especialista, pois só ele poderá identificar corretamente se você tem um não um problema de oclusão.

Como poderá concluir, mais do que uma solução estética a colocação do aparelho dentário é uma decisão que pode mudar para sempre a sua saúde oral e prevenir que problemas de oclusão se tornem no futuro perturbações mais graves.

E lembre-se, a escolha do tipo de aparelho dentário estará também condicionada ao tipo de problema do qual você sofre e a metodologia que o ortodontista achar mais adequada e eficaz para o solucionar.

Esperamos que tenha com esse artigo ficado bem mais elucidado acerca dos tipos de mordida existentes. Mas, mesmo assim consulte um dentista para que este possa fazer uma identificação mais precisa e avalizada desse mesmo tipo.

Tem alguma questão a colocar acerca dos tipos de mordida? Use o formulário em baixo.

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

470 comentários

  1. leny disse:

    Olá. tive um pre-molar superior direito extraído em um tratamento ortodôntico mal sucedido, o meu problema não foi resolvido e fiquei com desvio mediano na arcada superior. A correção é possível com um novo tratamento ortodôntico?

  2. Luis Gustavo disse:

    tenho mordida aberta acompanhada com a sobremordida,minha estética dentaria é horrível,sofro bullying e por isso tenho “medo” de me relacionar com as pessoas.Sendo assim Dr.eu gostaria que o Sr. pudesse me informar qual tratamento eu tenha que usar e o preço?
    ficarei muito feliz com a sua resposta,abraço

  3. Vinícius disse:

    Minha mordida eh a sobremordida, ja uso aparelho a dois meses, mas ainda ñ uso na parte inferior por causa da mordida, quanto tempo ira levar para colocar a parte inferior e concertar a mordida?

  4. Larissa disse:

    Olá tenho 17 anos , e desde pequena abandonei a chupeta pelo dedo desde então não parei mais de chupar o dedo há uns meses atrás eu tomei a iniciativa de usar aparelho dentário e durante esse período não chupei mais o dedo afinal de contas aquelas cores no aparelho incentivam as pessoas enfim .. mais tive que ficar por um período de 2 meses sem fazer a manutenção e regredi novamente voltando a chupar o dedo meus dentes são desproporcionais no tamanho um do outro e minha arcada dentária é bem torta eu tinha a tal ” mordida aberta ” mais cm a ajuda do aparelho melhorou bastante mais a pergunta que eu gostaria de saber é se existe algum tratamento que eu possa fazer que possa reverter o tamanho desproporcional dos meus dentes ?? Desde já agradeço beijos ..

  5. Depende Diego, se sua mordida cruzada for relacionada ao estreitamento do arco superior que acontece devido a respiração pela boca, o aparelho corrige, pois a função será de expandir sua maxila, mas se for congênito e sua mandíbula for maior que a maxila, só cirurgia ortognática, procure um dentista especializado em bucomaxila e/ou um ortodontista.

  6. Bianca disse:

    Dr tenho a arcada pra frente e um dos meus incisivos centrais n nasceu,hj estou com 20 anos ,ele está atravessado no meu osso no cel da boca ,devido estar amamentando n posso Tomar a anestesia,agr me diz por característica da minha arcada,e por ter lábio godinhos meus dentes de cima n aparecem,eu quero alongar los quero entender se é possível e se posso Alongar eles

  7. Atila Novak disse:

    Tive que colocar quatro próteses fixas nos dentes frontais superiores e agora os inferiores raspam na parte posterior das próteses. Gostaria de saber se é normal acontecer por conta de adaptação a nova oclusão ou as próteses terão que ser refeitas. Peço encarecidamente que me dê uma luz porque esta situação está extremamente desagradável. Não consigo me alimentar direito por conta disso e meu dentista refere que é uma simples questão de adaptação. Aguardo retorno e agradeço antecipadamente pela atenção.

  8. Dartaã Prata disse:

    Uso prótese dentária superior e também tenho mordida cruzada anterior que minha prótese não resolveu. No meu caso é a arcada superior que é um pouco recuada. É possível corrigir com uma nova prótese?

Escreva aqui o seu comentário