AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário de contenção

O aparelho dentário de contenção é um tipo de aparelho que se coloca na fase final do tratamento ortodôntico e que tem como objectivo consolidar os dentes na posição final desejada.


O que é o aparelho dentário de contenção e como funciona?

O aparelho de contenção é um tipo de aparelho dentário que se coloca na dentição na fase final do tratamento ortodontico. Existem vários tipos de aparelhos de contenção que você pode colocar, mas falaremos deles mais à frente, além de lhe mostrarmos imagens do mesmo. Por agora é importante que você saiba que o aparelho dentário de contenção é fundamental para que o seu tratamento ortodontico seja finalizado de forma correta. Nunca em tempo algum o negligencie, caso contrário poderá estar a comprometer todo o tratamento em si.

O aparelho dentário de contenção é colocado na fase final do tratamento ortodontico pois tem como propósito manter os dentes nessa posição consolidando-os de forma a que para o resto da sua vida os dentes nunca mais se desalinhem. Vê agora porque é importante que você não o negligencie? É que se o fizer, a probabilidade dos seus dentes se desalinharem de novo é enorme. E lá se “vai por água abaixo” todo o tempo, dinheiro e esforço despendidos no alinhamento dos seus dentes.

Negligenciar o aparelho de contenção? Como?

Já usamos esse termo anteriormente e estamos certos de que por esta hora já terá colocado a questão: afinal o que querem dizer com isso? O que queremos dizer é simples: você deve usar o aparelho dentário de contenção durante o tempo determinado pelo seu ortodontista e apenas o retirar para fazer a sua limpeza e/ou manutenção.

Há dois tipos de comportamento que são comuns a quem está a terminar o alinhamento dos seus dentes e que compromete todo o tratamento:

  • não usar o aparelho de contenção durante o tempo que o ortodontista determinou – nós entendemos que a sua ansiedade de retirar o aparelho é enorme. E os seus dentes já estão tão bonitos… Não tenha pressa, quanto mais apressado(a) for maior é a probabilidade desses dentes lindos voltarem a ficar feios de novo. Se você não usar o aparelho de contenção pelo tempo que o ortodontista determinar eles voltarão a se desalinhar! Ainda tem vontade de retirar já esse aparelho? Tem a certeza?
  • retirar o aparelho a toda a hora – você vai a uma festa e tira o aparelho, está na escola ou no seu emprego e retira o aparelho, você vai sair e tira o aparelho de novo. Qual acha que será o resultado? Adivinhou? Os seus dentes vão se desalinhar de novo! Conselho: coma, durma, trabalhe, estude, mas sempre com o aparelho de contenção no lugar, apenas o retire para limpar ou fazer a sua manutenção (se necessário).

Tenho mesmo de usar aparelho de contenção e durante quanto tempo?

Tem sim, todo o mundo tem que o fazer e você não será excepção! Este aparelho como já terá percebido é fundamental para consolidar os seus dentes nesse seu novo posicionamento e assim finalizar o tratamento ortodôntico da melhor forma.

Se você o usar durante o tempo determinado pelo ortodontista e se não ficar retirando a toda a hora, a probabilidade desse sorriso lindo ser para toda a vida é enorme.

E que tempo é esse? Por norma, o período mínimo são 6 meses a 1 ano. Tudo dependerá do seu caso específico e da “vontade” que os seus dentes têm em voltar a se desalinhar. Quanto mais esforço tenha sido despendido a alinhar os dentes, maior será o tempo de uso do aparelho dentário de contenção e vice-versa.

Tipos de aparelho de contenção

Por essa hora você já terá percebido que é mesmo muito importante usar aparelho de contenção e o tempo durante o qual terá de o usar, mas como afinal é “essa coisa”? Quais são afinal os tipos de aparelhos de contenção que existem?
Os tipos são os seguintes:

  • aparelhos standard – esse é o tipo de aparelho mais comum: são feitos de uma liga plástica específica e armação metálica. podem ser coloridos na parte interior que fica oculta. Veja a figura 1.
  • aparelhos invisíveis – esse tipo de aparelho se assemelha muito ao Invisalign no seu aspeto. São feitos de um plástico translucido (transparente), são extremamente confortáveis e quase impossíveis de detetar. Atualmente são a escolha mais comum e percebe-se facilmente porquê. Observe a figura 2.

Imagens de aparelhos de contenção


Na figura 1 poderá observar um aparelho de contenção colorido, na figura 2 o aparelho de contenção invisível.

Figura 1: aparelho de contenção metálico

Figura 2: aparelho de contenção invisível

Preço do aparelho de contenção

O aparelho de contenção tem um preço que deve rondar os 500 e os 1000€, ou em Reais, entre $1000 e $2500 aproximadamente. Para mais detalhes e uma comparação dos preços dos vários aparelhos leia o artigo: preços do aparelho dentário.

Para finalizar, esperamos ter sensibilizado os nossos leitores para a importância do aparelho dentário de contenção e desejamos ter esclarecido as dúvidas mais comuns acerca do mesmo. Se no entanto subsistirem dúvidas, não hesite e use o formulário em baixo para as expor.

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

684 comentários

  1. Ana Julia disse:

    Eu já estou no fim do tratamento e a dentista colocou a contenção, mas eu ainda não tirei o aparelho, é normal mesmo?

  2. Agnaldo disse:

    Eu perdi o meu, e vai demorar uns 15 dias pra chegar outro, tem risco dos meus dentes desalinharem durante esse tempo?

Escreva aqui o seu comentário