AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário externo

“Tenho os dentes muito proeminentes e me disseram que tinha de usar um aparelho dentário externo. Estou com medo…”

Autor: Andersson – Fortaleza


Acerca dessa pergunta:

Existem imensos tipos de aparelho dentário, no entanto, é importante que saiba que em muitos consultórios, há já alguns tipos que começam e muito bem a deixar de ser utilizados pelos dentistas, ou por culpa dos avanços técnicos que os dispensam, ou porque simplesmente surgiram soluções bem mais aceitáveis, principalmente em termos estéticos. E esse é o caso com o aparelho externo. Já teve tempos áureos em que todo o mundo o usava, mas, hoje em dia, ninguém deve ser forçado a fazê-lo, perceba porquê no seguimento da resposta a esta dúvida que nos foi colocada.

A nossa resposta:

Acerca desta questão é importante desde já ressalvar que é perfeitamente natural que a utilização do aparelho dentário externo gere resistência e algum preconceito na sua utilização. Compreendemos isso mesmo e aliás, até achamos que ninguém atualmente deve passar pelo embaraço de usar esses aparelhos dentários.

Clique para ampliar

Não sabe o que é o aparelho dentário externo? Então vamos deixar aqui para você que nos lê neste momento uma imagem que é bem elucidativa do tipo de aparelho dentário que foi comummente utilizado principalmente na década de 60 e 70.

Como é fácil de verificar, esse tipo de aparelho é tudo menos atrativo e percebe-se muito facilmente porque ninguém o quer(ia) usar.

As boas notícias é que atualmente existem muitas técnicas e outros aparelhos dentários que dispensam esse tipo de aparelho, sendo que você já não é forçado a usar tal dispositivo. A sua utilização que tinha como principal intenção corrigir o posicionamento dos molares, “puxando-os” para trás, criando assim mais espaço para que todos os outros dentes pudessem ser reposicionados da forma adequada. Outra das utilizações era a necessidade de corrigir a sobremordida (saiba mais sobre os tipos de mordida), como parece ser o caso do leitor que nos enviou essa questão.

Assim, não tenha receio se lhe foi dito que terá de usar aparelho dentário externo. Não só muito provavelmente não terá de o usar como, dificilmente encontra dentistas que o coloquem. Além disso, outras técnicas já podem ser usadas para atingir os mesmos fins que os propostos por esse “velho” aparelho.

Ainda tem mais alguma dúvida referente a essa questão? Use o formulário em baixo.

Crédito da foto: www.pasin.de

Artigo atualizado em 5-02-2013| Arquivo: Perguntas Frequentes| 29 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

29 comentários

  1. aparecida disse:

    Por favor me ajudem tenho um filho de 9 anos , a primeira dentistapediu um rx panorâmica e um modelo de trabalho.
    Uma outra pediu varios documentos e me disse antes mesmo de eu ter apresentado rx ou modelo e outras coisas que meu filho teria que usar ete aparelho exerno, ele já usa óculos desde os 6 anos se tiver que colocar este tipo de aparelho ñ sei como será, me ajudem ñ seio o que fazer acredito que o aparelho removivel ou o fixo possa corrigir o que ela disse que entre ”dentuço”.
    obrigada!

    • admin disse:

      Olá Aparecida

      Neste site fazemos o possível para poder ajudar, mas no seu caso, parece que seria necessária uma análise mais cuidada com acesso a alguns exames. Não conseguiremos garantir que com o aparelho removível o seu filho possa solucionar o seu problema, não temos em que basear a nossa opinião. Achamos no entanto estranho a recomendação de um aparelho externo (quase ninguém usa atualmente) e sendo uma criança tão pequena, isso poderia provocar ainda alguns problemas psicológicos complicados de enfrentar.
      O que podemos aconselhar, para que faça uma escolha adequada ao seu caso, sem ficar pensando se o tratamento resultará ou não, é que consulte mais alguns especialistas e ouça a opinião de cada um e aí escolha a opção que lhe parecer mais acertada.
      Lamentamos, mas isso é o máximo que poderemos aconselhar de forma responsável e desconhecendo na totalidade o caso que refere.

  2. Lígia duarte disse:

    boa tarde, o meu filho tem 9 anos e o dentista diz que ele precisa de dois aparelhos, um para alargar o palato e outro no maxilar de baixo para abrandar o crescimento, esse é um aparelho exterior, ele diz que se ele não quiser ir com ele para a rua que não faz mal, mas tem que o usar o maior tempo possível. São aparelhos muito caros, será que não há outra escolha? tenho medo de estar a fazer errado e de estar a gastar dinheiro desnecessário.

    • admin disse:

      Olá Lígia

      Não temos como contradizer o seu dentista, afinal ele conhecerá o caso do seu filho, nós não. A única coisa que estranhamos é a recomendação de um aparelho externo, que nos dias de hoje é muito raro (haverá outros métodos a aplicar nessa situação).
      De qualquer forma, se tem dúvidas acerca do tratamento, pode sempre pedir uma segunda opinião.

  3. ana caroline barroso disse:

    ola eu so a ana meu dentista falo q vou ter q usar aparelho externo ou vou ter q rancar 6 dentes para nao ter q usar so q se eu rancar os dentes correr o risco d ficar com a boca mucha e agora eu uso ou ranco os dentes me ajuda por favor bjs

    • admin disse:

      Olá Ana

      O habitual é extrair apenas 4 dentes, 2 por arcada. Assim, achamos que deverá questionar o seu dentista sobre a razão para ele ter aconselhado esse procedimento.

  4. Déborah figueira disse:

    beim, eu queria saber pra que serve esse aparelho, se é a mesma coisa que usar aquele aparelho comum (interno),até por que eu sou um pouco, é…
    como eu poderia descrever, é…
    dentes muito proeminentes, e então, eu queria saber, se vale a pena, quanto tempo eu devo usar, essas coisas assim.

    • admin disse:

      Olá Déborah

      Muito poucos dentistas colocam atualmente o aparelho externo, existem outras soluções menos invasivas visualmente.

  5. Andréa disse:

    Olá, meu caso é parecido com o da Aparecida. Meu filho tem 8 anos, usa óculos deste os 7. Ele tem anodontia nos dentes incisivos laterais e os dois incisivos centrais são um pouco proeminentes. Além disto tem um queixo que, segundo a dentista, vai ser protuberante. Ela indicou 3 aparelhos, sendo um fixo na arcada superior e um externo. Mais um móvel na arcada inferior. Disse que no momento vai dispensar o inferior, mas é imprescindível e urgente que use os outro dois para abrir espaço para os dentes incisivos nascerem, já que estão presentes no RX.Estou muito apreensiva e assustada. Nunca vi este tipo de aparelho, principalmente este que vem da cabeça ao queixo. Muito feio. Assustador! Principalmente no caso dele que usa óculos. Estou desesperada! o que faço??? Por favor, me ajudem!!

    • admin disse:

      Olá Andréa

      Desesperada deveria ficar se o caso do seu filho não tivesse resolução. Nesse caso, segundo o seu dentista tem. Apenas terá de utilizar um aparelho que em termos estéticos é desagradável, não vemos que mal possa isso fazer ao seu filho ou a você.
      Siga as recomendações do seu médico, sem dramas desnecessários e sem inventar problemas onde eles não existem.

  6. boa noite, meu filho tem nove anos e sua arcada é bem pra frente, alem de ser respirador bucal. Adentista disse q ele teria duas opções, usar o aparelho externo, ou esperar alguns anos para extrair uns dentes para dar espaço aos outros e colocar o fixo. Fiquei interessada em saber q já existem outras tecnicas q substituem o removível externo, e gostaria q vcs me dissessem quais são, pois não gortaria de expor meu filho a esse constrangimento, pois ele já é retraído, me ajudem , que Deus os abençoe.

    • admin disse:

      Olá Lisandra

      Hoje em dia, como é dito no artigo, quase não se usa o aparelho externo. A solução pode passar por exemplo pelo uso do Damon System (veja as suas vantagens aqui), ou na pior da hipóteses por uma micro-cirurgia.
      Hoje em dia na ortodontia encontramos solução para 99% dos problemas Lisandra, por isso não se preocupe demais. Na nossa opinião, você deveria esperar alguns anos, deixar seu filho chegar aos 12/13 anos e aí sim colocar aparelho dentário. Estamos certos que isso solucionará o desalinhamento de que ele sofre.

  7. Leninha Gomes disse:

    minha filha quando sorri mostra os dentes de baixo

  8. Leninha Gomes disse:

    óla minha filha quando sorri mostra os dentes debaixo , os de cima ficam pra dentro , quero saber ser ela vai ter que usar aparelhos externo.

    • admin disse:

      Olá Leninha

      Hoje em dia quase não se usa esse tipo de aparelho, portanto relaxe que provavelmente não será necessário.

  9. Leninha Gomes disse:

    óla minha filha de 6 anos tem o queixo pra frente e porisso quando ela sorri mostra so os dentes debaixo estou muito preocupada , pois minha sobrinha tinha o mesmo problema e so resolveu com aparelhos externos por favor mim ajude obrigado

    • admin disse:

      Leninha, o melhor será deixar sua filha crescer. Se durante a adolescência esse problema se mantiver, ou coloca aparelho, ou recorre à cirurgia.

  10. Leninha Gomes disse:

    óla minha filha de 6 anos tem o queixo pra frente , pois quando ela sorri mostra so os dentes debaixo e os de cima ficam pra dentro levei em um dentista ele falou que provavelmente ela vai ter que usar a mascara petit fiquei muito preocupada pois essa mascara e orrível , minha sobrinha usou , por favor querido mim ajude serar que não existe outros tipos de aparelhos que subtitua essa mascara petit, obrigado.

    • admin disse:

      Olá Leninha

      Se calhar esse é o melhor método para impedir o crescimento exagerado da mandíbula e evitar que no futuro tenha de fazer uma cirurgia corretiva. Nessas idades não tem grandes efeitos sobre a auto-estima usar esses aparelhos. Pior será deixar crescer a criança com o estigma de ter um queixo desproporcional. Pense nisso.

  11. Adriana Gazzano Correa disse:

    minha filha tem 5 anos e a mordida dela é bem aberta, a levei no dentista e ela me explicou que o maxilar dela está invertido,a maxilar de baixo está se sobressaindo a de cima e ela tbm comentou que somente 8 dentes dela que se tocam os outros 12 não, ela me indicou esse aparelho externo, mas fiquei com dó sem contar que ela está me pedindo um valor muito alto. O que fazer? Existe um outro tipo de tratamento?
    Ela ainda me disse que se não colocar esse aparelho e deixar pra mais tarde somente com cirurgia conseguiria resolver a situação, estou muito preocupada.

    • admin disse:

      Adriana, na nossa opinião deverá seguir as indicações da sua médica. Quanto mais rápido corrigir o problema melhor.

  12. Procura uma outra opiniao né dri!

  13. camila bril disse:

    Olá tudo bem…. Meu filho tem 9anos e esta com a dentição completa mais a mandibular dele não desenvolve só a de cima o dentista fez avaliação nele disse que seria necessário usar o móvel pra puxar a mandibula dele pra frente mas um outro disse que se usar o externo ele já adianta pq ele está com a dentição de um de 12 anos não tem necessidade de usar o móvel … Fiquei muito confusa agora to em dúvida se o esterno vai puxar mesmo o queixo pra frente sem ter que optar por cirurgias no futuro

  14. Bárbara disse:

    Olá, eu estou usando o aparelho externo ha alguns dias e antes dele eu usei o expansor palatino, então meus dentes e frente estão muito separados. Eu gostaria de saber se o aparelho externo demora muito para fazer efeito, e se demora muito para meus dentes se juntarem de novo (Minha mordida é inversa)

  15. erika disse:

    gente mim ajudem meu dentes de cima sao atraz do de baixo o dentista falou q presiço usa aparelho externo

  16. Julia Vidal disse:

    Boa noite,eu vou usar esse aparelho e quero saber se ele é móvel (se pode se retirar em casa e ir para a escola ) ?

  17. aurilene disse:

    porfavor preciso muito botar aparelho gratis meus dentes sao tortos e eu nao tenho condiçao

Escreva aqui o seu comentário