AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário removível

O aparelho dentário removível é especialmente indicado para tratamentos ortodônticos em crianças, não sendo frequente o seu uso em adultos. Também se coloca o aparelho removível em casos de desalinhamento dentário muito ligeiro e que não requer técnicas mais avançadas como no caso dos aparelhos fixos.


Como é um aparelho dentário removível?

Este tipo de aparelho dentário é provavelmente dos mais simples que existem atualmente, para melhor compreensão do que compõe o aparelho removível, observe a figura do lado.
Como poderá verificar esse aparelho dentário, é composto de uma parte acrílica que serve de “encaixe” no céu da boca e uma parte metálica que se posiciona nos dentes.
O aparelho removível pode ser colocado em ambas as arcadas, embora seja muito comum vê-lo apenas no maxilar superior.
As características principais são notórias: é provavelmente o aparelho mais simples e mais barato que se pode encontrar atualmente; tem custos de manutenção muito baixos; é muito confortável sendo muito fácil de retirar e voltar a colocar.

Para quem é recomendado o aparelho removível?

Esse aparelho não foi concebido para poder suportar forças muito elevadas na movimentação dos dentes. Assim, é especialmente recomendado para crianças (cuja dentição definitiva já erupcionou ou não) e para jovens cujo desalinhamento dentário é muito ligeiro.

Não recomendamos o uso de aparelho removível em adultos para os quais será provavelmente mais indicado o aparelho fixo convencional de elásticos, ou por exemplo o aparelho de brackets autoligáveis. Também achamos que não será a melhor opção no caso de você ter um desalinhamento dentário demasiado severo.

E qual o preço desse aparelho?

O aparelho removível como já dissemos é o mais barato que existe de momento. Isso é possível porque tem um formato muito simples, de custos muito baixos, manutenção muito acessível e os materiais utilizados na sua concepção são também dentro de valores abaixo de outro tipo de aparelho dentário.

O preço do aparelho dentário removível situa-se entre os 300 e os 1000€, ou seja, aproximadamente entre $700 e $2000 Reais, só pelo aparelho (para as duas arcadas). A esse valor você deverá acrescentar as manutenções, que em regra têm uma periodicidade parecida com a do aparelho fixo, ou seja, todos os meses e ainda todos os exames prévios.

A conclusão óbvia é que se trata de um aparelho muito acessível quando comparamos os preços dos aparelhos dentários que existem no mercado.

Como é usar o aparelho removível?

Os primeiros dias com esse aparelho não representam uma mudança assim tão grande em relação à ausência de aparelho: a pressão que ele exerce é muito suave e dificilmente causa dor. Pode isso sim provocar uma certa estranheza por você ter algo estranho em sua boca e isso é particularmente perceptível no aparelho superior que fica “colado” ao céu da boca.

A sua fala vai se alterar, pois esse “corpo estranho” não deixará que as palavras sejam pronunciadas da mesma forma. Assim, terá de arranjar estratégias para poder falar o mais corretamente possível. Isso assume especial importância em crianças, pois elas sentem frustração ao falar de forma “esquisita” e esse fenómeno é algo que deve ser monitorizado pelos pais muito de perto.

Então devo escolher o aparelho removível?

A resposta será positiva se você se enquadrar dentro do público alvo referido inicialmente no artigo. Repare que há opções bem mais indicadas para desalinhamentos em jovens e adultos como o aparelho convencional ou o Damon System. Apesar de ser barato esse aparelho tem uma eficácia muito baixa para dentes muito “incertos” ou quando aplicado em adultos.

No caso das crianças será provavelmente a escolha mais indicada e a menos agressiva, no entanto deve estar atento a que ela não passe o tempo retirando o aparelho, ou mesmo manuseando demais podendo danificá-lo. Sem essas precauções porá em causa todo o tratamento ortodôntico.

Ainda tem alguma dúvida acerca do aparelho dentário removível? Use o formulário em baixo.

Artigo atualizado em 2-02-2013| Arquivo: Tipos de aparelhos| 190 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

190 comentários

  1. Eduarda Lacerda disse:

    aparelho movel custa quanto??
    minha filha tem 8 anos e foi indicada a utilizar.

  2. eu fui na dentista e ela disse que primeiro eu vou ter q usar o aparelho removível por 9 meses, e depois vou ter q usar o aparelho fixo por 2 anos e meio…mais pra q realmente eu preciso usar o aparelho removível primeiro?

    • admin disse:

      Olá Liliane, depende do tipo de aparelho removível. Pergunte à sua dentista e volte aqui e aí sim poderemos dar uma opinião melhor.

  3. Yara disse:

    Se eu quebrar meu aparelho móvel qual o preço para tirar um novo?

  4. eu odiei esse aparelho. é muito desconfortável e incomodativo. Minha voz mudou muito e além disso quanto eu ia dormir aquele troço cortava a minha boca e chegava a sangrar. ele é barato mas ele altera a sua aparência para pior durante o tratamento. Felizmente, aos quatro meses de uso ele quebrou e a minha mãe trocou de dentista. felicidades! Mesmo assim pense bem antes de colocar este aparelho.

  5. Oi Liliane. O meu dentista disse que eu precisava usar um ano o móvel e depois 2 anos com o fixo e ele me explicou o por quê. Ele disse que a minha mandíbula (debaixo) estava muito afastada da de cima e disse que eu tinha de utilizar o fixo para deixar ela reta para depois eu colocar o fixo. Aliás eu adorei o seu nome! 🙂

  6. Daelle disse:

    mt legal

  7. Eu uso há 6 mesês, e vi resultados grandes!! e não, não doi e não machuca, o que doi msmo é o fixo que eu uso em baixo corta a boca toda.

  8. Zilda Oliveira disse:

    meu filho de nove engasgou no primeiro dia de uso do aparelho móvel, é normal ou foi erro da dentista

  9. Débora disse:

    Boa tarde, os meus dentes de baixo são normais e todos juntos, mas os de cima são um pouco afastados. queria usar aparelho para os juntar, tenho que usar o fixo ou o removível?

  10. grazieli disse:

    quantos cuvta em reais esse tipo de aparelho

  11. Ana disse:

    Tenho os dentes direitos, e um dente puxado a frente no das frentes que tenho muito complexo este aparelho seria indicado para mim ?

  12. Luan disse:

    Eu estou usando esse aparelho.
    Ele vai me ajudar a linhar o ceu da boca pois forma um v,e os meus dentes?

  13. meu filho usou os dois durante o tempo que foi necessitado pelo dentista. Retirou o fixo depois de 2 anos ficou com os dentes lindos, porem era para voltar usar o movel por mais um tempo, nao usou entortou todos os dentes debaixo. Trabalho perdido e dinheiro jogado fora, porem foi culpa dele que não fez tudo como deveria.

  14. Re disse:

    Boa noite! Minha filha tem 6anos e e tem mordida cruzada. Usa o aparelho móvel. A dentista me falou que vai precisar trocar o aparelho a cada 4meses. Paguei 1.200 no primeiro e vai me cobrar 500,00 a cada 4meses. E 165,00 de manutenção. É necessário está troca e os valores?

Escreva aqui o seu comentário