AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Cuidados com o Aparelho Dentário

Os cuidados com o aparelho dentário, são uma temática que por vezes alguns dentistas se esquecem de mencionar aos seus pacientes. Nalguns casos porque os cuidados em si não têm de ser assim tantos quanto isso, noutros por puro esquecimento. De qualquer forma iremos abordar essa questão, para que os que nos lêem fiquem devidamente esclarecidos.


Cuidados com o aparelho dentário

Como já referimos, os cuidados com o aparelho dentário não têm de ser assim tantos, mas convém que você saiba de que formas pode proteger esse seu investimento de modo a não gastar dinheiro desnecessário em manutenções corretivas. Devemos salientar que uma coisa são os cuidados a ter com o aparelho dentário, outra totalmente diferente, são os cuidados de higiene ou alimentação que você deve ter se usa aparelho. Nesse artigo apenas falaremos dos cuidados com o aparelho em si.

Lista dos cuidados mais básicos

Passemos então a listar de forma mais clara o que você deve e não deve fazer com o seu aparelho:

  • Tenha uma higiene oral mais cuidada – se todo o mundo deve ter uma higiene oral minimamente aceitável de modo a proteger a sua saúde oral, quem usa aparelho deve ter ainda mais cuidados, pois o aparelho dificulta a manutenção de uma higiene normal e até proporciona a acumulação de bactérias e restos de comida que são nocivos para os seus dentes. Assim para mais informações aconselhamos a que faça o download do nosso guia grátis da higiene oral para quem usa aparelho dentário (veja o formulário na coluna ao lado)
  • Não mexa no aparelho – o aparelho é seu e está ali na sua boca e a curiosidade é tão grande em mexer em tudo aquilo. Pare! Resista a essa tentação, não mexa nem nos arcos, brackets e outros dispositivos que tenha agregados aos seus dentes. Se o fizer que seja apenas por indicação do dentista e com a devida “autorização”. O risco de você danificar todo o aparelho, ou até se magoar seriamente é grande, principalmente se você ficar cutucando com objetos afiados como canetas, facas e outros.
  • Tente evitar chocar com o aparelho – pode até parecer estranho, mas as quedas e outros acidentes em que o aparelho pode sair danificado são mais comuns do que muita gente imagina. E aqui o problema principal nem é proteger o aparelho, é você mesmo que deve estar mais protegido(a), pois qualquer choque (imagine por exemplo com uma bola), pode danificar o aparelho, mas de certeza que vai “causar estragos” em você (os brackets têm arestas que num contacto muito acentuado com o interior da sua boca causam ferimentos).
  • Não tente remover o aparelho em casa – infelizmente existe atualmente uma nova tendência: retirar os brackets do aparelho em casa. Os “meninos” se cansam de usar aparelho e vai daí decidem retirar com um alicate. Não faça isso! Saiba que pode muito facilmente quebrar um dente, cortar uma gengiva, ou ferir os lábios. Além disso essa é uma atitude irresponsável que pode comprometer todo o tratamento ortodôntico, uma vez que, além de dever ser o dentista a decidir quando deve acabar o tratamento, depois de retirar o aparelho fixo você tem de usar um aparelho de contenção. Repetimos porque nunca é demais: por motivo algum tente retirar por si mesmo(a) o aparelho!

Os mitos acerca do uso e manutenção do aparelho

Só por curiosidade, apresentaremos nesse artigo mais algumas dúvidas que são autênticos mitos acerca dos cuidados com o aparelho dentário. Repetimos, isso são mitos apenas:

  • “se eu usar aparelho metálico tenho mais probabilidade de apanhar com um raio?” – bom, as probabilidades de você levar com um raio são as mesmas quer você use aparelho ou não. E elas são muito, mas mesmo muito reduzidas. Você ganhar a loteria é bem mais provável.
  • “o aparelho interfere com as ondas electro magnéticas?” – a não ser que você carregue um poste de alta tensão às costas, a probabilidade de você interferir com campos electro magnéticos é nula
  • “o celular pode se estragar com o aparelho” – pode, se você morder o celular, o que não parece que aconteça frequentemente. Portanto relaxe, aparelho dentário e celular funcionam bem na mesma pessoa, mas afastados um do outro.

E aqui fica um breve resumo dos cuidados com o aparelho dentário, o resto é ter senso comum e não fazer nada que não faria se também não tivesse aparelho.

Tem algo a acrescentar? Use o formulário em baixo.

Artigo atualizado em 16-02-2013| Arquivo: Perguntas Frequentes| 156 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

156 comentários

  1. Jéssica disse:

    Faz dois anos que estou usando aparelho fixo, e às vezes acho que um dente de cima está inclinado muito para dentro, estou preocupada achando que pode cair o dente , a minha dentista diz que é para acertar a mordida, mas não sei às vezes desconfio, porque um lado está difernete do outro……

  2. Eu engolie o arame do aparelho quais os riscos. ?

  3. Eloisa disse:

    Oii coloquei o aparelho e está com 72 horas e mantido relação com meu esposo faz mal os meu dentes doi porque tem 2 dias e meio que pos

Escreva aqui o seu comentário