AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário de contenção

O aparelho dentário de contenção é um tipo de aparelho que se coloca na fase final do tratamento ortodôntico e que tem como objectivo consolidar os dentes na posição final desejada.


O que é o aparelho dentário de contenção e como funciona?

O aparelho de contenção é um tipo de aparelho dentário que se coloca na dentição na fase final do tratamento ortodontico. Existem vários tipos de aparelhos de contenção que você pode colocar, mas falaremos deles mais à frente, além de lhe mostrarmos imagens do mesmo. Por agora é importante que você saiba que o aparelho dentário de contenção é fundamental para que o seu tratamento ortodontico seja finalizado de forma correta. Nunca em tempo algum o negligencie, caso contrário poderá estar a comprometer todo o tratamento em si.

O aparelho dentário de contenção é colocado na fase final do tratamento ortodontico pois tem como propósito manter os dentes nessa posição consolidando-os de forma a que para o resto da sua vida os dentes nunca mais se desalinhem. Vê agora porque é importante que você não o negligencie? É que se o fizer, a probabilidade dos seus dentes se desalinharem de novo é enorme. E lá se “vai por água abaixo” todo o tempo, dinheiro e esforço despendidos no alinhamento dos seus dentes.

Negligenciar o aparelho de contenção? Como?

Já usamos esse termo anteriormente e estamos certos de que por esta hora já terá colocado a questão: afinal o que querem dizer com isso? O que queremos dizer é simples: você deve usar o aparelho dentário de contenção durante o tempo determinado pelo seu ortodontista e apenas o retirar para fazer a sua limpeza e/ou manutenção.

Há dois tipos de comportamento que são comuns a quem está a terminar o alinhamento dos seus dentes e que compromete todo o tratamento:

  • não usar o aparelho de contenção durante o tempo que o ortodontista determinou – nós entendemos que a sua ansiedade de retirar o aparelho é enorme. E os seus dentes já estão tão bonitos… Não tenha pressa, quanto mais apressado(a) for maior é a probabilidade desses dentes lindos voltarem a ficar feios de novo. Se você não usar o aparelho de contenção pelo tempo que o ortodontista determinar eles voltarão a se desalinhar! Ainda tem vontade de retirar já esse aparelho? Tem a certeza?
  • retirar o aparelho a toda a hora – você vai a uma festa e tira o aparelho, está na escola ou no seu emprego e retira o aparelho, você vai sair e tira o aparelho de novo. Qual acha que será o resultado? Adivinhou? Os seus dentes vão se desalinhar de novo! Conselho: coma, durma, trabalhe, estude, mas sempre com o aparelho de contenção no lugar, apenas o retire para limpar ou fazer a sua manutenção (se necessário).

Tenho mesmo de usar aparelho de contenção e durante quanto tempo?

Tem sim, todo o mundo tem que o fazer e você não será excepção! Este aparelho como já terá percebido é fundamental para consolidar os seus dentes nesse seu novo posicionamento e assim finalizar o tratamento ortodôntico da melhor forma.

Se você o usar durante o tempo determinado pelo ortodontista e se não ficar retirando a toda a hora, a probabilidade desse sorriso lindo ser para toda a vida é enorme.

E que tempo é esse? Por norma, o período mínimo são 6 meses a 1 ano. Tudo dependerá do seu caso específico e da “vontade” que os seus dentes têm em voltar a se desalinhar. Quanto mais esforço tenha sido despendido a alinhar os dentes, maior será o tempo de uso do aparelho dentário de contenção e vice-versa.

Tipos de aparelho de contenção

Por essa hora você já terá percebido que é mesmo muito importante usar aparelho de contenção e o tempo durante o qual terá de o usar, mas como afinal é “essa coisa”? Quais são afinal os tipos de aparelhos de contenção que existem?
Os tipos são os seguintes:

  • aparelhos standard – esse é o tipo de aparelho mais comum: são feitos de uma liga plástica específica e armação metálica. podem ser coloridos na parte interior que fica oculta. Veja a figura 1.
  • aparelhos invisíveis – esse tipo de aparelho se assemelha muito ao Invisalign no seu aspeto. São feitos de um plástico translucido (transparente), são extremamente confortáveis e quase impossíveis de detetar. Atualmente são a escolha mais comum e percebe-se facilmente porquê. Observe a figura 2.

Imagens de aparelhos de contenção


Na figura 1 poderá observar um aparelho de contenção colorido, na figura 2 o aparelho de contenção invisível.

Figura 1: aparelho de contenção metálico

Figura 2: aparelho de contenção invisível

Preço do aparelho de contenção

O aparelho de contenção tem um preço que deve rondar os 500 e os 1000€, ou em Reais, entre $1000 e $2500 aproximadamente. Para mais detalhes e uma comparação dos preços dos vários aparelhos leia o artigo: preços do aparelho dentário.

Para finalizar, esperamos ter sensibilizado os nossos leitores para a importância do aparelho dentário de contenção e desejamos ter esclarecido as dúvidas mais comuns acerca do mesmo. Se no entanto subsistirem dúvidas, não hesite e use o formulário em baixo para as expor.

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

686 comentários

  1. Mariana disse:

    Eu tirei ontem dia 12/09,eu paguei 400 nas duas contençoes,em cima e embaixo,porq o meu embaixo n é um fio,e eu achei bem melhor ser removivel,porq o fio pode quebrar 🙂 amei o resultado,achei q ia ficar decepcionada,mas n,ameii!!!!

  2. sheyla lima disse:

    Eu vou usar a contençao… Chegou hoje na dentista, mas não deu pra mim ir colocar ele.. Segunda vou lá, pq não posso fjcar muito tempo sem ele!!! Gostei das explicacoes, só vou tirar o meu pra comer (pra nao quebrar), depois de comer vou fazer a limpesa e por de novo…. Bjosss

  3. Luciana Canal disse:

    Que absurdo 1000 euros por um aparelho, um abuso , tem que justificar esse valor tão alto!

    • Teresa disse:

      kkkkk fora da realidade esse preço. O meu é absolutamente igual ao da foto 1 e paguei 150,00

  4. Thiago disse:

    O meu aparelho de contençao fica torto na minha boca,isso é normal?

  5. Neres Danicat disse:

    Pensar que vou ter que ficar com esse aparelho de contenção por 1 ano. Meu Deus é muito tormento!!

  6. Elionete almeida disse:

    Usei aparelho durante 5 anos e depois a dentista me recomendou usar a contençao por 2 anos já fazem 7 meses que uso mais como muitas veses esquecia de colocar meus dentes separaram um poyco e agora oque devo fazer?

  7. danielle miquely disse:

    Quebrei meu aparelho móvel iii agora ,ele rachou ao meu no plástico mais o ferro não quebrou,o que que eu faço

  8. fernanda disse:

    Faço meu tratamento ortodontico no SESI e pagei pelo aparelho móvel superior R$ 85,00

  9. o meu fica caindo dereto

  10. andreia disse:

    coloquei a contençao fixa.
    nossa a dor que estou sentindo nos meus dentes é insuportável..será que é normal?já pensei em voltar na dentista novamente minha língua ta machado afff é horrível

  11. Marlene Moura disse:

    eu tenho o aparelho da figura 1 no entanto nao me dou bem preferia o da figura 2 mas nao sei se fica caro e se posso mudar. o que fazer?

  12. Lara disse:

    Há 3 semanas eu retirei o meu aparelho fixo e passei a usar um móvel. Uso com frequência, tiro para comer e escovar os dentes, durmo todos os dias com ele, algumas vezes tiro para ir em algum evento mas desde então não fiquei mais do que 4 horas sem usar. Estou sentindo muitas dores do lado esquerdo no céu da boca e, consequentemente, muitas dores de cabeça. O que pode ser? Movimentação dos dentes?

  13. Eu também sinto dores nos dentes 🙁

  14. juliane disse:

    Olá, tirei meu aparelho fixo há algum tempo. Meu dentista recomendou q eu utilizasse a contenção 1 mês, retirando apenas para comer. E após o primeiro mês eu utilizasse todas as noites para dormir… Meus dentes doem muito quando uso, até hoje. Não consigo usar a noite toda porque dói muito. É normal?

  15. Isabela disse:

    Ola,
    Eu uso contençao inferior ha 4 meses e a cola de um dos dentes do meio saiu ha alguns dias, as extremidades (caninos) continuam comncola sustentando a contençao bem como os outros dentes, apenas um perdeu. Meus dentes vao se mover por isso?
    Obrigada

  16. Patrick Lopes disse:

    A minha contenção de baixo não é móvel e é fixa com algum tipo de cola, porém quebra/descola frequentemente e meu dentista acha q é negligencia minha, mas não da, descola ate eu comendo um simples arroz com feijão, e ele agr falou q vai cobrar é normal descolar assim sempre?

  17. Amanda Coltro disse:

    quanto vocês pagaram?

  18. Uso o metálico mas é ruim pra falar,faz 16 dias mas continuo com dificuldade pra me adaptar,salivo muito,e quando falo a parte oculta se move,não cai mais se mexe,a dentista já apertou 2x e em uma dessas estalou e voltou a se mexer

  19. Rafael disse:

    Oi, eu tirei o aparelho fixo à algumas semanas, estou usando o aparelho de contensão transparente. Eu posso comer com ele?

  20. Aline disse:

    Olá.Eu usei aparelho fixo por quase tres anos. Usei as contenções corretamente e uso aquela contenção inferior até hoje ( um fio fino) o problema é que NUNCA tive diastema e meus dentes de baixo estão se separando COM a contenção devidamente colada neles. O que está acontecendo? Usei aparelho para corrigir mordida cruzada e agora meus dentes estão horríveis

Escreva aqui o seu comentário