AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário Damon System (brackets auto-ligantes)

Os aparelhos dentários do tipo Damon System (designação do inventor do sistema ortodôntico) consiste simplesmente de um aparelho dentário fixo em que os brackets funcionam sem elásticos, daí a designação de auto-ligantes (pois ligam-se ao “fio” sem elásticos, explicação abaixo). Não deixe de ver o vídeo explicativo!

São de momento uma autêntica revolução na ortodontia. Porquê? São muito mais eficazes que os aparelhos fixos convencionais. Leia este artigo e perceberá porque deve esquecer os aparelhos de elásticos convencionais.

O que é um aparelho dentário do tipo Damon system

Observe a figura seguinte e ficará já com uma ideia de algumas das diferenças entre estes dois tipos de aparelhos dentários:

aparelho-dentario-Damon-Systembrackets-damon-system

 

Como se vê pela figura, o aparelho dentário do tipo Damon System usa um método diferente para “prender” o fio. Enquanto que o aparelho convencional faz uso dos elásticos, o Damon System não, os brackets são auto-ligantes, isto é, o fio é preso aos brackets através de uma “portinhola” pré-existente em cada bracket.

Você nem imagina a diferença que isso faz! Mais adiante veremos o porquê desta pequena inovação e as suas enormes vantagens.

Para além disso o “fio” é totalmente distinto. Neste aparelho o fio tem memoria. É fácil de perceber, o fio quando fica à temperatura da sua boca toma o formato que o seu ortodontista pré-determinar no sentido de alinhar os seus dentes. Isto permite um alinhamento mais controlado e rápido. Inovador certo?!

Ou seja, trata-se de um aparelho dentário que a única semelhança que tem com o convencional é o facto de ser um aparelho fixo. Tudo o resto é diferente.

5 Razões para colocar um aparelho de brackets auto-ligantes

As principais vantagens são (prepare-se para ficar surpreendido):

  • aparelho 50% mais rápido, sendo que a média de uso é de 18 meses
  • provoca menos dor e desconforto no seu uso e habituação
  • muito menor manutenção, pode em alguns casos fazer ajustes de 3 em 3 meses
  • 80% dos casos não implicam extração de dentes
  • deixa de ter de usar expansores (para alargar maxilas)
  • existe também com brackets transparentes

Mas porque é que nunca ouvi falar deste aparelho?

Simples a tecnologia é recente e são poucos os dentistas habilitados a colocar este tipo de aparelho. É que tanto a colocação, como manutenção e até manuseamento são totalmente diferentes dos aparelhos convencionais.

Consideramos que qualquer clínica dentária de prestígio terá já ao seu dispor este tipo de aparelho. Porque? São muito mais eficazes. Já parou para pensar há quanto tempo existem os aparelhos fixos de elásticos? Tempo demais! Os aparelhos dentários de brackets auto-ligantes são a evolução natural na área da Ortodontia corretiva.

Estamos certos que este tipo de aparelho irá gradualmente fazer desaparecer o “antigo”. Afinal quem não gostaria de ter uma dentição perfeita em menos tempo e com menos dor?

Vídeo e explicação de como funciona o aparelho Damon System


Como se trata de tecnologia recente, é natural que o preço seja ligeiramente superior, mas não se assuste, talvez note um acréscimo de 10 a 20% no preço do aparelho. Mais detalhes sobre preços de aparelhos dentários aqui.

Sabe porque é mais rápido o tratamento com este aparelho? É que os brackets com elásticos provocam maior atrito no movimento do bracket, assim com brackets auto-ligantes a dentição sendo sujeita à mesma força move-se mais rápido pois o atrito é quase nulo. Daí que o tempo se reduza para metade. Regra geral seu ortodontista irá até aplicar menos força, pois os dentes se moverão com facilidade e não há necessidade de apressar o tratamento, senão poderá incorrer em alguns problemas graves como periodontite.

Mais, como o fio é “pré-programado” a sua maxila irá ter um formato muito mais natural. Dispensa-se assim o uso de expansores. Além disso, a manutenção diminuirá drasticamente. Se com o aparelho fixo convencional poderá ter de ir de mês a mês ao dentista, com este aparelho poderá bastar uma ida cada 3 meses!

Coloque um aparelho de brackets auto-ligantes

Como já deve ter reparado, o nosso entusiasmo por este tipo de aparelho é enorme. Afinal é a mais recente revolução na Ortodontia que permite tratamentos mais eficazes e em menos tempo.

Pensamos tratar-se da opção mais correcta actualmente, uma vez que o seu custo não é tão elevado quanto isso e além disso permite-lhe obter uma dentição muito mais natural do que com qualquer outro tipo de aparelho fixo.

Quer mais detalhes acerca do aparelho, visite também a página do fabricante: Damon System (site em inglês).

Saiba os dentistas que colocam esse aparelho na sua área:

  • No Brasil telefone para: (11) 4777 0170
  • Em Portugal telefone para: (+351) 213 156 309

Fonte: Ormco

Artigo atualizado em 27-02-2013| Arquivo: Aparelho dentario Damon System| 798 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

798 comentários

  1. Sarah Bern disse:

    Tainã Almeida queria saber por quanto tempo você usou o aparelho?

  2. Geanne Nunes Doria disse:

    Danni, Por gentileza, como faço pra ter acesso ao contato da clinica que vc faz seu tratamento?

  3. Juliana Alves disse:

    Andressa, vc é de qual estado? Estou analisando colocar pela Euro Orto mas nao conheço o trabalho deles. Vc está satisfeita?

  4. Vanessa disse:

    Olá, gostaria de saber se existe diferença Entre o Damon System autoligantes para o Crystal 3D ou se muda somente a ” marca”? quanto a brackets metálicos ou transparentes visto que sou fumante qual seria o mais indicado? Estou com medo de por transparente e ficar amarelado devido ao cigarro!
    Se alguém que usa puder me passar e-mail para eu poder entrar em contato, trocar informações ficarei muito grata.
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

    • admin disse:

      Vanessa, a qualidade do Damon é incrível. Os brackets são muito resistentes (não quebram com facilidade), não oxidam como algumas marcas, não se deformam, globalmente são perfeitos. Isso não quer dizer que outras marcas não possam ser boas, a que refere desconhecemos.

      Sendo fumante aconselho que não coloque aparelho estético, vai manchar sim e depois fica muito pior que se usasse aparelho metálico.

  5. Willian disse:

    Olá,
    Vou colocar aparelho no dia 25. Alguma recomendação? O dentista tem de colocar algo antes de montar o aparelho? E ele coloca as duas arcadas de uma vez ou uma por vez?
    Agradeço desde já 🙂

    • admin disse:

      Pode colocar as duas de uma só vez, ou uma de cada vez, depende de cada caso e até da forma de trabalhar de cada dentista.

  6. Jessica disse:

    Olá, coloquei o aparelho crystal 3d da Euro orto e gostaria de saber qual a diferença entre o que eu uso pro da Damon System…e qual dos dois é melhor? disseram que não doi mas o meu ta doendo demais..será que é porque ainda to nos primeiros dias?
    Aguardo Resposta
    Obrigada

    • admin disse:

      Jessica, podemos apenas falar do Damon que é o líder de mercado. As diferenças normalmente têm a ver durabilidade dos brackets, facilidade com que se manuseam, os raros casos de descolamentos de brackets… Isso é o Damon que é quem vende mais, agora o modelo que falou, acho que nunca tínhamos ouvido falar, o que por si só não é muito abonatório.

  7. Humberto disse:

    Qual é o valor do aparelho?

  8. Dói menos que o convencional? Eu tenho um transparente, mas os brakets são muito desconfortáveis, machucam a boca. Esse é mais, digamos, liso?

  9. Elisana disse:

    Por favor nao consigo encontrar no rio de janeiro uma clinica que trabalhe com esse aparelho, podem me enviar o tel de algumas obrigada

  10. Tainã Almeida e a manutenção, quanto está custando?

  11. Alison disse:

    Podem me informar lugares que trabalhem com o Damon System, nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói?

  12. Van Pssin O quê? vc pagou R$ 13.500,00 pelo aparelho? Meu deus…….. chama a polícia este dentista está assaltando vc meu chuchu, eu coloquei este aparelho faz uma semana e o meu dentista cobrou R$ 3.000,00 parcelados em 6x, e naum tenho mais nenhum gasto, pq não existe custo com manutenção. Venha colocar aqui em Curitiba porque é mais barato.

  13. henrique disse:

    Olá,gostaria de saber se o Damon System tem opção de cores.

  14. Paulo Rafael disse:

    Eu uso esse tipo de aparelho, ele é otimo. Pois uso para corrigir os dentes para uma cirurgia (fratura na face) devido a um acidente.

  15. Monica Vieira disse:

    Preciso de dentista habilitado na técnica no rj, preferencialmente próximo ao bairro de Campo Grande. Grata.

  16. Bianca Godoi Oliveira disse:

    Bom dia

    Uso aparelho a 4 anos, porém não sinto que preciso ficar tanto tempo assim, dependendo do caso é necessário tudo isso?

    Obrigado

  17. Josenilton Barbosa disse:

    Ola, preciso de um profissional que atue em curitiba e/ou regiao metropolitana…obrigado

  18. Preciso de Dentista habilitado em Campinas SP

  19. Henrique Reis disse:

    Uso alto-ligantes a dois meses e mudou mto…e ótimo
    Recomendo, n doe em 80% dos casos n precisa extração
    . o maximo tempo de uso e 18 meses nesse período
    Concerteza o daymon syster ira deixa seu sorriso perfeito

  20. kawana disse:

    Ele somente é na cor prata?

Escreva aqui o seu comentário