Aparelho dentário: tempo de uso

O tempo que decorre desde o início do tratamento ortodôntico até ao seu término é uma das grandes preocupações da maioria das pessoas que pretendem colocar aparelho dentário. As motivações para essa preocupação são simples: ninguém quer passar demasiado tempo com um “sorriso metálico” e por outro lado pretendem que o tratamento ortodôntico seja o mais rápido possível.


Afinal durante quanto tempo irei ter um “sorriso metálico”?

Antes de poder dar uma resposta a essa questão, importa referir alguns aspetos importantes quando se faz uma avaliação acerca do tempo de uso do aparelho dentário. O primeiro que devemos referir tem a ver com a singularidade que cada caso representa para o Ortodontista. Em termos simples, cada caso é um caso e lá porque a maioria das pessoas fica “x meses” com o aparelho, não quer dizer que o seu caso em particular também vá cair dentro dessa média. Pode haver condicionantes pessoais que atrasem o tratamento, ou por outro lado, podem existir fatores que facilitem todo o processo e você demore menos que o tempo estimado.

Assim, em primeiro lugar, você deve reter que os tempos médios que lhe indicarem, são apenas uma referência temporal e não um valor exato.

Uma segunda nota acerca do tempo decorrido durante o tratamento ortodôntico: esse é um processo lento e demorado. Entenda que não tem como apressar o alinhamento dentário, aliás se isso fosse possível, o mais certo seria você poder vir a sofrer de problemas sérios pela aceleração de um processo que deve ser progressivo.

Desse modo, mesmo entendendo a sua ansiedade de querer retirar o aparelho logo que possível, perceba que as alterações da morfologia dos seus dentes e a progressão do tratamento ortodôntico serão lentos. Seja paciente pois a recompensa é um sorriso maravilhoso e uma saúde dentária melhorada (o correto alinhamento dentário facilita a higienação e melhora a oclusão, evitando-se assim inúmeros problemas de saúde bucal).

Finalmente uma estimativa do tempo médio de uso do aparelho dentário

Feitas estas notas prévias falemos então do tempo de uso do aparelho dentário. Para facilitar a compreensão do mesmo, iremos colocar o que são considerados os tempos médios de uso do aparelho para dois tipos diferentes:

Para saber a razão dessas diferenças no tempo de utilização do aparelho nestes dois aparelho, leia o artigo sobre o Damon System e perceberá facilmente o porquê desse demorar cerca de metade do tempo do aparelho convencional.

Perante isto, agora depende de você e do seu ortodontista, avaliar o que melhor se enquadra às suas necessidades e escolher o aparelho dentário adequado.

Tem mais alguma dúvida referente ao tempo médio de utilização do aparelho? Use o formulário em baixo.

654 comentários acerca de: “Aparelho dentário: tempo de uso

  1. Tenho uma amiga que usou o fixo por 4 anos e a tal da contenção por 2 anos. Isso me dá desespero só de saber….Meu Deus…Eu vou morrer com esse treim…

  2. Boa tarde

    uso aparelho a 4 anos e 4meses desconfiei e procurei outra opiniao de outrro dentista ele me falou q meu caso era simples e passei muito tempo usando e que aparentava esta na fase inicial do aparelho fiquei furiosa ao saber q o outro dentista me enrolou durante tanto tempo ou seja dinheiro jogado no lixo estou na duvida se faco um novo tratamento c o outro dentista ou coloque o movel com o que eu estava o que seria mais viavel fazer?

    1. Olá Amanda

      Se não está satisfeita com o seu atual dentista, e se demonstra toda essa falta de confiança nele e no seu trabalho, provavelmente o melhor será mudar de dentista.

  3. Tenho 35 anos e uso aparelho há 7 meses. Mês que vem, já tiro… o tratamento foi relâmpago.
    Gostaria de saber se é comum as pessoas “limarem” os dentes para deixar tudo retinho. Meus dentes estão alinhadíssimos, mas tenho “pontas” que não vejo nos comerciais de pasta de dente que vemos por aí! Isso é um procedimento seguro (ou sem contra-indicações)?

  4. Boa tarde. Eu uso aparelho entre 5 e 6 anos..não me lembro direito o tempo de uso. Nesse periodo, tirando um ano que fiquei sem ir ao dentista, usei 5 anos digamos.
    Tinha os dentes superiores todos muito mais pra frente que os inferiores. Tive que tirar 2 dentes de cima, e o buraco da direita fechou inteiro, e o da esquerda tem bem mas beem poquinho. Eu não aguento mais usar aparelho, e queria tirá-lo. Se eu tirar com esse buraquinho minimo será q ela tira pra mim? e não vai voltar depois?
    E eu não sei se meus dentes já estão certo, tenho a impressão que ele não vai voltar mais pra trás q isso pq faz meses que não vejo diferença..e vou no dentista todo mês! Ela coloca borrachinhas entre os dentes, eu uso diariamente, o maior tempo q eu posso. E não vejo diferença mais… não sei qual é a altura certa q meus dentes de cima devem estar pra eu poder tirar o aparelho..como sei isso? tenho medo de pedir pra tirar e pagar um mico! Obrigada, beijos…

    1. Olá Julia

      O dentista só retirará o aparelho quando achar que é a altura certa, mas em todo o caso você pode sempre pedir para retirar o mesmo. A resposta do dentista geralmente é negativa se o tratamento estiver incompleto.

  5. Olá!

    Estou com ódio mortal de ortodentista!(risos de choro)

    Estou com meu aparelho a quase 5 anos. A minha dentista disse que iria tirar em outubro e agora só vai tirar em dezembro. E durante um ano tá essa novela. Acho que tem ortodentista aproveitador que no fundo sabe que os dentes estão ótimos e quer só ficar com a grana mensal.

    Vou consultar outro orto para uma segunda opinião.

    Abs!!!

    1. Olá Vera

      Não vamos esconder, na ortodontia, como em toda a profissão existem bons e maus profissionais.
      Desejamos tudo de bom para você. 🙂

  6. Ola, fiquei com aparelho somente a 1 ano, vejo que os meus dentes ficaram bem alinhados, vou usuar o móvel por um periodo. Porém tenho medo que voltem ao que era antes. fica essa duvida ??sera que embreve o mesmo problema vai me prejudicar??? Porém ja mudei 2 vezes de clinica e isso torna cansativo… sabemos que a ortodontia deve ser encarrada com seriedade. Obrigada!

    1. Olá Jéssica

      Se usar a contenção pelo período de tempo recomendado, não deverá ter problema algum.

      1. Boa tarde

        Uso o aparelho Damon faz 1 ano e meio. O meu problema era mordida cruzada e ausência de 1 dente nos fundos. Hoje ainda tenho o problema da mordida e meus dentes estão todos bagunçados (espaçados) os da frente tem quase meio cent. de distância um do outro… gostaria de saber se este procedimento é correto, se é normal estes espaços nos dentes, ou se meu dentista deveria ter corrigido isso…Mais uma coisa, quebrei duas peças nos dentes dos fundos e meu dentista disse que não precisa repor, disse que os dentes do fundo já estão certos. Isto é correto? para o tratamento dar certo não é necessário que todos os dentes estejam interligados pelo aparelho?? Obrigada

        1. Olá Daniele

          Com esse tempo de uso era suposto o Damon ter produzido já resultados bem melhores. O facto dos dentes estarem como disse “bagunçados e separados”, é na nossa opinião razão suficiente para ter uma conversa bem séria com o seu dentista e pedir para ele uma explicação acerca do estado do seu tratamento. Isso não era suposto estar acontecendo, a não ser que o seu caso pressuponha complicações muito acentuadas.

  7. Oi, estou com o aparelho fixo a quase sete anos, isso é normal…as vezes penso que o meu dentista está me enrrolando, fora que quando ele entra em ferias, preciso pagar igual a manutenção do mês,e não fui atendida, estou em busca dos meus direitos, acredito que isso não está correto. Obrigada!!!

    1. Olá Bárbara

      7 anos com aparelho dentário não e nada normal. Além disso pagar a manutenção sem fazer nada, também é algo incompreensível.
      O paciente é um consumidor e como tal deve ser respeitado por todos os profissionais. Nesse caso não parece que isso esteja acontecendo.

  8. Oi, uso aparelho fixo por cerca de 7 meses,tinha somente 2 dentes tortos que ficavam na parte inferior da boca, hoje eles estao normais(perfeitos)será que vai demorar muito para mim retirar o aparelho? Lembrando que no inicio do meu tratamento, o meu dentista falou que eu teria de usar aparelho fixo por 3 anos. Sera mesmo necessario?

    1. Olá Samara

      O melhor será perguntar ao dentista se ele acha que o tratamento está perto do fim ou não. Se visualmente tem a sensação de que os dentes estão jáalinhados, provavelmente não será necessário usá-lo muito mais tempo, mas nessas coisas a opinião do seu dentista é que vale.

  9. Eu uso aparelho fixo ja faz 2 anos e alguns meses, mas eu vou continuar usando por causa de um dente de leite que raquei num cirurgia e estou esperando nascer o dente permanente, mas ja se passou 2 anos de uso e alguns pessoas ja me falaram que passados 2 anos não é preciso pagar as manutenções ate o terminio do tratamento! é verdade?

    1. Olá Amanda

      Não costuma ser assim, aliás é a primeira pessoa que refere esse método de pagamento… Mas, tudo depende do tipo de acordo que fez com o seu dentista.

  10. Tenho sobremordida e uso aparelho fixo a quase um ano.
    Acontece que todos os meus dentes são “corretos”,não tenho nenhum dente muito espaçado,encavalado,torto e etc.
    quanto tempo terei que usar?

    1. Olá Ariel

      Como desconhecemos a gravidade do seu caso de sobremordida, esperamos que compreenda que fica um pouco complicado dar uma estimativa de tempo de utilização do aparelho.

  11. Usei um aparelho móvel por 1 ano e to faz 9 anos com o fixo…Já tenho 19 anos, passei quase a minha vida toda usando isso, queria saber se é normal.Perguntei pro meu dentista o porque de todo esse tempo e ele disse que é normal demorar o tratamento…queria saber se ele está me enganando ‘-‘

    1. Olá Cesar

      9 anos com aparelho fixo garantimos que não é normal, nem com complicações muito graves.

  12. estou sentindo dores no ouvido a muito tempo fui em dois otorrinos e eles falaram q não era o ouvido sim o dente fui ao dentista e ela me falou q faltam seis dentes na parte inferior fiz um raio x e uma panorâmica não esta pra nascer nenhum dente ela queria saber o motivo da minha dor q me causou um desmaio ela pegou um instrumento e deu de leve no meu dente foi uma dor insuportável doeu minha cabeça ela falou q os dentes q não nasceram estão fazendo falta por isso terei q colocar aparelho mais pq ? e por quanto tempo? e mesmo tomando remédio nimesulinaa todos os dentes ainda persistem em doer pqtodos os dentes ainda doem ?o meu caso é sério será necessário q eu coloque o aparelho com urgência?

    1. Olá Helizete

      O seu caso parece ser demasiado complexo para que possamos em algumas frases ajudar você. Serioa necessário fazer uma bateria de exames e a analisar muito cuidadosamente o seu caso para termos informaçõpes suficientes para responder a essas questões que coloca.
      Lamentamos, mas eticamente essa é a nossa postura.

  13. Oi, tem gente que acha bonito usar aparelho dentário, mas elas não precisam. Eis a questão: Se elas colocarem poderá causar um desalinhamento?

  14. olá, já fazem 3 anos q uso aparelho e notei que meu dentes desceram muito, fiquei com um sorriso gengival, e com uma inclinação p/ direito sendo que também os dois dentes superiores centrais estão inclinados p/ o lado direito e minha gengiva está demasiadamente vermelha e inflamada faz uns 2 meses só que agora piorou e dói. Obs.: tenho uma boa escovação.

  15. Uso aparelho há 3 anos e 4 meses meus dentes estao perfeitos so basta fechar os espaços, mas a minha Dr esta puxando os de traz e ta demorando muito, ela diz qe é pelo fato de os dentes ter duas raizes. E na parte inferior, ta machucando muito meus labios o que eu faço?

    1. Olá Amanda

      Achamos que a fundamentação da sua dentista não faz sentido nenhum. Depois de mais de 3 anos, já era tempo do seu tratamento ter terminado, isso se tivermos em conta que o seu problema era apenas o que descreveu.
      Deveria ter uma conversa bem franca com a sua dentista, pois algo não está correto com o seu tratamento e só ela a pode esclarecer.

  16. Coloquei o aparelho convencional, mais por motivos estéticos, o dentista disse que minha mordida é correta. Ele estipulou um tempo de de uso de 30 meses, gostaria de saber se esse período não é muito longo? considerando que meus dentes não são muito desalinhados. Obrigado.

    1. Olá Anael

      30 meses no fundo são 2 anos e meio de tratamento. Se esse prazo incluir a colocação da contenção é um prazo aceitável.

  17. Boa noite!!! Eu queria tirar uma duvída…

    Faz 5 anos que uso aparelho, isso é correto?
    Quando eu coloquei ele me deu um tempo de 2anos e meio de tratamento…
    As vezes acho que o meu dentista está só me enrolando..

    Você pode me ajudar?

    1. Olá Stéfani

      5 anos dá para corrigir até o problema mais estranho e complicado que possamos imaginar. Assim sendo, achamos um prazo demasiado longo.

  18. Boa tarde;
    Coloquei o aparelho fixo com 17 anos e hoje estou com 22 anos, ou seja, 5 anos utilizado, acredito ser um tempo longo. A partir do terceiro ano, ja nao preciso pagar mais.Caso realmente seja muito tempo, compensa trocar de dentista mesmo o atual dentista dizendo que é fim de tratamento e nao compensa?É arriscado o metodo de um outro dentista causar algum desalinhamento?

  19. Bom dia,

    Removi ontem meus aparelhos fixos de cima e de baixo. Ele me deu um móvel em cima pra usar “direto” e em baixo não colocou contenção nenhuma. O Móvel incomoda demais e li sobre “usar apenas na dormir”. Posso fazer isso? Minha língua está toda cortada, ele incomoda demais. Será que volta tudo se eu usar somente pra dormir????? Obrigada

    1. Olá Andrea

      Você deverá usar a sua contenção de acordo com as recomendações do seu dentista. A contenção inferior deverá ser-lhe facultada, caso contrário os dentes podem desalinhar-se.

  20. Olá!
    Meu filho perdeu sue dentição muito cedo. Aos quatro anos, seus dentes permanentes começaram a nascer e aos sete praticamente tinha trocado todos. Levei ao ortodontista e ele começou usar aparelho desde então. Hoje ele já tem 12 anos e ainda faz uso do mesmo. Não seria muito tempo? O dentista ainda diz que vai mais uns quatro a cinco meses. Agradeço sua resposta.

    1. Olá Cati

      O caso do seu filho é algo inédito e com o qual nunca nos haviam confrontado antes. Pelos prazos que mencionou, 4 ou 5 meses mais pouca ou nenhuma diferença farão e embora tornem o tratamento muito longo, podem eventualmente ser prazos aceitáveis dada a componente tão única do caso do seu filho.

Comentar o artigo