Aparelho dentário: tempo de uso

O tempo que decorre desde o início do tratamento ortodôntico até ao seu término é uma das grandes preocupações da maioria das pessoas que pretendem colocar aparelho dentário. As motivações para essa preocupação são simples: ninguém quer passar demasiado tempo com um “sorriso metálico” e por outro lado pretendem que o tratamento ortodôntico seja o mais rápido possível.


Afinal durante quanto tempo irei ter um “sorriso metálico”?

Antes de poder dar uma resposta a essa questão, importa referir alguns aspetos importantes quando se faz uma avaliação acerca do tempo de uso do aparelho dentário. O primeiro que devemos referir tem a ver com a singularidade que cada caso representa para o Ortodontista. Em termos simples, cada caso é um caso e lá porque a maioria das pessoas fica “x meses” com o aparelho, não quer dizer que o seu caso em particular também vá cair dentro dessa média. Pode haver condicionantes pessoais que atrasem o tratamento, ou por outro lado, podem existir fatores que facilitem todo o processo e você demore menos que o tempo estimado.

Assim, em primeiro lugar, você deve reter que os tempos médios que lhe indicarem, são apenas uma referência temporal e não um valor exato.

Uma segunda nota acerca do tempo decorrido durante o tratamento ortodôntico: esse é um processo lento e demorado. Entenda que não tem como apressar o alinhamento dentário, aliás se isso fosse possível, o mais certo seria você poder vir a sofrer de problemas sérios pela aceleração de um processo que deve ser progressivo.

Desse modo, mesmo entendendo a sua ansiedade de querer retirar o aparelho logo que possível, perceba que as alterações da morfologia dos seus dentes e a progressão do tratamento ortodôntico serão lentos. Seja paciente pois a recompensa é um sorriso maravilhoso e uma saúde dentária melhorada (o correto alinhamento dentário facilita a higienação e melhora a oclusão, evitando-se assim inúmeros problemas de saúde bucal).

Finalmente uma estimativa do tempo médio de uso do aparelho dentário

Feitas estas notas prévias falemos então do tempo de uso do aparelho dentário. Para facilitar a compreensão do mesmo, iremos colocar o que são considerados os tempos médios de uso do aparelho para dois tipos diferentes:

Para saber a razão dessas diferenças no tempo de utilização do aparelho nestes dois aparelho, leia o artigo sobre o Damon System e perceberá facilmente o porquê desse demorar cerca de metade do tempo do aparelho convencional.

Perante isto, agora depende de você e do seu ortodontista, avaliar o que melhor se enquadra às suas necessidades e escolher o aparelho dentário adequado.

Tem mais alguma dúvida referente ao tempo médio de utilização do aparelho? Use o formulário em baixo.

654 comentários acerca de: “Aparelho dentário: tempo de uso

  1. as vezes não e só a questao se doer e também falta de costumes eu era assim logo no começo em que coloquei

  2. Olá tenho uma dúvida tenho aparelho ortodôntico fazem dois anos a dentista que me atendia disse que eu teria de ficar mais um ano, mas ela foi mandad embora da clínica me passaram para outra dentista que disse que tenho que arancar mais 4 dentes e ficar mais dois anos ,existe alguma lei do consumidor que eu possa reclamar??

  3. Já uso há 6 anos e não aguento mais!!!! A vontade que dá é de tirará e pronto! Vou procurar outro dentista porque tenho direito a uma segunda opinião. Se nao, não terei como saber se o cara tá me enrolando…

  4. Boa Noite!!!
    Estou usando aparelho a mais de 5 anos, e ate o momento nao vejo nenhum tipo de mudanÇa, passar mais de 5anos com aparelho fixo ja nao era pra aparecer algum tipo de mudanÇa.
    Sei que cada caso e um caso, mais ja vao fazer 6 anos e nada, como devo proceder.

  5. Olá! bom dia… faz mais de 1 ano que uso aparelho, e nunca pus o anel, ou nenhuma outra peça além das braquetes, mola e fio metálico, ele aperta o fio com uma espécie de alicate, sinto até a diferença, mas está correto o procedimento? e meus dentes não eram exageradamente tortos, eram apenas pequenas correções, e ele não fala sobre previsão de retirada.

    1. Parece tudo normal. Quanto à previsão de retirada pergunte diretamente, o seu dentista tem de revelar essa informação para você.

  6. kkkk essa historia de troca de borrachinha comigo não vai colar… Quando eu ver que não tem mas nada pra ajeitar, eu serei o primeiro cancelar o contrato…

  7. Já faz 4 anos e meio que uso aparelho odontológico, só que praticamente todo o mês o dentista só faz trocar de borrachinha e nada. Já perguntei quanto tempo ainda falta, mas sinto que está me enrolando, eu não sei mais o que fazer, pois se procurar outro dentista agora, vou ter que tirar e fazer todo aquele tratamento do inicio, temo que se eu tirar agora os meus dentes voltem ao normal, já passou tanto tempo né. E ainda disseram que tem que tirar os dentes sisos. É necessário realmente tirar os sisos ainda usando o aparelho? É motivo ainda pra continuar usando? E se eu tirar o aparelho, os dentes podem voltar ao que era antes, tipo entortar?? (Pois a falha já foi resolvida, e eles só falam dos dentes sisos)

    1. Se o dentista está enrolando ou não, é impossível saber. Agora que 4 anos é mais do que suficiente, isso é.

      Retirar o aparelho é sempre possível e para evitar que os dentes voltem a se desalinhar, terá de usar aparelho de contenção. Os dentes do siso podem desalinhar os restantes dentes ao erupcionar.

  8. Já estou com o aparelho a 5anos e meio e não aguento mais. Toda as consultas a odonto puxa meus dentes pra um lado e pro outro sendo que ele afasta pra um lado e fica um espaço no outro e vise-versa. Essa já é minha segunda medica e eu não sei o que ela ganha com isso mas já vi pessoas com dentes muito piores do que o que os meus estavam antes e a pessoa já tirou o aparelho faz tempo!! O que você acha que está ocorrendo??

    1. Não sabemos especificar o que está acontecendo. Mas, uma coisa é certa já passou tempo demais e o seu tratamento já deveria ter terminado.

      Quer um conselho? Pergunte ao dentista o porquê desses procedimentos e da demora do tratamento.

  9. Já ouvi vários dentista falarem,que o tratamento não passa de 24 meses.
    Se ultrapassar isso é incompetência do profissional,que infelizmente tem aos montes por aí.
    Logo você deve mudar de dentista correndo,boa sorte!

    1. 36 meses é o máximo dos máximos que achamos razoável, mais que isso normalmente é enrolação do dentista.

  10. Gente, quando estamos colocando na mão de outra pessoa o nosso bem-estar e nossa segurança, temos o Direito e o Dever de cobrar tempo extipulado, procedimentos e resultados.
    A maioria dos que reclamam nem se quer perguntaram, a mudança vem de nós, a partir do momento que mostrarmos o que queremos não nos farão de trouxa.
    Beijo grande!

  11. Eu fico perguntando para ela quando ela irá tirar, daí ela fica falando "falta pouco", já tá quase", e o tempo passando, esses dias eu perguntei novamente, e falei que eu já quero tirar, e que se iria demorar + que eu iria tirar e deixar do jeito que tá. Ela ficou brava e mudou de assunto, a pessoa coloca aparelho e fica na mão deles, e quase todos fazem a mesmo coisa! se eu trocar de dentista, ele também vai qerer me enrolar. conheço um monte de gente que ficaram vários anos sendo enrolados.

  12. Ola! Fui ao dentista e ele me disse que estou no ultimo aro. Isso significa que posso tirar o aparelho em quanto tempo?

Comentar o artigo