O aparelho dentário de contenção é um tipo de aparelho que se coloca na fase final do tratamento ortodôntico e que tem como objectivo consolidar os dentes na posição final desejada.
O que é o aparelho dentário de contenção e como funciona?
O aparelho de contenção é um tipo de aparelho dentário que se coloca na dentição na fase final do tratamento ortodontico. Existem vários tipos de aparelhos de contenção que você pode colocar, mas falaremos deles mais à frente, além de lhe mostrarmos imagens do mesmo. Por agora é importante que você saiba que o aparelho dentário de contenção é fundamental para que o seu tratamento ortodontico seja finalizado de forma correta. Nunca em tempo algum o negligencie, caso contrário poderá estar a comprometer todo o tratamento em si.
O aparelho dentário de contenção é colocado na fase final do tratamento ortodontico pois tem como propósito manter os dentes nessa posição consolidando-os de forma a que para o resto da sua vida os dentes nunca mais se desalinhem. Vê agora porque é importante que você não o negligencie? É que se o fizer, a probabilidade dos seus dentes se desalinharem de novo é enorme. E lá se “vai por água abaixo” todo o tempo, dinheiro e esforço despendidos no alinhamento dos seus dentes.
Negligenciar o aparelho de contenção? Como?
Já usamos esse termo anteriormente e estamos certos de que por esta hora já terá colocado a questão: afinal o que querem dizer com isso? O que queremos dizer é simples: você deve usar o aparelho dentário de contenção durante o tempo determinado pelo seu ortodontista e apenas o retirar para fazer a sua limpeza e/ou manutenção.
Há dois tipos de comportamento que são comuns a quem está a terminar o alinhamento dos seus dentes e que compromete todo o tratamento:
- não usar o aparelho de contenção durante o tempo que o ortodontista determinou – nós entendemos que a sua ansiedade de retirar o aparelho é enorme. E os seus dentes já estão tão bonitos… Não tenha pressa, quanto mais apressado(a) for maior é a probabilidade desses dentes lindos voltarem a ficar feios de novo. Se você não usar o aparelho de contenção pelo tempo que o ortodontista determinar eles voltarão a se desalinhar! Ainda tem vontade de retirar já esse aparelho? Tem a certeza?
- retirar o aparelho a toda a hora – você vai a uma festa e tira o aparelho, está na escola ou no seu emprego e retira o aparelho, você vai sair e tira o aparelho de novo. Qual acha que será o resultado? Adivinhou? Os seus dentes vão se desalinhar de novo! Conselho: coma, durma, trabalhe, estude, mas sempre com o aparelho de contenção no lugar, apenas o retire para limpar ou fazer a sua manutenção (se necessário).
Tenho mesmo de usar aparelho de contenção e durante quanto tempo?
Tem sim, todo o mundo tem que o fazer e você não será excepção! Este aparelho como já terá percebido é fundamental para consolidar os seus dentes nesse seu novo posicionamento e assim finalizar o tratamento ortodôntico da melhor forma.
Se você o usar durante o tempo determinado pelo ortodontista e se não ficar retirando a toda a hora, a probabilidade desse sorriso lindo ser para toda a vida é enorme.
E que tempo é esse? Por norma, o período mínimo são 6 meses a 1 ano. Tudo dependerá do seu caso específico e da “vontade” que os seus dentes têm em voltar a se desalinhar. Quanto mais esforço tenha sido despendido a alinhar os dentes, maior será o tempo de uso do aparelho dentário de contenção e vice-versa.
Tipos de aparelho de contenção
Por essa hora você já terá percebido que é mesmo muito importante usar aparelho de contenção e o tempo durante o qual terá de o usar, mas como afinal é “essa coisa”? Quais são afinal os tipos de aparelhos de contenção que existem?
Os tipos são os seguintes:
- aparelhos standard – esse é o tipo de aparelho mais comum: são feitos de uma liga plástica específica e armação metálica. podem ser coloridos na parte interior que fica oculta. Veja a figura 1.
- aparelhos invisíveis – esse tipo de aparelho se assemelha muito ao Invisalign no seu aspeto. São feitos de um plástico translucido (transparente), são extremamente confortáveis e quase impossíveis de detetar. Atualmente são a escolha mais comum e percebe-se facilmente porquê. Observe a figura 2.
Imagens de aparelhos de contenção
Na figura 1 poderá observar um aparelho de contenção colorido, na figura 2 o aparelho de contenção invisível.
![]() |
![]() |
Preço do aparelho de contenção
O aparelho de contenção tem um preço que deve rondar os 500 e os 1000€, ou em Reais, entre $1000 e $2500 aproximadamente. Para mais detalhes e uma comparação dos preços dos vários aparelhos leia o artigo: preços do aparelho dentário.
Para finalizar, esperamos ter sensibilizado os nossos leitores para a importância do aparelho dentário de contenção e desejamos ter esclarecido as dúvidas mais comuns acerca do mesmo. Se no entanto subsistirem dúvidas, não hesite e use o formulário em baixo para as expor.
e obrigatorio ter que usar este aparelho no inicio do tratamento?
Olá Francisca
É estritamente necessário usar o aparelho de contenção na fase final do tratamento e não no início.
tenho a impreção de que o aparelho de conteção esta empurrando meu dente para Frente e esta doendo um pouco isso é normal?
Olá Katia
Não isso não é normal. O aparelho de contenção tem apenas o papel de manter os dentes na posição final que o dentista determinou como sendo o alinhamento ótimo.
Assim, aconselhamos a que se dirija rapidamente ao seu dentista para averiguar esse problema.
esse aparelho não acumula a saliva de forma excessiva? vou ter que usar agora e já me disseram q é horrivel e desconfortável para falar e comer..
Olá Miriam
O aparelho de contenção favorece a segregação de saliva sim. Esse é um dos seus incómodos, mas não é assim tão mau como você pode estar a imaginar :).
Eu coloquei hoje o aparelho de contenção,tipo eu posso retiralo por uma 6 horas por dia e o restante usar ou mesmo assim ele voltara a se desalinhar?
Olá William
O aparelho de contenção deve ser usado sempre. Nessa fase inicial, você deverá ser particularmente cuidadoso com o seu uso, daqui a alguns meses já poderá ir retirando de vez em quando, mas apenas por períodos muito breves.
olá ja tirei o meu aparelho e uso aquele aparelho de contenção fixo na parte interna dos dentes inferiores ja faz uns tres anos?ouvi falar que se pode usar para sempre.isso é verdade?nao estraga os dentes?obrigada
Olá Deusiany
O aparelho de contenção deve ser usado pelo menos durante 1 ano. Portanto 3 anos já nos parece um período demasiado longo.
Portanto facilmente se percebe que o aparelho de contenção não se usa para a vida inteira.
Olá. Usei aparelho por 2 anos. no final do tratamento meu ortodontista simplesmente se mudou as pressas pros eua e tirou o molde da contenção sup e inf e outro dentista colocou, no inicio não encaixava ela fez adaptaçoes e ele entrou, mas tinha uma curva pressionando um dente ao lado do central sup, segundo ela o orto determinou mas não sabe dizer pq. Achei que este dente voltou p dentro, tem uma semana que estou usando a contenção. Ja fui a outro ortodontista que naõ acompanhou meu tratamento, e disse que o tal dente pode não estar me agradando na estetica mas a função esta correta e este dente foi o ultimo a ser virado em somente uma semana. Gostaria de saber se é normal o final do tratamento naõ agradar 100% esteticamente o paciente. Estou sem ter a quem recorrer. Ja tirei o fixo e agora? a contenção bem ou mal faz seu papel, fiz meu tratamento corretamente e meu dentista parece que naõ deu muita atenção a contenção. Se ela esta entrando normalmente no meu dente, esta cumprindo sua função? posso usar assim que naõ corro risco de meu dente voltar como antes?
Olá Maria
Mas, o que é que não lhe agrada? A posição desse dente? A forma como ficou posicionado, por ser diferente da anterior pode causar alguma estranheza…
Se o seu dentista actual disse que os dentes estão posicionados de forma correta e se o aparelho de contenção encaixa bem, não vemos razão para estar preocupada, pelos vistos o tratamento terá sido bem sucedido.
Na verdade não sei como se chama os 2 dentes ao lado dos centrais superiores, mas um está acompanhando o nivel dos centrais e o do outro lado está mais p dentro, e justamente o que me incomodava antes do tratamento, ficava aquele sorriso meio de coelho sabe? E o que me chateou foi o dentista que acompanhou não terminou o tratamento, pedindo outro não especialista p colocar a contenção. E na hora de colocar ela achou meu molde mto mal feito, quase pensou em fazer outro…isto tudo vai deixando o paciente inseguro e quem deu uma ultima opiniao foi um orto que não conheço, ele somente me fez um favor, olhando muito rapido meu caso.
Eu sempre comentei c meu dentista o que me incomodava no sorriso e na verdade, de um lado não corrigiu completamente como do outro. E simplesmente ele abandonou os pacientes e mudou-se. sem deixar contato ao menos p retirar duvidas. Gostaria de saber se em relação a contenção, ela nao tem muito segredo qdo é feita?…se encaixou em minha boca está correto? A dentista teve que fazer muitos ajustes nela p entrar em mim, e o fato dela não ser especialista? Meu orto determinou uma curva pressionando levemente p dentro este dente que te disse que, a meu ver a estetica não ficou completa. E perguntei sobre esta curva na contenção sup em cima deste dente e ela disse: não sei o que ele queria c isto…minha duvida mesmo é se esta contenção esta correta p mim, se não tem muito misterio ao ser feita? So posso te dizer que este dente que não gostei foi o ultimo a ser girado e dai somente uma semana ele ja mandou retirar o fixo. E do dia que tirei o fixo p passei a usar a contenção (em uma semana e meia) ele voltou p dentro um pouco, meu medo é de voltar mais ainda. Não acha que girar um dente somente em uma semana e ja tirar o fixo é pouco tempo? Ele finalizou as pressas pra se mudar, nem satisfaçao deu, a secretaria sumiu…..desculpa se estou sendo repetitiva, mas pra vc entender minha duvida e insegurança em relação a contenção superior. É mto chato pq se vc contrata um profissional, confia nele, na opiniao dele por 2 anos e de repente vc fica a Deus dará. Sem falar os gastos durante os 2 anos, e dores, e depois ficar insatisfeita. Outra duvida minha: é normal fazer plastica dental em quem usou o aparelho? talvez esta possa ser uma solução p a estetica neste dente? Mto obrigada pela sua opiniao.
Olá Maria
Agora ficou mais clara a sua situação: o tratamento pelos vistos foi algo apressado e o aparelho de contenção terá sido colocado cedo demais.
Na nossa opinião deverá ponderar se o aparelho de contenção que usa será o mais adequado. É que se o molde foi feito com os dentes desalinhados, o que o aparelho de contenção fará é manter os seus dentes na posição errada, comprometendo dessa forma todo o tratamento.
Na nossa opinião a retirada do aparelho fixo foi prematura e o aparelho de contenção poderá não ser o mais adequado. Aconselhamos a que reveja com o seu actual dentista as opções que tem disponíveis de forma a não comprometer o trabalho efetuado até agora – falamos de ponderar voltar a colocar o aparelho fixo seguido de um aparelho de contenção adequado.
Estou com 51 anos ,apresetava segundo diagnóstico ortodontico mordida profunda ,protuçao mandibular classe II e mordida cruzada .Iniciei tratamento no início de Janeiro de 2010 com colocação do aparelho fixo. Estava na fase de uso de elásticos do molar inferior ao canino superior, isso por volta de final de Fevereio de 2011, quando o ortodontista encaminhou-me ao clínico que havia me encaminhado a ele para desse sua opinião sobre o tratamento. O clínico que sempre me pareceu muito detalhista e minucioso notou que o dente molar inferior não estava bem posicionado entrando em contato com o ortodontista. Este suspendeu o uso do elástico e começou a trabalhar para que este dente assuma a posição correta.Nas últimas duas visitas o ortondotista sempre vem enfatizando que esta muito próximo ao término do tratamento e colocação do aparelho de contenção tanto na arcada superior quanto na inferior. Pelo nosso contrato esta feito orçamento do aparelho standart, metálico, ainda a ser efetuado o pagameto . O do aparelho fixo fiz de forma integral no início do tratamento . As minhas dúvidas são as seguintes :1º)Teria que retornar ao uso dos elásticos antes de partir para o uso de removível? Notei que que desde que parei de usá-los os incisivos superiores, apesar do amarilho que venho usando, estão algo protusos o que os elásticos haviam melhorado muito. 2º) existe algum período e em torno de quantos tempo seria este que eu teria que ficar com o aparelho fixo sem qualquer movimentação para somente então vir a substitui-lo pelo removível? 3º) Minha atividade de trabalho exige que eu tenha que conversar muito , tenho medo que o aparelho metálico cause dificuldade na fonação . O aparelho de contenção invisível poderia substitui-lo? Como abordar esta colocação com o meu ortodontista caso ele não trabalhe com este tipo de aparelho
Olá Eli Gomes
Desconhecendo a posição exata dos dentes que refere, fica muito complicado para nós dar uma opinião acerca do uso do elástico que mencionou. Assim, aconselhamos a que fale ao seu ortodontista acerca da posição dos caninos e demonstre para ele a sua preocupação acerca da sua posição. O tempo que teria de usar o elástico é algo muito relativo de caso para caso, assim, apenas referiremos que deverá usá-lo até ter os dentes na posição correta.
Quanto à dificuldade em falar com o aparelho de contenção metálico, provavelmente se usar o “invisível” terá maior probabilidade de não ter problemas.
Referente ao email ecaminhado vocês em 12/06/2011 às 21:11hs não ficou claro para mim a resposta dada a pergunta do item 2.Não sei se me expressei bem ou se a pergunta nao faz sentido. Mas tento repeti-la : existe algum período de tempo de repouso mínimo , baseado em dados científicos, com relaçao a movimentação dos dentes feita pelo aparelho fixo que deva ser respeitado para que se efetue a troca para o aparelho de contenção?Ou seja, se fique usando o aparelho fixo mas que não se efetue nenhuma movimentaçao dentária. Andei lendo pela internet que este período seria necessário para diminuir o impacto sofrido pelos dentes em termos de reabsorçao óssea durante o uso de aparelho fixo como agente de movimentação dentária para que a etapa seguinte, a contençao passiva feita pelo removível, tenha menos chance de não ser bem sucedida. Outra dúvida é a seguite , a ortodontista clínica, qdo fui visitá-la para que ela emitissse seu parecer ao possicionamento dos dentes, disse que 2 dentes pre-molares inferiores estavam com “pequenas cáries” e que seria necessário trocar as obturaçoes dos mesmos. Este procedimento deve ser realizado antes de se confeccionar o aparelho invisível obrigatoriamente ?
Mais uma vez, muito obrigado pela atenção
Olá Eli Gomes
Ficou mais clara a sua dúvida em relação ao ponto 2. Os dentes, dependendo da movimentação a que têm de ser sujeitos, devem “repousar” (desculpe o abuso de linguagem) na nova posição, ou se quiser, na posição final pré-definida, durante um período de tempo que só mesmo o ortodontista poderá avaliar e determinar. Não há propriamente uma tabela que defina esse tempo. Claro que convém esperar algumas semanas (ou até meses, lá está depende do caso) até os dentes estarem na sua posição final para se optar por colocar o aparelho de contenção.
Assim, o que deverá reter é que o seu ortodontista terá já a informação necessária para definir quando deverá ser colocado o aparelho de contenção. Também deverá saber que é esse aparelho que no fundo consolida o alinhamento final pretendido, portanto, o seu uso, muitas vezes desvalorizado, é fundamental para que o tratamento seja bem sucedido. A contenção, como o próprio nome indica, sustem toda a dentição no posicionamento pretendido, sendo talvez das etapas do tratamento ortodontico a que mais atenção requer por parte do paciente (dará para perceber facilmente as consequências de não usar o aparelho de contenção, ou até de o usar durante pouco tempo).
Quanto à dúvida final, aconselhamos sempre a que se façam todo o tipo de intervenções como as restaurações, antes de iniciar o tratamento ortodontico. A razão é bem simples, imagine que uma restauração de 3 faces (por exemplo), irá interferir com o posicionamento do bracket que será colocado nesse dente. Não fará sentido nenhum, sendo irresponsável, colocar por exemplo um bracket por cima de uma cárie (achamos que nenhum ortodontista faria tal coisa). Além disso, as cáries podem sempre evoluir para estágios complicados que possam impedir no futuro a restauração do dente sem a remoção do bracket, mais uma vez, estando já com aparelho tudo se complica. No entanto, isso não quer dizer que se durante o tratamento ortodontico aparecer uma cárie, esta não possa ser tratada. De jeito nenhum, nem que isso implique remover temporariamente um bracket! O ortodontista deverá fazer todos os esforços para manter sempre a sua dentição no melhor estado possível, assim como o paciente, como é evidente.
retirei meu aparelho fixo e coloquei um de contenção mas não gostei do resultado, pois meus dentes superiores da frente estão inclinados para frente e um dos quatro dentes da frente (vizinho à presa) está um pouco desalinhado em relação aos demais. o aparelho de contenção vai resolver o problema?
Olá Priscila
O aparelho de contenção não tem a capacidade de corrigir essas características que mencionou. Apenas serve para manter os dentes alinhados conforme a última posição depois de retirado o aparelho fixo. Reveja esse problema com o seu dentista, pois o aparelho de contenção apenas irá consolidar os dentes na posição actual.
Tirei meu aparelho fixo no final do ano passado.Comecei a usar o móvel,daí o meu dentista falou pra ir no mês seguinte e se tivesse bom,só daqui alguns meses eu retornaria.Depois já mandava retornar no outro mês,depois fiquei um tempo sem ir…..e assim ele foi me enrolando.Daí meu aparelho que uso atrás dos dentes de baixo tinha soltado,pois soltava cada pouco,e ele falou que tinha quebrado.A secretária dele marcou pra mim ir no mês seguinte pra pôr um novo,e eu já faria a manutenção do aparelho móvel pelo mesmo preço da manutenção: 100 reais!Eu fui e ele pôs o aparelho de baixo,e perguntei da manutenção,e ele disse que não precisava pois ele ainda estava firme.Me cobraram 100 reais,achei um absurdo!Depois me ligaram marcando a manutenção,daí não marquei.Agora estou tratando meus dentes,e não estou indo fazer manutenção,pois sairá muito caro fazer os dois.E sem manutenção adianta continuar usando o aparelho?
Olá Daniele
Não usar, ou deixar de usar o aparelho de contenção, tem uma consequência muito simples: pode destruir todo o progesso feito com o aparelho fixo. Desculpe mas é essa a realidade. Nunca em tempo algum você deverá deixar de o usar, o que aconselhamos é que pergunte de uma vez ao seu dentista que manutenção ele está fazendo num aparelho de contenção (é suposto ter um mínimo de manutenção, mas nada que justifique 100 reais!).
Se eu continuar usando o aparelho móvel sem fazer manutenção pode piorar meus dentes?
Olá Daniele
Embora o aparelho de contenção tenha uma manutenção quase insignificante, convém ir fazendo a mesma. Não só se mantém o aparelho em boas condições como o dentista observa o progresso do tratamento podendo intervir a tempo.
Usei aparelho fixo nos dentes de baixo acho que por uns 3 anos. Depois tive que colocar o contensor fixo, aquele em forma de ondas, e estou com ele há mais ou menos uns 3 anos também. Minha dentista sumiu, e o contensor machuca bastante minha língua, está horrível. Será que dá para retirar? Me falaram que teria de usar para o resto da vida, por gentileza, preciso de uma orientação, obrigado.
Olá Elcio
Em princípio você já deveria ter retirado o aparelho de contenção (se é isso mesmo que tem usado).
Assim, a melhor opção será consultar um ortodontista e verificar se realmente pode fazê-lo ou não (a orientação médica é fundamental).
A dentista falou que era um contensor…é uma espécie de arame ondulado grudado nos dentes por trás, ela falou que era para evitar que os dentes voltassem a ficar na posição torta como era antes!
Olá Élcio
Na verdade parece ser um aparelho de contenção. Assim, 3 anos nos parece demais. Reveja essa situação com um ortodontista.
Então pode entortar os dentes novamente se eu continuar usando o aparelho móvel sem ir fazer a manutenção?Ou seja,ele mesmo pode entorta-los sem ser feito a manutenção dele?
Olá Daniele
Lamentavelmente pode sim.
Olá, td bem?
Tirei meu aparelho fixo há algum tempo e meu aparelho fixo sempre teve uma “ondinha” porque tinha um dente que era mais pra frente que outro.
Tirei o aparelho e percebi que ainda tenho um dente mais pra frente que o outro, é pouca a diferença, mas tenho. Queria saber se isso é normal e também, queria saber se o dente pode se mexer em um periodo curto (por ex. dias).
Bjo, obrigada
Olá Amanda
Os dentes na fase em que se retira o aparelho fixo para colocar o de contenção deverão estar já todos alinhados. Assim, estranhamos que note que esse dente não está posicionado como deveria.
Nesta fase, depois da retirada do aparelho fixo, os dentes se movem com muita facilidade, por isso é importantíssimo que use sempre o aparelho de contenção.
Olá eu tirei meu aparelho a 2 meses, nao pude usar a contençao direto pois fizeram pequeno e este cortava o ceu da minha boca, por isso eles refizeram outra só q agora meu dente da frente esta entortando, e eu percebi q a conteçao q uso nao encosta neste dente…..sera q é esse o motvo do dente esta entortando??
Olá Taise
Provavelmente. Achamos que deverá mencionar esse problema ao seu dentista logo que possa.
Oi, estou aqui de novo.
Então, queria saber se o movél não ajuda a solucionar esse problema do dente está um pouco mais pra frente e se não, o que devo fazer.
Obrigada desde já.
Olá Amanda
Pode resolver se não for um desalinhamento muito severo. Nós aconselhamos sempre o fixo que é um aparelho que exerce muito mais força e garante resultados.
ola,eu usei aparelho durante 4 anos e meio, depois usei o contensor durante um ano direto, e depois usei mais um ano só a noite, depois fui liberada, só que passaram se 4 anos meus dentes voltaram a ficar desalinhados,resumindo meus dentes voltaram a ficar tortos como estavam porque?
esqueci de um detalhe tinha na epoca 39 anos , e hoje tenho 50 anos
Olá Tania
É possível que o seu caso específico comporte complicações que desconhecemos e por esse motivo fica muito complicado opinar acerca da razão pela qual os dentes se desalinharam de novo.
oi ><'
uso o aparelho de contensão em cima e em baixo, mas são diferentes, em cima é retirável e em baixo não… teria como colocar o mesmo aparelho da parte inferior na parte superior? tipo, para que eu não precisasse mais me preocupar com o tempo que deixo de usá-lo?
obrigada!
Olá Flávia
Provavelmente o seu dentista poderá solucionar esse problema, mas geralmente o aparelho de contenção é removível.
OI, minha filha pois nessa quarta feira um aparelho ki nao sei o nome acho ki é esse de contenção ficacolado no seu da boca egera mta saliva, ela tem dificuldade em falar e desde o dia ki poe só toma liquidos, nao consegue comer nada sólidos é assim msm?
Olá Isnaya
Parece-nos que a sua filha está usando o expansor palatino.
Pelo que nos descreve, parece-nos completamente normal o processo pela qual ela está passando. Apesar de ser incómodo, é necessário para que o tratamento ortodontico seja bem sucedido.
Oi, retirei o aparelho fixo na quinta passada q fiquei de retornar ao dentista na proxima quinta para colocar a contenção.Acontece nesse periodo retirei um dente ciso na segunda) e queria saber se isso é um problema para por a contenção…
Olá Helena
Se o processo de cicatrização estiver dentro da normalidade, não vemos qualquer problema.
Oi, retirei o aparelho fixo a uns 3 anos e fiz metade do tratamento da contençao por falta de dinheiro. Fiz a extração de dois dentes inferiores e as sessoes de clareamento faltam os dois superiores. Como se passou muito tempo que nao vou ao dentista sinto que os dentes que ainda me faltam extrair estão vindo para a frente e claro a dentição ta começando a ficar meio tortinha, mais nada que me leve ao desespero. Gostaria de saber se há possibilidade de eu voltar a usar o aparelho fixo, ou se da pra voltar a fazer so o tratamento da contençao e resolveria meu problema? ou se ate mesmo um aparelho movel talvez deixasem meus dentes alinhados novamente,?so nao gostaria de ficar naquela dependencia novamente do aparelho fixo entende, rs nesse caso o que voce acha que da pra ser feito?
Olá Mayara
Provavelmente o seu actual desalinhamento nem é tão grave assim, portanto possivelmente com um simples aparelho removível pode ser que o seu problema se resolva.
Se não for viável colocar o removível, algo que só o seu dentista pode avaliar, só voltando mesmo a usar o fixo.