AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Tipos de mordida

 

A identificação dos problemas relacionados com o seu tipo de mordida são especialmente importantes quando pretendemos saber qual afinal o enquadramento no nosso problema. Tendo de antemão nem que seja uma vaga noção do que poderá estar a causar o desalinhamento dentário, o paciente estará muito mais à vontade para discutir com o seu ortodontista as soluções que se poderão apresentar para o seu caso. Continue a ler para saber mais sobre os vários tipos de mordida e verifique se o seu se enquadra nos casos mencionados.

Quais os tipos de mordida que existem?

De seguida, apresentaremos um diagrama ilustrativo de cada tipo de mordida, para que fique muito mais claro o enquadramento dos vários tipos de má oclusão de que os candidatos à colocação de aparelho dentário podem padecer.

Observe a figura:
Tipos de Mordida
Perceba agora mais facilmente quais os tipos de mordida:

  • Apinhamento – vulgarmente referido por apinhamento dentário, este é um problema de fácil compreensão: existem muitos dentes para uma arcada demasiado pequena para os alojar a todos, ou então, ocorre também quando a dimensão dos próprios dentes é desproporcional causando assim que os dentes se “amontoem” uns nos outros.
  • Sobremordida – é caracterizada vulgarmente por dentes muito salientes na arcada superior. Por norma os dentes da arcada superior devem estar de facto mais à frente dos da arcada inferior, mas quando isso acontece de forma exagerada o paciente sofre de sobremordida.
  • Prognatismo – essa pode ser quase que caracterizada como sendo a situação inversa da sobremordida (passe o abuso de linguagem e a comparação). Nesse caso, o paciente tem os dentes da arcada inferior fechando na frente dos dentes da arcada superior. Pode também ser designada de “mordida cruzada anterior”.
  • Mordida cruzada – ocorre de cada vez que se observa que o paciente ao fechar a boca não fica com os dentes da arcada superior ligeiramente mais à frente que os dentes da arcada inferior.
  • Mordida aberta – como a própria designação indica, sucede de cada vez que na oclusão, os dentes da frente geralmente os 4 incisivos (ou até os pré-molares) de ambas as arcadas não estão em contacto entre si, havendo um espaço significativo entre eles.

Tipos de mordida não ilustrados na figura

Para além desses problemas de mordida (oclusão), poderíamos referir também pelo menos mais dois problemas muito comuns: o desvio da linha mediana e o diastema.

  • Desvio da linha mediana – é facilmente caracterizado pelo desvio existente entre o centro da arcada superior e o centro da arcada inferior. Estando desalinhados, o paciente sofre então dessa condição.
  • Diastema – esse é um problema muito comum e consiste na existência de um espaço exagerado entre dois dentes, quer seja pela ausência de dentes, como também por dentes que não preenchem na totalidade a boca.

Como poderá concluir existe uma multiplicidade enorme de problemas de oclusão que poderão ser corrigidos com o uso do aparelho dentário. E para cada tipo de problema o seu ortodontista terá de traçar um plano específico de modo a reposicionar os dentes da forma correta.

Se leu até aqui, poderá também facilmente concluir que mesmo dentes que aparentemente estão alinhados, podem na verdade esconder um problema de mordida que você não tenha conseguido identificar. Logo é importante que você seja visto por um especialista, pois só ele poderá identificar corretamente se você tem um não um problema de oclusão.

Como poderá concluir, mais do que uma solução estética a colocação do aparelho dentário é uma decisão que pode mudar para sempre a sua saúde oral e prevenir que problemas de oclusão se tornem no futuro perturbações mais graves.

E lembre-se, a escolha do tipo de aparelho dentário estará também condicionada ao tipo de problema do qual você sofre e a metodologia que o ortodontista achar mais adequada e eficaz para o solucionar.

Esperamos que tenha com esse artigo ficado bem mais elucidado acerca dos tipos de mordida existentes. Mas, mesmo assim consulte um dentista para que este possa fazer uma identificação mais precisa e avalizada desse mesmo tipo.

Tem alguma questão a colocar acerca dos tipos de mordida? Use o formulário em baixo.

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

471 comentários

  1. andressa disse:

    Uso aparelho a nove meses e estou com a mordida aberta so do la esquerdo. O q faço?

    • admin disse:

      Fale ao seu dentista acerca desse problema. De certeza que ele estará programando o tratamento para eliminar esse problema.

  2. Susana Antunes da Silva Ferraz disse:

    fui ao dentista e ele me disse q tenho mordida cruzada. Mas a minha dúvida é: tenho 63 anos e falta de dentes na arcada inferior, duas coroas na superior, será q vale a pena o tratamento?

  3. Amanda disse:

    Meu é submordida uso aparelho faz tempo,agora estou com elásticos no aparelho fixo,esse elástico serve para arrumar minha mordida??

    Porque na verdade to com um pouco de medo de não ficar certa a minha mordida Obrigada desde já

  4. elizangela disse:

    não tenho um dente do lado esquerdo antes do ciso e os dois últimos do lado direito na pate inferior e um do lado esquerdo.E meus destes estão abrindo e doendo qual é a melhor solução?eu tenho 30 anos.

  5. Victor Schena disse:

    Como é feito o tratamento dedesvio da linha média? Via aparelho fixo convencional? Obrigado

  6. livia disse:

    Eu tenho prognatismo gostaria de saber qual aparelho tenho que usar ?

  7. hevellyn disse:

    Ola.. estou com um problema na mandibula , as vezes estou destraida e me pego com a mandibula aberta com a lingua entre os dentes e qando chega de noite da uma dor na regiao da mandibula ..isso é grave ? Preciso usar aparelho ortodontico ?

  8. Camila disse:

    Minha pergunta é sobre o Levante ou batente superior, mais sobre a higiene, é bem complicado e gostaria de saber se tem algum método específico pra não ficar nada nele. Obrigada

  9. Bel disse:

    Olá,arranquei o 1 molar a 3 anos então mastigo mais do lado esquerdo coloquei aparelho e ele já puchou o sizo q nasceu para ficar no lugar do molar arrancado, enfim minha mandibula estala e DOI até quando falo,tenho dores de cabeça constantes eu ranjo os dentes(bruxismo) etc.o q posso fazer, qual tratamento? Grata.

    • admin disse:

      Fale com o seu dentista acerca desse problema, pode ser que haja a possibilidade de o corrigir com o aparelho dentário que você está usando.

  10. camila a. disse:

    Boa noite,tenho 20 anos,tenho mordida cruzada,na consulta a dentista me disse que iria usar o aparelho fixo ç,um no ceu da boca e aneis no dente,fiz as radiografias e ela disse q nao necessitava fazer moldagem..e quando voltei nela ela colocou o aparelho fixo na arcada superior,faz dois dias q estou utilizando,porem estou com receio pois ela nao comentou nada sobre o que eu ia usar no ceu da boca..pode usar o fixo e dps o do ceu da boca,ou os dois ao msm tempo?estou com bastante medo que o tratamento n funcione

  11. Emma disse:

    Olá,eu tenho sobremordida não é muito exagerado porque conheço pessoas com isso que nem conseguem fechar a boca, e eu consigo, enfim, que aparelho eu devo usar? A e outra coisa não sei se dá para responder, mas minha gengiva do último dente descolou um pouquinho, estava nascendo um dente, o que eu faço? Tenho treze anos

    • admin disse:

      Veja o problema da gengiva o quanto antes. Acerca do tipo de aparelho, se a sobremordida não for muito grave pode ser perfeitamente corrigida com aparelho fixo.

  12. lívia disse:

    ola , tenho mordida cruzada quando eu tinha 10 anos eu usei o aparelho movel e eu tenho a mordida cruzada e também tenho as duas presas levantadas será q vou ter q usar o aparelho fixo
    OBS: Agora tenho 13 anos

  13. Lene disse:

    Olá Dr. Eu tenho os dentes de baixo pra frente com isso meu queixo fica pra frente e me incomodar mas meus dentes de cima são abertos já fui com um ortodotista mas ele falou que se usá aparelho vai ficar pior do já está e agora fui com outro pois já disse que pode melhorar mas não 100% mas vai ajudar o que vc me recomendar m sinto muito mal pois as pessoas ficam m olhando pois chamo muita atenção devido o queixo ser grande

    • admin disse:

      Lene, o melhor será você pedir uma segunda opinião. O que nos parece sem fazer uma apreciação presencial é que poderá eventualmente de fazer uma cirurgia.

  14. Vânia Lú disse:

    Matheus Rocha Pjl #usar…rs

  15. Edwiges disse:

    Boa noite! Usei aparelho durante 4 anos e 2 e meio não uso mais, a ortodentista me liberou. Agora estou com umas dores de cabeça, e a boca estrala e incha. Fui a um outro dentista que disse que era oclusão e que eu teria que usar uma prótese. Será que também tenho que voltar a usar aparelho ortodontico?

  16. Lorraine disse:

    Bem tenho mordida cruzada e aberta. queria saber se e preciso fazer realmente a cirurgia ortognatica ou se somente o aparelho pode resolver ?

    • admin disse:

      Depende da gravidade do seu caso, na nossa opinião, só em casos muito graves se deve optar pela cirurgia.

  17. Binha disse:

    Olá tenho mordida cruzada,mas já tenho 22 anos vou colocar o aparelho para expandir minha mordida para o lado direito onde estar o problema, mas minha dentista disse que eu já passei da idade e que o aparelho é só uma tentativa e que provavelmente irei ter que fazer uma cirurgia, será se com essa idade minha mordida pode ser consertada sem cirurgia?

  18. Lu disse:

    Olá sou a lu tenho 19 anos e tenho mordida aberta o aparelho resolve ess problema?

  19. Eline disse:

    Tenho sobremordida uso aparelho fixo a 1 ano e 11 meses… E tenho medo do aparelho não resolver o aparelho resolve o problema de sobremordida mesmo?

  20. Luan disse:

    Oii, tenho 23 anos e um pouco de sobremordida,porém não muito, será que resolve com aparelho? Se sim. aparelho lingual recomenda?

    • admin disse:

      Sim resolve. Recomendamos o Damon, ou outro autoligável, pois é muito mais rápido e eficaz que outro aparelhos dentários.

Escreva aqui o seu comentário