AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Cuidados com o Aparelho Dentário

Os cuidados com o aparelho dentário, são uma temática que por vezes alguns dentistas se esquecem de mencionar aos seus pacientes. Nalguns casos porque os cuidados em si não têm de ser assim tantos quanto isso, noutros por puro esquecimento. De qualquer forma iremos abordar essa questão, para que os que nos lêem fiquem devidamente esclarecidos.


Cuidados com o aparelho dentário

Como já referimos, os cuidados com o aparelho dentário não têm de ser assim tantos, mas convém que você saiba de que formas pode proteger esse seu investimento de modo a não gastar dinheiro desnecessário em manutenções corretivas. Devemos salientar que uma coisa são os cuidados a ter com o aparelho dentário, outra totalmente diferente, são os cuidados de higiene ou alimentação que você deve ter se usa aparelho. Nesse artigo apenas falaremos dos cuidados com o aparelho em si.

Lista dos cuidados mais básicos

Passemos então a listar de forma mais clara o que você deve e não deve fazer com o seu aparelho:

  • Tenha uma higiene oral mais cuidada – se todo o mundo deve ter uma higiene oral minimamente aceitável de modo a proteger a sua saúde oral, quem usa aparelho deve ter ainda mais cuidados, pois o aparelho dificulta a manutenção de uma higiene normal e até proporciona a acumulação de bactérias e restos de comida que são nocivos para os seus dentes. Assim para mais informações aconselhamos a que faça o download do nosso guia grátis da higiene oral para quem usa aparelho dentário (veja o formulário na coluna ao lado)
  • Não mexa no aparelho – o aparelho é seu e está ali na sua boca e a curiosidade é tão grande em mexer em tudo aquilo. Pare! Resista a essa tentação, não mexa nem nos arcos, brackets e outros dispositivos que tenha agregados aos seus dentes. Se o fizer que seja apenas por indicação do dentista e com a devida “autorização”. O risco de você danificar todo o aparelho, ou até se magoar seriamente é grande, principalmente se você ficar cutucando com objetos afiados como canetas, facas e outros.
  • Tente evitar chocar com o aparelho – pode até parecer estranho, mas as quedas e outros acidentes em que o aparelho pode sair danificado são mais comuns do que muita gente imagina. E aqui o problema principal nem é proteger o aparelho, é você mesmo que deve estar mais protegido(a), pois qualquer choque (imagine por exemplo com uma bola), pode danificar o aparelho, mas de certeza que vai “causar estragos” em você (os brackets têm arestas que num contacto muito acentuado com o interior da sua boca causam ferimentos).
  • Não tente remover o aparelho em casa – infelizmente existe atualmente uma nova tendência: retirar os brackets do aparelho em casa. Os “meninos” se cansam de usar aparelho e vai daí decidem retirar com um alicate. Não faça isso! Saiba que pode muito facilmente quebrar um dente, cortar uma gengiva, ou ferir os lábios. Além disso essa é uma atitude irresponsável que pode comprometer todo o tratamento ortodôntico, uma vez que, além de dever ser o dentista a decidir quando deve acabar o tratamento, depois de retirar o aparelho fixo você tem de usar um aparelho de contenção. Repetimos porque nunca é demais: por motivo algum tente retirar por si mesmo(a) o aparelho!

Os mitos acerca do uso e manutenção do aparelho

Só por curiosidade, apresentaremos nesse artigo mais algumas dúvidas que são autênticos mitos acerca dos cuidados com o aparelho dentário. Repetimos, isso são mitos apenas:

  • “se eu usar aparelho metálico tenho mais probabilidade de apanhar com um raio?” – bom, as probabilidades de você levar com um raio são as mesmas quer você use aparelho ou não. E elas são muito, mas mesmo muito reduzidas. Você ganhar a loteria é bem mais provável.
  • “o aparelho interfere com as ondas electro magnéticas?” – a não ser que você carregue um poste de alta tensão às costas, a probabilidade de você interferir com campos electro magnéticos é nula
  • “o celular pode se estragar com o aparelho” – pode, se você morder o celular, o que não parece que aconteça frequentemente. Portanto relaxe, aparelho dentário e celular funcionam bem na mesma pessoa, mas afastados um do outro.

E aqui fica um breve resumo dos cuidados com o aparelho dentário, o resto é ter senso comum e não fazer nada que não faria se também não tivesse aparelho.

Tem algo a acrescentar? Use o formulário em baixo.

Artigo atualizado em 16-02-2013| Arquivo: Perguntas Frequentes| 156 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

156 comentários

  1. Rosinéia disse:

    Olá, um dente meu antes da presa do lado direito é pra trás.
    Você acha q eu vou precisar usa o aparelho chamado “freio de burro” ??

    • admin disse:

      Olá Rosinéia

      Se você fala de aparelho externo, a resposta é não. Aparelho fixo resolve seu problema com facilidade.

  2. Eloisa Silva disse:

    O que minha dentista aconselha é ir ao consultório pra que removam a peça.

  3. Morenna disse:

    – Na Verdade , Cada Caso é Um Caso , Creio Eu Que Os Dentes Doem Mais Onde é Torto , e Acredito eu Que Muitas Pessoas Não Sentiram Dor Ou Só Incomodou e Tal , Cada Caso é Um Caso As Vezes Não Sentiu Dor Porquê No Seu Caso Não Era Torto Era Outra Coisa Ou Só Colocou Por Estética ..
    Por Quê No Meu Caso , NOSSA DÓI Muito .. Elásticos , Triângulos e Tal ..

  4. Daniel Caieiras disse:

    Estou a 1 ano e 3 meses sem fazer manutenção no meu aparelho,que já uso a 6 anos.Fui a uma dentista pra retirar e ele disse que meus dentes podem cair por estar a tanto tempo sem manutenção.Estou muito preocupado.Por favor,essa informação procede??

    • admin disse:

      Olá Daniel

      Dificilmente isso será verdade. Dente não cai assim.

      • Daniel Caieiras disse:

        Obrigado,fico mais tranquilo!Quanto a não colocação de contenção,o risco de movimentação dos dentes é muito grande?Essa mesma dentista não põe contenção,apenas tira o aparelho…

  5. Eliana Oliveira disse:

    Olá, estou fazendo um tratamento ortodôntico a quatro meses e a dentista apenas troca as borrachinhas do aparelho, li que apenas no final do tratamento por ser fio mais calibroso se demora mais a trocar, antes de tomar uma medida mais drástica gostaria de mais informações sobre o que eu posso exigir na minha manutenção, pois acho um absurdo pagar 90 reais pra ir lá todo mês apenas trocar a liga, e ás vezes ela exige que eu volte em intervalos de 15 dias!!! Eu posso exigir pelo menos uma limpeza básica na monha manutenção? Pois sei que uma limpeza mais profunda se paga por fora. Desde ja agradeço.

    • admin disse:

      Olá Eliana

      Limpeza nunca está incluída no tratamento.

      Exija saber que tipo de arcos ela está usando, quando pensa mudá-los e exija que ela em cada consulta faça uma avaliação do estado da dentição e que discuta com você a evolução que teve desde a última consulta (essa última parte é super importante!).

      Se a dentista não concordar fazer isso, mude de profissional imediatamente.

  6. Leila disse:

    Uso o expansor palatino,e Ainda não faço ativação.
    Ontem a noite percebi que o anel fixo no Pré-molar direito estava solto.
    A dúvida é: O expansor palatino quebrou?Ou apenas descolou,e o dentista pode colar a peça de novo?

  7. susiane disse:

    coloquei o aparelho fixo só na parte superior. gostaria de saber o que eu faço pra aliviar as dores e os ferimentos nos lábios.

    • admin disse:

      Susiane, para aliviar a dor pode usar um analgésico simples (desses para a dor de cabeça). Para os ferimentos na boca, use silicone dentário para cobrir os brackets e impedir que façam atrito com o interior da boca.

  8. Lukas Nunes disse:

    já aconteceu de se soltar e eu engolir mas nunca aconteceu nada

  9. Thafreitas disse:

    Infelizmente estou quase 1 ano sem fazer a manutenção do aparelho que problemas isso pode causar a meu tratamento??

  10. Fabiana disse:

    O meu dói de mais, principalmente quando a dentista colocou a corrente, não consigo nem mastigar nada é uma tortura.

  11. jose lafaete magalhaes silva rocha disse:

    qual o tipo de escova adequada para o aparelho?

    • admin disse:

      José, o seu dentista pode indicar escovas apropriadas. Senão veja numa farmácia.

      Mas, na verdade, uma escova normal dá perfeitamente.

  12. Danielle disse:

    Olá, tenho 8 meses sem dar manutenção no meu aparelho,isso pode causar algum problema?

  13. Fernanda de Almeida disse:

    Olá!
    bom eu queria saber se doí pois vou colocar e estou comum pouco de medo….
    queria saber também qual borrachinha devo usar pois sou morena e eu não sei qual combine comigo dai-me uma dica ai por favor…….OBS: Obrigada pela atenção

  14. Lucca Nascimento disse:

    metira doi sim. n de momento mas com o tempo machuca a bochecha, morder a lingua doi mais e outras coisas mas em conpensação depois os dentes ficam prefeitos

  15. Márcio disse:

    Olá. Algum tipo de ferro ou latão em contato com o aparelho causa um pequeno choque, o que seria isso?

  16. maria eduarda disse:

    oi vou viajar pra roma passar na medi 1 mes e meio isso vai interferir no meu tratamento com o aparelho fixo na questão de manutenção e tal?

  17. Maria Silva disse:

    Eu vou por meu aparelho daqui a 3 dias e estou com muito medo ,quando eu for comer algo,quando e for escova meus dentes!

  18. Amanda disse:

    Olá, Meu fio escapou da borracha e fica se movimentando direto, é normal isso?

  19. Carmem disse:

    Olá, tenho maior cuidado com o meu aparelho fixo e o estou usando há mais de 2 anos, mas acho que mordi o caroço de pipoca e o dente tá doendo, e o fio de metal do aparelho está fora do lugar. Só tenho consulta daqui a 10 dias! O que fazer?! Vai ter que remover todo o aparelho para consertar um só dente?!

    • admin disse:

      Se o dente quebrou, basta tirar o arco e proceder ao tratamento. É bem simples, não fique demasiado stressada.

  20. Nizandro disse:

    Uma peça de aparelho soltou será necessário retirar todo aparelho para consertar

Escreva aqui o seu comentário