Cuidados com o Aparelho Dentário

Os cuidados com o aparelho dentário, são uma temática que por vezes alguns dentistas se esquecem de mencionar aos seus pacientes. Nalguns casos porque os cuidados em si não têm de ser assim tantos quanto isso, noutros por puro esquecimento. De qualquer forma iremos abordar essa questão, para que os que nos lêem fiquem devidamente esclarecidos.


Cuidados com o aparelho dentário

Como já referimos, os cuidados com o aparelho dentário não têm de ser assim tantos, mas convém que você saiba de que formas pode proteger esse seu investimento de modo a não gastar dinheiro desnecessário em manutenções corretivas. Devemos salientar que uma coisa são os cuidados a ter com o aparelho dentário, outra totalmente diferente, são os cuidados de higiene ou alimentação que você deve ter se usa aparelho. Nesse artigo apenas falaremos dos cuidados com o aparelho em si.

Lista dos cuidados mais básicos

Passemos então a listar de forma mais clara o que você deve e não deve fazer com o seu aparelho:

  • Tenha uma higiene oral mais cuidada – se todo o mundo deve ter uma higiene oral minimamente aceitável de modo a proteger a sua saúde oral, quem usa aparelho deve ter ainda mais cuidados, pois o aparelho dificulta a manutenção de uma higiene normal e até proporciona a acumulação de bactérias e restos de comida que são nocivos para os seus dentes. Assim para mais informações aconselhamos a que faça o download do nosso guia grátis da higiene oral para quem usa aparelho dentário (veja o formulário na coluna ao lado)
  • Não mexa no aparelho – o aparelho é seu e está ali na sua boca e a curiosidade é tão grande em mexer em tudo aquilo. Pare! Resista a essa tentação, não mexa nem nos arcos, brackets e outros dispositivos que tenha agregados aos seus dentes. Se o fizer que seja apenas por indicação do dentista e com a devida “autorização”. O risco de você danificar todo o aparelho, ou até se magoar seriamente é grande, principalmente se você ficar cutucando com objetos afiados como canetas, facas e outros.
  • Tente evitar chocar com o aparelho – pode até parecer estranho, mas as quedas e outros acidentes em que o aparelho pode sair danificado são mais comuns do que muita gente imagina. E aqui o problema principal nem é proteger o aparelho, é você mesmo que deve estar mais protegido(a), pois qualquer choque (imagine por exemplo com uma bola), pode danificar o aparelho, mas de certeza que vai “causar estragos” em você (os brackets têm arestas que num contacto muito acentuado com o interior da sua boca causam ferimentos).
  • Não tente remover o aparelho em casa – infelizmente existe atualmente uma nova tendência: retirar os brackets do aparelho em casa. Os “meninos” se cansam de usar aparelho e vai daí decidem retirar com um alicate. Não faça isso! Saiba que pode muito facilmente quebrar um dente, cortar uma gengiva, ou ferir os lábios. Além disso essa é uma atitude irresponsável que pode comprometer todo o tratamento ortodôntico, uma vez que, além de dever ser o dentista a decidir quando deve acabar o tratamento, depois de retirar o aparelho fixo você tem de usar um aparelho de contenção. Repetimos porque nunca é demais: por motivo algum tente retirar por si mesmo(a) o aparelho!

Os mitos acerca do uso e manutenção do aparelho

Só por curiosidade, apresentaremos nesse artigo mais algumas dúvidas que são autênticos mitos acerca dos cuidados com o aparelho dentário. Repetimos, isso são mitos apenas:

  • “se eu usar aparelho metálico tenho mais probabilidade de apanhar com um raio?” – bom, as probabilidades de você levar com um raio são as mesmas quer você use aparelho ou não. E elas são muito, mas mesmo muito reduzidas. Você ganhar a loteria é bem mais provável.
  • “o aparelho interfere com as ondas electro magnéticas?” – a não ser que você carregue um poste de alta tensão às costas, a probabilidade de você interferir com campos electro magnéticos é nula
  • “o celular pode se estragar com o aparelho” – pode, se você morder o celular, o que não parece que aconteça frequentemente. Portanto relaxe, aparelho dentário e celular funcionam bem na mesma pessoa, mas afastados um do outro.

E aqui fica um breve resumo dos cuidados com o aparelho dentário, o resto é ter senso comum e não fazer nada que não faria se também não tivesse aparelho.

Tem algo a acrescentar? Use o formulário em baixo.

157 comentários acerca de: “Cuidados com o Aparelho Dentário

  1. eu posso colocar só a parte de cima do aparelho,e depois coçocar a de baixo? ou é obrigatorio colocar os dois?

    1. Olá Monica

      Só em casos muito específicos não se coloca aparelho em ambas as arcadas. Não é obrigatório colocar nos dois, mas quase 🙂

  2. Olá, eu tenho 11 anos e vou ter que pôr aparelho e gostava que me dissesem se doí no comer e no escovar os dentes.
    Quando poder me respondêm.

    Bj.

    1. Olá Diana

      Se você se ingerir alimentos moles, não dói. Caso morda tudo como antes (mesmo coisas duras), é garantido que vai sentir dor!
      Durante a escovagem não dói.

      1. Pow que nada manow doi nada nao tipow vc vai sentir so os primeiros dias dps vc vai ate esquecer que tem aparelho po coloquei faz pouco tempo agora e nao senti quase nada bobeira pura estou min alimentando normalmente…

  3. quero saber como é ter alergia ao aparelho.pq coloquei e minha vengiga ficou enchada e logo tirei comedo de ser alergia.

  4. tenho 36 anos só agora tiver condição financeira para pode colocar aparelho gente divido eu ter chupado dedo deis e criança até a fase adulta meus dentes de cima ficarão deformados nossa ficou muito feio a ponto de todas fotografia que tiro sempre estou de boca fechada mas feliz mentes hoje graça a Deus to colocando meu aparelho dentário ainda estou na parte da colocação das braquete mais ainda falta as borrachinhas e o arco mas estou muito radiante só de imaginar que breve estrei realizando meu grande sonho de esta podendo sorri nossa isso e tudo pra mim

  5. Aff, vou colocar a parte de cima do meu aparelho amanhã…
    Antes de ontem coloquei as borrachinhas para separar os dentes de traz pra poder colocar os anéis. Só com as borrachinhas já não consegui comer direito… Imagina quando montar o aparelho inteiro! :O
    Nossa… Deve doer mtoo!
    rsrs’

  6. toda vez qui vou fazer manutenção tenho que voutar la de novo por que senpre quebra nos primeiros dias.

  7. Gente, coloquei meu aparelho ontem e ainda está doendo! Dói sim, mas pelo que li é normal, acho que anormal mesmo é não sentir dor!

    1. Olá Kauana

      Não é assim tão grave. Se soltou completamente retire e guarde até à próxima manutenção. Cuidado com o arco que agora deve estar mais solto.

  8. Olá, gostaria de saber se vocês recomendam algum dentista que tenha em SG ou Niterói, de preferência em SG. Preciso de um dentista especializado em pessoas que respiram pela boca. E que não cobre muito caro. Brigado. E mais uma coisinha, se os brackets soltarem … E ficar uns dentes sem e outros com… O que fazer? Retirar? Ou esperar a próxima manutenção ? Mais uma coisa… Respirar pela boca atrapalha no crescimento da arcara né? Precisa colocar aquele aparelho no céu da boca? Ajuda.

  9. Muito bom!!! vou me sforçar ao maximo para seguir corretamente todas as dicas. Me ajudou muito em algumas duvidas que eu tinha sobre o aparelho.

  10. uso aparelho a um mês e essa historia que doi muito eu ainda não senti nada apenas umas dores nos dentes da frente mas isso é nomal por causa da liga deles dois.

  11. ola gostaria de saber porque que tem que colocar uma massinha no ultimo dente…fica tipo um dente e horrivel pra comer..

  12. Óla , botei aparelho faz dois dias , e hoje a parte de trás estava incomodando muito , então eu resolvi mexer e caio a liga de um dente , iaê , oq eu faço??

  13. so sofri nos 2 primeiros dias mais o ultimo aparelho do dente ta machucando demais oq eu devo fazer?

  14. Em relação a pasta de dente..qual pasta dentária éh melhor para o aparelho?….e se poder dizer qual a marca melhorsinha?

    1. Olá Mari

      Há algumas específicas, mas que são caras demais e cujos resultados não são nada diferentes das pastas dentífricas normais. Use a que mais gostar e for aconselhada ao seu caso pelo seu dentista.

Comentar o artigo