Arcos do aparelho dentário (tipos e funcionamento)

Existem vários tipos de arcos ortodônticos. de diferentes espessuras, de diferentes composições químicas e até de diferentes formatos, nomeadamente, arcos de formato circular (redondos) e arcos de formato quadrangular (quadrados). Vamos tentar simplificar essa informação, explicando a tipologia de cada arco, e para que servem nos vários momentos do tratamento ortodôntico.


Exemplo da atuação de um arco do início ao fim de um tratamento ortodôntico:

Arco dentário a alinhar os dentes
Arco dentário a alinhar os dentes

Arcos de acordo com força e elasticidade

Quando você começa o tratamento com aparelho ortodôntico, seus dentes são tortos. O arco que se coneta ao seu aparelho deve ser capaz de regressar à sua forma original quando é deformado ou dobrado. A força exercida pelo arco ao regressar à sua forma original é o que move os dentes. Este deve ser flexível e as forças exercidas inicialmente devem ser suaves.

Com os dentes a se endireitarem, o seu ortodontista irá trocar seus arcos por outros mais fortes e que normalmente são menos elásticos. Estes fios mais fortes, mais duros, permitem ao ortodontista ter mais controle sobre os movimentos de cada dente. Muitas vezes, esses fios posteriores têm características que permitem que o ortodontista coloque curvas permanentes no arco, se ele pretender mover os dentes de forma individualizada.

Tamanhos e formatos dos arcos

Exemplos de arcos quadrados e redondos
Exemplos de arcos quadrados e redondos

Quando o seu ortodontista falar sobre o “tamanho” de um arco, ele está se referindo a seção transversal ou à espessura do arco. Considerando arcos feitos de materiais idênticos, quanto menor for a secção transversal, mais elástico e menos rígido o arco será. Os arcos vêm em dois tipos de seções transversais: 1) Redonda e 2) retangular. Fios redondos são obviamente redondos na secção transversal. Fios rectangulares podem ser quadrados ou rectangulares na seção transversal.

Nos estágios iniciais do tratamento, são utilizados os arcos redondos para nivelar e alinhar os dentes. Isto é porque quando se considera arcos feitos de materiais idênticos, arcos redondos são mais elásticos e assim o ortodontista será capaz de exercer movimentos em todos os seus dentes sem o arco saltar fora dos brackets. Se ele usa um arco que é demasiado rígido e tenta amarrar o fio do arco a um dente realmente torto, o fio vai colocar muita pressão sobre o suporte, e o suporte pode romper e danificar o dente.

Depois dos dentes estarem mais alinhados, os ortodontistas geralmente avançar para fios retangulares. Uma vez que o entalhe do suporte de arame é rectangular, um arame rectangular encaixa no suporte como uma mão se encaixa numa luva. No início, o menor fio retangular pode ser como uma pequena mão em uma luva grande. No entanto, até ao final do tratamento, o fio rectangular pode ser mais parecida com a mão grande em uma luva grande. Encaixando perfeitamente no suporte, o fio retangular controla o movimento dentário melhor do que um fio redondo, permitindo fazer retoques mais detalhados no alinhamento dentário.

Tipos de materiais usados nos arcos

Atualmente os arcos são fabricados essencialmente em 3 ligas metálicas distintas:

  • Aço inoxidável
  • Níquel e Titânio
  • Cobre, Níquel e Titânio

Falemos agora das características, vantagens e desvantagens de cada arco.

Aço inoxidável

Características: liga que tem uma força tremenda e tem a capacidade de imprimir/sofrer imensa pressão.
Vantagens:
– quando usados para eliminar espaços entre os dentes, estes arcos permitem que os dentes se movam em simultâneo e de forma “mais” paralela, facilitando o alinhamento dos dentes
– um arco de grande espessura permite mover o dente e a raíz ao mesmo tempo para a posição ideal
– podem ser dobrados para dar um toque pessoal a cada alinhamento, permitem movimentos específicos dos dentes de cada paciente
Desvantagens:
– o aço pode sofrer distorções (por exemplo quando o paciente morde alguma coisa que deforma o arco, ele não desentorta por si só)
– não é muito flexível, sendo por vezes difícil encaixá-lo nos brackets

Níquel e Titânio

Características:
São arcos muito flexíveis mas que não se podem deformar. Esta liga tem “memória”, significa isso que ele quer sempre voltar ao tamanho original em que foi concebida. é normalmente usada no início dos tratamentos.
Vantagens:
– os arcos redondos, podem ser “dobrados”, mas não deformados de forma a poderem ser colocados nos brackets mesmo estando estes desalinhados.
– à medida que o arco tenta voltar ao formato inicial, os dentes são alinhados
Desvantagens:
– estes arcos não podem ser dobrados sem ser aquecidos, nesses casos eles ficam moles demais e não movem os dentes
– estes arcos são “quebradiços”, podem quebrar se forem deformados várias vezes

Cobre, Níquel e Titânio

Características:
São arcos que mudam de configuração de acordo com a temperatura a que são sujeitos. As variações entre o quente e o frio, mudam a sua configuração. Normalmente são usados nas fases iniciais dos tratamentos.
Vantagens:
– arrefecer estes arcos permite que o dentista os deforma de maneira a poder colocar na boca do paciente
– à medida que o arco aquece começa a exercer força, movendo os dentes de maneira a alinhá-los
Desvantagens:
– não podem ser dobrados sem ser aquecidos previamente, tal como os arcos de níquel e titânio
– estes arcos podem quebrar se forem “dobrados” várias vezes

Ainda tem mais alguma dúvida referente a essa questão? Use o formulário em baixo.

117 comentários acerca de: “Arcos do aparelho dentário (tipos e funcionamento)

  1. Bom, estou usando aparelho dentário á uns 5 meses, e tenho dúvidas sobre as borrachinhas . Queria saber quando vou poder utilizar o aparelho trançado, que não deixa nenhum espaço entre os dentes. bjo.

  2. Ola! Tenho dois dentes bem tortos para dentro da boca.
    eles estão cada um no fundo da boca.
    na parte inferior.
    e minha dentista colocou o arco nos dentes da frente, e no fundo ela colocou dois pequenos pedasos do arco.
    So que os dois pedasos quebrou e eu engoli.
    liguei para o cosultori
    , e ela me desse que nã tem nenhum perigo.
    vcs pode me diser se issi é verdade?
    Estou correndo algum oerigo por ter engolido os pedaços do arco?

  3. minha dentista usa um tipo de elástico no lugar do arco metálico, gostaria de saber se esse método tem o mesmo efeito que o convencional.

    1. Uma coisa não substitui a outra. O arco de certeza que está lá, só que está escondido pelos elásticos.

      1. Na verdade não. É um elastico reto, 2 tiras que se ligam no braquetes como se fossem o arco. Sempre achei estranho, mas achei que era um outro tipo de método.

  4. Fiz extração dos pre molares superiores acho que ja faz um ano, e no momento uso o arco + o que eles chama de Corrente, porque ja fazem meses ta demorando muito pra fechar… ainda em um espaço de 2mm, e 1mm dos lados mais ou menos… Hoje ela trocou o aro por um “mais grosso” porque disse que dava mais “pressão”, isso ta certo? tem outra maneira que possa fazer com que os espaços fechem sem ser as correntes?

    Obrigada.

    1. Não, as correntes como refere são o que se usa para fechar diastemas (espaços entre dentes). Quanto à escolha do arco, com certeza o seu dentista sabe o que está fazendo, você tem de confiar 🙂

  5. Olá, uma das minhas borrachinhas caiu,e eu quero saber se a falta dela trará algum problema no tratamento até a próxima consulta.

  6. Bom, estou usando aparelho ha oito meses, ainda não passei para os fios retangulares. Isso é normal? Generalizando, com quantos meses mais ou menos eles começam a ser usados? Obg

    1. DEpende, tem casos em que apenas após anos de tratamentos. Os arcos rectangulares se usam no fim do tratamento, por isso após 8 meses parece ainda cedo.

  7. Gostaria de saber para que serve o aparelho trançado, e se é normal só sentir dor no início do tratamento, doeu uns 3 dias e de lá pra cá nunca mais doeu, já fui a 4 consultas…

    1. Se estiver falando das borrachas que unem os brackets todos, então essas borrachas servirão para eliminar diastemas (o espaço entre os dentes).

  8. Uso aparelho há 1 ano e pouco e esse mês o dentista deu duas voltas no fio na parte de cima em que essas voltas sobem entre a gengiva e a bochecha até lá em cima, pra que serve isso?

  9. Olá,

    Pretendo colocar aparelho estético gostaria de saber se existe o fio estético também? Se existe qual é o nome do fio?

    1. O arco estético não existe. O que existe é arco pintado a branco que parece estético e disfarça muito mais que o que tem cor de metal.

  10. Olà tenho uma duvida grande , tenho um dente que ele nasceu quase no meio do meu “ceu da boca ” , e eu estou usando aparelho a quase um ano meu dentista sempre coloca o aparelho passando o arco nele so que ele ainda nao moveu 1 cm esta no mesmo lugar . Isso é normal ? O que devo fazer? (Nao quero extrair)

    1. Não é normal. Mas, repare que um dente nessa posição pode ser tremendamente complicado de mover. Tenha paciência e nã dúvida explique ao seu dentista qual é a sua preocupação, temos a certeza que ele terá todo o gosto em explicar pra você qual o estado do seu tratamento.

  11. Quando fazemos a manutenção, a(o) dentista(o) aperta o arco, diminuindo seu tamanho e cortando ele ou troca por um mais forte do mesmo tamanho do anterior?

  12. Ola, precisei tirar o fio dos brakets, para fazer um canal no dente, ainda faltam 15 dias para a manutenção, terei algum problema se esperar 15 dias sem o fio?

  13. Bom dia!

    Estou no final do meu tratamento ortodôntico e nas últimas consultas venho tendo dúvidas, pois ao colocar o último fio nos dentes inferiores, o meu dente 42 entortou, foi para frente, e faz 3 meses que a minha dentista está tentando fazê-lo voltar para o lugar, ela lixou os lados do dente, inverteu o brackets, só que eu não vejo nenhuma mudança, e pior, meu dente 41 movimentou um pouco para trás. Gostaria de saber se esses procedimentos são os corretos.

    Obrigada!

  14. Uso o aparelho há 1 ano e alguns meses, e eu vou tirar ele em Dezembro ,ele se ajustou, porém meu sorriso não fica bonito, pois minha arcada dentária de cima é a unica que aparece, juntamente com minha gengiva, e na opinião não deixa meu sorriso algo bonito, já que minha arcada de baixo não fica a mostra. Estou usando um fio retangular 19. Meu sorriso vai ficar bonito, e normal como o de todos? Tem alguma medida que posso tomar para acelerar o processo?

    1. O melhor será discutir os detalhes do seu tratamento com o seu dentista. Sem ter mais dados fica complicado responder.

  15. Olá,
    Coloquei o aparelho na parte inferior e tenho um dente que está um pouco atrás dos outros e minha dentista não passou o fio nesse dente.Meus dentes já começaram a se mover. Como será o processo para passar o fio neste dente que está mais atrás?
    Obs: Coloquei o aparelho na parte inferior há pouco menos de um mês e senti uma pequena movimentação dos dentes.

    1. O processo não é simples de explicar. Mas, quando chegar a hora o fio será preso a esse dente. Relaxe.

  16. Coloquei aparelho a dois meses. E extrair os pre molares. Ainda uso fio redondo. Mas ja notei mudanças no dentes de cima. Sou bicuda! Com quanto tempo irei usar as correntes e quanto tempo meus dentes irá volta um pouco?

    1. O tempo de uso das correntes depende da rapidez com que os dentes se juntam. Depende de pessoa para pessoa.

Comentar o artigo