AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário removível

O aparelho dentário removível é especialmente indicado para tratamentos ortodônticos em crianças, não sendo frequente o seu uso em adultos. Também se coloca o aparelho removível em casos de desalinhamento dentário muito ligeiro e que não requer técnicas mais avançadas como no caso dos aparelhos fixos.


Como é um aparelho dentário removível?

Este tipo de aparelho dentário é provavelmente dos mais simples que existem atualmente, para melhor compreensão do que compõe o aparelho removível, observe a figura do lado.
Como poderá verificar esse aparelho dentário, é composto de uma parte acrílica que serve de “encaixe” no céu da boca e uma parte metálica que se posiciona nos dentes.
O aparelho removível pode ser colocado em ambas as arcadas, embora seja muito comum vê-lo apenas no maxilar superior.
As características principais são notórias: é provavelmente o aparelho mais simples e mais barato que se pode encontrar atualmente; tem custos de manutenção muito baixos; é muito confortável sendo muito fácil de retirar e voltar a colocar.

Para quem é recomendado o aparelho removível?

Esse aparelho não foi concebido para poder suportar forças muito elevadas na movimentação dos dentes. Assim, é especialmente recomendado para crianças (cuja dentição definitiva já erupcionou ou não) e para jovens cujo desalinhamento dentário é muito ligeiro.

Não recomendamos o uso de aparelho removível em adultos para os quais será provavelmente mais indicado o aparelho fixo convencional de elásticos, ou por exemplo o aparelho de brackets autoligáveis. Também achamos que não será a melhor opção no caso de você ter um desalinhamento dentário demasiado severo.

E qual o preço desse aparelho?

O aparelho removível como já dissemos é o mais barato que existe de momento. Isso é possível porque tem um formato muito simples, de custos muito baixos, manutenção muito acessível e os materiais utilizados na sua concepção são também dentro de valores abaixo de outro tipo de aparelho dentário.

O preço do aparelho dentário removível situa-se entre os 300 e os 1000€, ou seja, aproximadamente entre $700 e $2000 Reais, só pelo aparelho (para as duas arcadas). A esse valor você deverá acrescentar as manutenções, que em regra têm uma periodicidade parecida com a do aparelho fixo, ou seja, todos os meses e ainda todos os exames prévios.

A conclusão óbvia é que se trata de um aparelho muito acessível quando comparamos os preços dos aparelhos dentários que existem no mercado.

Como é usar o aparelho removível?

Os primeiros dias com esse aparelho não representam uma mudança assim tão grande em relação à ausência de aparelho: a pressão que ele exerce é muito suave e dificilmente causa dor. Pode isso sim provocar uma certa estranheza por você ter algo estranho em sua boca e isso é particularmente perceptível no aparelho superior que fica “colado” ao céu da boca.

A sua fala vai se alterar, pois esse “corpo estranho” não deixará que as palavras sejam pronunciadas da mesma forma. Assim, terá de arranjar estratégias para poder falar o mais corretamente possível. Isso assume especial importância em crianças, pois elas sentem frustração ao falar de forma “esquisita” e esse fenómeno é algo que deve ser monitorizado pelos pais muito de perto.

Então devo escolher o aparelho removível?

A resposta será positiva se você se enquadrar dentro do público alvo referido inicialmente no artigo. Repare que há opções bem mais indicadas para desalinhamentos em jovens e adultos como o aparelho convencional ou o Damon System. Apesar de ser barato esse aparelho tem uma eficácia muito baixa para dentes muito “incertos” ou quando aplicado em adultos.

No caso das crianças será provavelmente a escolha mais indicada e a menos agressiva, no entanto deve estar atento a que ela não passe o tempo retirando o aparelho, ou mesmo manuseando demais podendo danificá-lo. Sem essas precauções porá em causa todo o tratamento ortodôntico.

Ainda tem alguma dúvida acerca do aparelho dentário removível? Use o formulário em baixo.

Artigo atualizado em 2-02-2013| Arquivo: Tipos de aparelhos| 190 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

190 comentários

  1. Alexsandra disse:

    Quanto tempo por dia te.ho que ficar com este aparelho?

  2. Larissa Renata Cunha Moreira disse:

    eu usei por muito tempo o aparelho fixo quando ja estava no final do tratamento passei usar o movel so que como sou muito cuidadosa acabei perdendo ele e nao posso ficar sem ele por que ele tava aliando meus dentes e nao tenho ums clinica que faca ele sem ser pacientes deles gostaria de saber se vcs fazem sem ser paciente dai e quando sai ele. obrigado desde ja

  3. Daniel disse:

    Olá. Quando eu era pequeno usei durante seis anos um aparelho amovível. Depois já estava farto e o desalinhamento era pequeno. Então desisti assumindo que ficaria com apenas um dente minimamente torto. Agora com os dentes do ciso a nascer já há alguns anos, toda a parte da frente está a ficar desalinhada. Para voltar a alinhar tenho que usar aparelho fixo ou pode ser um amovível? E no caso de ser fixo, também atrapalha a fala?
    Abraço
    Daniel

  4. rosa helena disse:

    meu filho tem 7 anos e esta usando o aparelho movel mais ele tem bruxismo eu tenho medo que ele durma com o aparelho e possa engolir o dentista dele desse q nao mais tenho medo o que eu devo faser??

  5. Vanessa Prata disse:

    Olá..

    Eu tenho 26 anos e estou usando o aparelho fixo há 4 meses pois tenho a mordida cruzada, vi aqui a pesquisa falaram pra colocar em primeiro lugar o imovel e depois colocar o aparelho fixo? Os meus dentes nao estão muito torto, so tenho a mordida cruzada esquerda. Estou com muita duvida, será que estou usando o aparelho fixo sem imovel vai funcionar os dentes?

    Desde já agradeço.

    Vanessa

    • admin disse:

      Olá Vanessa

      Você colocou o aparelho móvel segundo o que deu para entender. Não quer dizer que não seja eficaz, pode ser para casos simples. Na nossa opinião o fixo é sempre melhor opção.

  6. mateus disse:

    como eu compro o aparelho removivel ????

  7. olivo junior disse:

    Minha tem sete anos e usa aparelho móvel na parte de baixo da boca . Tenho medo de ela engasgar com aparelho pois ele pequeno comparado ao de cima e fica soltando fácinho( não fica bem preso), existe este risco ou não ? Outra coisa : esta nascendo um dente por traz da arcada dentaria inferior da boca, neste caso o que normalmente é recomendado ?

    • admin disse:

      Olá Olivo

      Descanse dificilmente tal coisa aconteceria (a criança sufocar com aparelho dentário).
      O dente que está nascendo desposicionado poderá ser extraído ou movido para o local certo, tudo depende das condições em que está erupcionando e do caso da criança.

  8. esther disse:

    olá,uso o fixo e o móvel foi horrivel no começo,o gosto e o cheiro me davam vontade de vomitar mais agora está bem melhor!

  9. Laurinda disse:

    Aparelho removível é ridículo. Não permitam que coloque. É humilhante e idiota.

  10. Gleison disse:

    Tenho bruxismo, fui buscar ajuda em duas dentistas diferentes um me indicou aparelho ortodôntico móvel e outra me indicou aparelho fixo.
    Qual e o mais recomendado?

    • admin disse:

      Olá Gleison

      Não podemos especificar, pois desconhecemos o seu caso. Normalmente o aparelho móvel é o mais usado para o bruxismo.

  11. Marina disse:

    Bom dia, estou com serios problemas com uso do aparelho fixo.
    Já é a segunda vez que tento iniciar tratamento com aparelho fixo, e faz dois anos que estou usando pela segunda vez, somente em cima.
    Tenho dentes encavalados no parte interna da minha arcada superior, mas não é algo vísivel. Coloquei aparelho fixo para resolver este problema e leves espaços nos meus dentes da frente e laterais da arcada superior…
    mas acontece que nestes dois anos não alterou nada a não ser o espaço da frente… outros profissionais aos quais consultei disse que o tratamento está demorando demais… e me sugerem trocar de dentista…
    acontece que não aguento mais ter problemas com relação a aparelho e não quero mesmo começar tudo de novo.
    então minha dentista me sugeriu colocar smente uma contenção fixa em cima e usar móvel em baixo já que o uso do aparelho só na parte de cima me causou prognatismo.
    Seria essa uma boa solução? Não espero muito mais do aparelho, nem quero demandar de mais tempo, dinheiro e desgaste neste sentido… mas quero saber se a solução que ela me aprensentou, sera eficiente no sentido de não regredir o pouco progresso na arcada superior e o aparelho movel em baixo sera eficiente para concertar esse prognatismo sem prejudicar a de cima. Espero muito que possam me ajudar e desde já agradeço.

    • admin disse:

      Olá Marina

      Não seria responsável da nossa parte emitir uma opinião num caso tão complexo e sem conhecer o seu caso. Lamentamos.

  12. danielle disse:

    depois de dois anos de tratamento, o dentista me disse que a minha arcada não vai descruzar , só irá descruzar com um aparelho ortopédico, porque é justamente os segundos molares que saõ mais cruzados. esse aparelho é muito caro ? qual tipo de risco eu posso ter usando esse tratamento ?

  13. Patricia disse:

    Olá. Usei o aparelho fixo por duas vezes já. Tirei mas meus dentes abriram um pouquinho (os 4 incisivos superiores). Aí para naocolocar novamente esse aparelho minha orto recomendou o móvel e estou usando, já que meus dentes se mechem até empurrando com os dedo e retornam. O aparelho móvel vai conseguir apertar esses dentes e fazer com que feche esses espacinhos ficando todos unidos? Estou com 24anos.

  14. Elibio disse:

    bom dia!

    meu caso meus dentes eram p/ dentro usei aparelho 1 ano e meio, comecei usar o aparelho de contenção como meus dentes eram p/ dentro qual aparelho de contenção indicado? o que estou usando e aquele que passa o fio em frente aos dentes esta correto? pensando assim não tem nem uma proteção p/ os dentes voltarem pois o fio passa na frente e não atrás dos dentes, mas como não intendo sobre ortodontia estou perguntando, obrigado.

    • admin disse:

      Olá Elibio

      Aparentemente você está usando uma contenção móvel. É um aparelho muito fiável, mas que obriga o paciente a ser muito disciplinado no seu uso. Se você não passar a vida retirando ele, vai ver que os dentes se manterão no lugar sem problema.
      Há outros tipos de contenção como a fixa e até a invisível, é tudo uma questão de ser mais ou menos convenientes ao seu caso (e até depende se o dentista tem formação para colocar esse tipo de contenção ou não).

  15. Juliana Souza disse:

    eu uso um aparelho igual a esse nos dentes de cima e nos de baixo ele tem uma mesa em casa um pra mim nao apertar os dentes porque tenho bruxismo mas tenho 24 anos esse aparelho esta certo ou nao?

  16. Miguel Joao disse:

    Olá galera, usei aparelho fixo durante 2 anos e estou á 1 semana usando aparelho movel, mas olho para o espelho e tenho a sensação de que meus dentes estão cheios de espaços novamente, não sinto meu aparelho fazendo força sobre eles, será normal? O ferro da frente dele deveria estar no meio dos dentes, cima ou um pouco mais abaixo? o que faço? me ajudem por favor!

  17. Manuel disse:

    Boa noite, usei aparelho fixo durante dois anos e à cerca de pouco menos de um ano uso aparelho removível. Encontro-me fora do país e acontece que nos últimos dias, o parelho tem me feito doer o céu boca. Será que existe alguma coisa que possa fazer? é aconselhável continuar a usá-lo ou é melhor parar?

    Obrigado, desde já!

  18. ANDREIA disse:

    Tirei o fixo tem dois meses e coloquei o movel sendo que, o aparelho tem dois ganchos (uma curva em formato de u)esta curva tem dente certo para fica tipo os caninos ou um lado pode ficar no canino e o outro no meio entre dois dentes e aquiela parte que fica no ceu da boca ele encosta toda pois o meu fica muito a fastado do ceu da boca e fico salivando muito isto esta correto?

    • admin disse:

      Andreia, não deu bem para entender, mas se tem duvidas se o aparelho é o adequado, pergunte ao seu dentista.

  19. kerolayne cristina disse:

    eu tenho a mordida aberta eo dente para frente sera que posso usar aparelho movel inves de fixo

  20. Andréa Lipú disse:

    Olá.USei aparelho fixo por 5 anos e meus dentes tinham diastema só que minha dentista não fez nenhuma outra contenção.Não sei se foi erro dela na hora de fazer o molde do aparelho móvel,pois no dia ela estava apurada,não consigo usar o aparelho móvel que ela me fez usar.Machuca o céu da minha boca,fica parecendo que comi um pacote de salgadinho sozinha de tão sensível e as vezes vira ferida.Comentei meu incomodo e ela não simplesmente disse que não podia fazer nada e que eu tinha que usar o aparelho 24hs. Como usar o aparelho se me machuca?Cirurgia disk fica feio e meu dente está abrindo de novo.Não sei o que fazer,preciso dos meus dentes bonitos mas quero outras formas de aparelhos? Existe outro procedimento a ser feito?

    • admin disse:

      Andréa, você tem direito a uma contenção que não magoe os seus dentes. Exija isso da dentista.

Escreva aqui o seu comentário