AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário no céu da boca: o expansor palatino

“A dentista do meu filho falou que ele tem de usar um aparelho dentário no céu da boca. Achei estranho. Isso procede?”

Autor: Geraldão – Fortaleza


Acerca dessa pergunta:

Um dos aspectos que mais preocupa os dentistas e que muitas pessoas por vezes ignoram é que cada tratamento ortodôntico é único, pois cada pessoa tem especificidades quer fisionómicas, quer pessoais, muito particulares e que requerem a existência de um vasto repertório de técnicas que viabilizem a colocação do aparelho dentário.

A nossa resposta:

O aparelho dentário que se coloca no céu da boca é comummente designado dessa forma pela maioria das pessoas, mas a sua designação mais técnica é a de disjuntor ou expansor palatino fixo. A menção ao facto de se usar no céu da boca tem a ver com a sua característica mais notória que é a de ficar fixo em dentes opostos da arcada mas sempre “grudado” ao céu da boca.

Será importante referir para que serve esse tipo de aparelho e porque razão algumas pessoas têm de o usar. A necessidade de usar esse tipo de aparelho, tem exactamente a ver com o facto de cada caso ser único, como referimos anteriormente. Assim, algumas pessoas, não têm espaço suficiente para os dentes se moverem durante o tratamento ortodôntico, outras ainda, têm uma configuração da arcada superior que não é a mais adequada. Nesses dois casos em particular, o uso de aparelho no céu da boca é um imperativo, quer seja para criar esse mesmo espaço, ou para dar à arcada um aspecto mais natural.

O expansor palatino fixo serve, como a própria designação indica, para expandir a arcada, empurrando gradualmente dois pares de dentes (ou mais) em lugares opostos da mesma até à posição pretendida. Durante o seu uso, os pacientes podem experienciar algumas dores, em especial no início do tratamento.

Para finalizar, é importante que saiba que no caso de colocar aparelho dentário na idade adulta, a utilização do expansor não é aconselhável, por isso é comum ser recomendado aos pacientes uma pequena cirurgia de modo a que a colocação do aparelho seja viável. Até devemos acrescentar que o expansor palatino deve ser apenas usado por jovens com idade até aos 16 anos, a partir dessa idade pode ser extremamente doloroso colocar esse tipo de aparelho.

Higiene oral para usuários de expansor palatino
Como recebemos muitas solicitações de usuários sobre como higienizar os dentes e a boca em geral, quando se usa o expansor palatino, achamos por bem acrescentar essa informação a esse artigo (embora não seja propriamente relacionado com a questão colocada).
Quem usa o expansor palatino refere frequentemente que é muito complicado higienizar os dentes e que é muito comum ficarem restos de comida “grudados” no aparelho. Ora, uma das estratégias para evitar que os restos de comida se alojem no aparelho e fiquem lá mesmo depois das refeições é beber muita água (mas essa é uma dica para usar durante as refeições).
Como é evidente, se usa este ou outro aparelho dentário deve sempre escovar os dentes após qualquer refeição, nos usuários de expansor palatino, torna-se ainda mais importante fazê-lo, pois a comida que fica presa no expansor provoca mau hálito. Assim, proceda desta forma para higienizar os dentes:

  • escove os dentes após as refeições – sem fazer força excessiva passe a escova no expansor, como que para o limpar também, mas faça-o com cuidado para não se magoar nem deixar a escova presa ao mesmo
  • use fio dentário em todos os dentes, mesmo nos dentes onde o expansor se apoia
  • para finalizar gargareje com enxaguante bucal – é muito importante fazê-lo pois o enxaguante eliminará uma enorme percentagem de bactérias nocivas que se alojam nos seus dentes e em particular no expansor

Uma nota importante, se mesmo depois desse processo você notar que ficou algum resto de comida no expansor, não caia na tentação de “cutucar” o aparelho com objetos estranhos. Além de ser perigoso para você, pois você pode magoar o interior da sua boca ou as gengivas, poderá também danificar ou até deslocar o expansor. Portanto, o melhor mesmo é repetir o processo de higienização até esses restos teimosos saírem.

Ainda tem mais alguma dúvida referente a essa questão? Use o formulário em baixo.

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

1,018 comentários

  1. elaine disse:

    ola, ja estou na fase adulta e estou usando esse aparelho do seu da boca e ouvir de ser que só funciona com pessoas de até 16 anos . isso é verdade? minha dentista esta me enrolando?

    • admin disse:

      Depende da sua idade. O que pode acontecer é o tratamento ser muito mais doloroso.

    • Joicy disse:

      Tenho 34 anos e estou usando este aparelho há 5 dias, a fala que está me incomodando, sou vendedora de uma loja, o resto até que dá para aguentar, não dói nada.

    • maria eduarda disse:

      Ol so eu coloquei o espansor e doi muito eu queria saber se quando eu coloquei.ele ja abre um pouco e o espansor esta me machucando e quando eu como alguma coisa gruda td la em cima

  2. Paula disse:

    vou colocar o meu tenho fobia de dentista se começar a me dar agonia tem com eu tira em casa ou so no dentista

  3. Beatryz Miguel disse:

    Nossa , é horrível coloquei hoje e faz 5hrs q eu to sem come, e muita door eu to ate chorando não consegui come nem presunto e marchimellow! É mto ruim e vou te q usar 6 meses

  4. valeria disse:

    Nossa meu filho colocou esse aparelho, dói muito, corta a língua e pra ajudar a língua ta com afta. Ele esta sofrendo muito. Vou pedir pra dentista tirar é muito sofrimento.

  5. Janine disse:

    Coloquei essa semana, e já não estou mais suportando. Quando coloquei os separados, a dor foi muito intensa, agora com o aparelho, eu não sinto tanta dor… dói mesmo é só na hora que faz a ativação. Estou muito incomodada por conta da minha fala, e por conta da minha alimentação, que está sendo péssima, pois não consigo mastigar nada, e tudo que como gruda no aparelho. Sinto que serei muito zoada na escola por estar falando tudo enrolado kkkkk o que me conforta, é ver os comentários de vocês, passando pela mesma situação.

    • Rafaelaa disse:

      Eu também coloquei e ñ consigo comer mas mesmo assim eu insisto, tenho vergonha também de se zuada na escola, mas eu também penso por um lado positivo porque se eu coloquei e porque realmente preciso e se ta doendo e porque ta funcionando e no futuro eu vou te um bom resultado

  6. cristiane araujo disse:

    nossa to com medo vou colocar dia 20 estou apreensiva

  7. Geane disse:

    E normal doer so um dos dentes que tem o anel?

  8. Aldair disse:

    Coloquei o Irax e não obtive resultados devido minha idade avançada 27 anos, então o dentista (professor) da UNINGA (escola de pós graduação em odontologia em Santa Maria-RS) encomendou do “USA” o Mater ou Matre (não lembro se é bem isso), ele ´um pouco diferente que o irax, o mecanismo é o mesmo, porem ele vai fixado no ceu da boca com 4 mini implantes (parafusos) de 16mm. A dor que eu sinto é algo que nunca tinha sentido, porem parace que está dando resultado, o diastema ainda não abriu hj (5 dias que coloquei) mas o ceu da boca já, sinto formigamento na gengiva proximo aos dentes… vamos ver o que vai dar.

  9. Paola disse:

    Eu tenho 29 anos e a minha dentista me falou que se fosse mais nova seria mais facil.
    Mas irei colocar mesmo assim.
    Voce fala em ser mais doloso porque? Irei sentir muita dor com o espaçador?
    Estou com medo, sera que só assim para resolver os meus dentes, não tem outra maneira?

  10. Vania Brito disse:

    minha filha de 13 anos colocou o extensor esta semana e chora de dor e fome, já que nada mata fome de adolescente; a dentista indicou um analgesico para dor e aguardar ainda bem que são só 23 dias

  11. lauryn disse:

    O meu é no dente da frente, a dentista disse que é pro meus dente de baixo não encostar nos céu da boca, algo assim…
    Será que é preciso isso mesmo ?
    Ela disse que provavelmente ficarei usando ele até o final do tratamento!
    Não quero mais ficar com isso na boca :s

  12. Jeane disse:

    Tenho 36 anos coloquei o aparelho espaçador há 2 meses e em seguida fiz a cirurgia pra expandir meu céu da boca. Com 8 dias da cirurgia meus dentes ja estava separados, aatvando com o aparelho. É uma experiência horrível pq os dentes doem, salivamos muito, fica inchado o rosto, emagrece, ruim pra comer. Mas o q me ajuda a ficar forte é que sei q o resultado final vai ser surpreendedor. E na vida temos que focar nos nossos objetivos né? Estou doida pra tirar esse aparelho. Mas falta pouco, dai irei volta pro fixo pra arrumar os meus dentes.

  13. meu nome e vanessa disse:

    coloquei o aparelho do céu da boca é horrível fica sem comer, coloquei na quinta-feira o meu dentista falou pra mim fica sem comer 72 horas só tó no líquido a minha língua tá toda cortada não sei se vou aquentar já fez ferida na lateiras…. há minha vontade é de tira….estou desanimada

  14. Sara disse:

    Alguem pode me ajudar colokei esse aparelho no céu da boka eh ele eh fechado , nn tou conseguindo comer ???????? eh tenho que me alimentar , oq qui eu faco ? Jah da me dano ate fraqueza por nn consiguir me alimentar ele atrapalha muito ???????? alguém me ajuda ?

  15. dilma disse:

    meu filho tem 8aninhos e colocou este aparelho, estou preocupada co a alimentação …ele terá que ficar 1ano esta sentindo dor mas não sei o grau da dor que ele esta sentido nem como alimenta-lo ou medicar a dor alguém tem uma dica…por favor alguém me oriente,grata.

  16. julia disse:

    Nossa dói muiito, coloquei hoje,não comsigo nem fala,pareço uma pessoa com problemas mentais, sério mesmo, atrapalha super,e sem conta que tenho que comer que nem um Coelho, só com os dentes da frente.. se antes almoçava em 20 minutos, agora almoço em 35.. quem tiver que colocar esse aparelho se prepare e aproveite comer tudo o que tem vontade antes do dentista por

  17. Danielle fernandes disse:

    Muitas pessoas fazem uma tempestade em um copo da água. Cada pessoa sente coisas diferentes, fiquei com muito medo de colocar e nem foi tudo aquilo de dor, nao senti dor na hora de colocar, dói bastante apenas na hora de apertar (quando usei a cada ativação doia mais).nos primeiros dias foi meio ruim de comer mas vc não sente dor na hora de comer só que tem que ficar fazendo movimentos com a cabeça para poder engolir,se vc tomar um remédio para a dor um pouco antes de cada ativação vc não ter a tanta dor depois de um tempo você se acostuma e cada dia consegue comer melhor.

  18. Jocelma disse:

    Estou usando esse aparelho a duas semenas, mas terei q ficar com o hyrax seis meses, no começo é ruim pra falar e comer, mas qando vce vai apertar ele, vce vai conseguindo a falar e comer melhor 😊

  19. Nayara disse:

    Eu estou usando há 20 dias, e no começo foi horrível, não conseguia comer nada e até pra engolir a saliva foi ruim, rsrsrs falar então, parecia uma retardada falando, que nervoso gente, fora que a minha língua está toda cortada!!! Não vejo a hora de tirar essa praga…. Jesus

  20. Sâmya castro disse:

    Esse troço não é de Deus não.
    Tá horrível coloquei ontem e não consigo comer exatamente nada,estou igual a Bezerra só tomo leite.
    E como miojo não aguento mais.

Escreva aqui o seu comentário