AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário fixo

O aparelho dentário fixo, que no nosso site chamamos várias vezes de aparelho convencional (muito porque se trata do aparelho mais usual e que ainda hoje muita gente coloca) é a par do aparelho removível, um dos aparelhos mais massificados do mercado. Milhões de pessoas usam o aparelho fixo e as razões são simples: esse é um aparelho muito simples, eficaz e de manutenção relativamente acessível. Leia esse artigo para saber mais sobre esse tipo de aparelhos dentários.

 

Como é o aparelho dentário fixo?

Há dezenas de anos que o aparelho dentário fixo mais usado por dentistas de todo o mundo é esse: o aparelho fixo de elásticos. A sua eficácia a par da facilidade com que qualquer dentista com um mínimo de formação o manusea, permitiram que se massificasse de uma forma incrível. Ainda hoje é dos aparelhos que mais se colocam em pacientes que procuram efectuar uma correção ortodontica.

O aparelho, como a figura do lado ilustra, é simples e é composto por brackets metálicos que são colados aos dentes, um arco metálico que serve de “guia” para o alinhamento pretendido, elásticos (que podem ser coloridos) que mantêm o arco preso a cada um dos brackets e por bandas metálicas que se colocam em volta dos molares e que servem de “âncora” de todo o aparelho dentário.

Existe uma variação desse tipo de aparelho que tem imensa procura: o aparelho dentário estético. Este é em tudo igual ao aparelho fixo, com uma única diferença: os brackets em vez de serem metálicos são feitos de um material translúcido que faz com que passem facilmente despercebidos. Mas, funcionam exatamente do mesmo modo que esse aparelho dentário.

Para quem é recomendado o aparelho fixo?

A concepção desse aparelho permite que ele suporte forças das mais variadas intensidades. Portanto, é utilizável em desalinhamentos mais ligeiros até aos mais severos, sendo muito eficaz em todos os casos.

Assim, é recomendado para todo o tipo de mordida e a faixa etária que pode usar aparelho fixo é bastante alargada, permitindo que seja usado tanto por crianças como por adultos.

Qual o preço desse tipo de aparelho?

O aparelho dentário fixo, pela sua versatilidade de utilização, facilidade de manutenção e pelo facto de ser constituído por materiais de custo relativamente baixo, acaba por ser um aparelho barato. Aliás, é dos mais baratos que você pode encontrar (a par do aparelho dentário removível).

O preço do aparelho dentário fixo, para ambas as arcadas situa-se entre os 1000 e os 2000€, ou seja, aproximadamente entre $2000 e $4000 Reais. Obviamente a esse valor você deverá adicionar o custo das manutenções, cuja periodicidade é mensal (em regra) e os exames prévios que tem de fazer antes de o colocar.

Como é usar o aparelho dentário fixo?

A primeira semana com esse aparelho é talvez a mais complicada. Os seus dentes que estavam imóveis há anos (na verdade eles sempre se movem um pouco), de um momento para o outro começam a ser puxados sob uma grande pressão. Isso origina desconforto e por vezes alguma dor, mas nada que não seja suportável.

É muito comum nessa fase inicial ouvir os pacientes afirmarem que sentem os dentes moles, isso é perfeitamente natural, mas passará com o tempo.

Também deverá estar preparado(a) para que as arestas dos brackets arranhem o interior da sua boca. Estar preparado quer dizer que você, logo que coloca o aparelho fixo, deverá pedir ao seu dentista cera dentária. Essa cera especial, se coloca por cima dos brackets e impede que estes magoem as suas bochechas e lábios.

Depois dessa fase inicial e criada habituação ao uso do aparelho, você apenas terá a “sensação de ter a boca cheia”, mas terá um dia-a-dia muito tranquilo e totalmente isento de dor. A fala. como é compreensível, sofrerá também algumas alterações, mas nada que com tempo e treino você não consiga superar.

Então devo escolher o aparelho dentário fixo?

Pode até parecer estranho o que vamos dizer, mas antes de o escolher pondere se no seu caso pessoal é possível você colocar um aparelho de brackets autoligáveis, estes são quanto a nós a melhor alternativa ao aparelho dentário fixo, pois reduzem o tratamento até cerca de metade do tempo.

Além disso existe também o aparelho dentário lingual que tem imensas vantagens estéticas, assim como o aparelho dentário estético que é semelhante a este mas tem brackets transparentes.

Como vê as opções são muitas, mas se a sua preocupação é alinhar os dentes pelo mais baixo custo possível, então esse é sem dúvida alguma o aparelho que você deve escolher, mas sublinhamos, há alternativas e muito válidas.

Ainda tem alguma dúvida acerca do aparelho dentário fixo? Use o formulário em baixo.

Artigo atualizado em 20-02-2013| Arquivo: Tipos de aparelhos| 769 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

769 comentários

  1. Oi! Estou usando aparelho há quase 2 anos e ainda não vi resultado nenhum, os braquetes do meu aparelho ficam muito para cima, não sei se está certo, pois vejo todo mundo com os braquetes na ponta do dente. Minha dentista disse que ele não vai descer. Gostaria de saber quando o aparelho fica na pontinha do dente??

    • admin disse:

      Caroline, o melhor será visitar outros dentistas e v erificar se está tudo ok com o seu aparelho. Teriamos de ver os brackets para poder dar uma opinião.

  2. Eu uso aparelho á 8 meses e ta mudando muito meus dentes e pago apenas R$75,00 a manutenção.

  3. vo colocar fixo azul e vou usar por 1 ano..e vou pagar de manutençao so 51 reais..

Escreva aqui o seu comentário