AparelhosDentarios.com

Tudo sobre Aparelhos Dentários

Simulador

Simulador de cores do aparelho dentário

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Depoimentos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

E para Adultos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa aparelho ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!



Mais de 7000 Downloads efectuados!

Aparelho dentário dói? Dores e incómodo do aparelho.

 

Incomoda colocar aparelho dentário? Será que vou sentir dores?

Essas são provavelmente das primeiras questões que todos os que querem colocar aparelho dentário fazem a si próprios antes de ir no seu ortodontista. Dói colocar aparelho dentário?
É importante esclarecer alguns aspecto relacionados com as dores e incómodo que se pode sentir quando se coloca aparelho dentário.

Também é importante realçar desde já que os caros de dores e incómodo sentidos com o aparelho devem ser razão para alarme e para que mude de ideias quanto à colocação do aparelho. E acredite, pequenos sacrifícios levam a grandes recompensas, e esse é o caso!

Porque o aparelho machuca/incomoda você?

Em primeiro lugar é importante que saiba que um aparelho dentário, mais não faz do que deslocar seus dentes de uma posição para outra. E onde estão “implantados” os dentes? No osso do seu maxilar ou mandíbula. Naturalmente qualquer movimento dos dentes fará com que seu organismo responda com a dor. Não é normal os dentes estarem se movendo, é essa no fundo a mensagem que seu sistema nervoso está transmitindo. Ele quer dizer com a dor que algo de errado se passa com sua dentição.
Na verdade, não é natural esse movimento e seu corpo pode responder de forma negativa. Daí que você sinta dores e incómodo. Mas, todos sabemos que é perfeitamente seguro e controlado todo esse movimento dos dentes. O problema é que seu corpo não sabe disso e imagina que algum corpo estranho está machucando seus dentes e aí manda esse sinal de alerta para seu cérebro.
Resumindo, as dores que se sentem após colocar aparelho dentário, são naturais e apenas uma resposta normal do seu corpo.

Mas vou sentir dores todo o tratamento? Que tortura!…

Calma! Nada disso. É natural que a maioria das pessoas sinta dor no início do tratamento. E início entende-se por um período que vai de 1 a 3 meses depois da colocação do aparelho. Mas, à medida que seus dentes e seu corpo se acostumam à presença do aparelho dentário em sua boca essa dor / incomodo tende com o passar do tempo a atenuar e até desaparecer.

O que posso fazer para atenuar essa dor?

Primeiro que tudo logo que sinta alguma dor visite seu ortodontista, talvez o seu aparelho precise de ser reajustado, já que, uma das razões para você sentir dores é o facto do aparelho estar movendo depressa demais seus dentes. Essa uma questão que seu dentista resolve facilmente.
Se mesmo depois de reajustado seu aparelho ainda provoca alguma dor, pode sempre tomar analgésicos de venda livre, em todo o caso peça aconselhamento ao seu dentista sobre o que tomar e se pode tomar alguma coisa. A toma de analgésicos deve sempre ser seguida e aconselhada por um profissional de saúde qualificado, no caso seu dentista.
Lembre-se: logo que sinta dor se dirija ao seu dentista.

Há outra coisa que me machuca: os brackets tocando na boca

Outro dos incómodos que o aparelho dentário pode provocar é machucar o interior da sua boca através da fricção dos brackets. Estes regra geral são metálicos e é natural que provoquem sangramento em sua boca. Mas, tem solução! Procure no seu ortodontista por uma cera especial que pode colocar por cima dos brackets de modo a que estes se tornem menos abrasivos para sua boca. Essa cera além de inócua, pode ser ingerida que não tem problema, suaviza a superfície dos brackets evitando que machuquem sua boca.

Não se assuste com esse artigo, colocar aparelho não incomoda tanto assim. E a recompensa é maravilhosa – um sorriso deslumbrante e saudável!

Artigo atualizado em 22-02-2013| Arquivo: Aparelho dentário - dores| 1,394 Comentários| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.

 

1,394 comentários

  1. Carolina Silva disse:

    Boa tarde…

    Coloquei o meu aparelho fixo ontem…Sai da clinica normal. Mas a noite a dor ficou intensa, e hje qdo acordei ate agora esta quase que insuportável. ..isso pq so coloquei na parte superior. Na inferior só mês que vem…Meu Deussss que dorrr. Nao estou conseguindo comer nadaaa. So de encostara lingua ja dói e muitoooo. Mas vai valer a pena.

  2. Horta HHH disse:

    Olá pessoal sou de Colinas do Tocantins vim aqui pra relata a vocês que Técnicos fazer manutenção em aparelhos dentário e Crime denuncie se soube de algum causo quero fala pra sociedade colinense que o Consultório do Doutor Kassarin em Colinas do Tocantins ele terceriza uma dentista pra cuidar da parte que mexe com aparelhos só que ela traz com ela uma técnica em dentista e essa mesma técnica se passa por dentista a própria doutor afirma e deixa ela realizar manutenção em aparelhos dentário só que é crime isso quero punição pra esse causo pois a forma como ele levam a saúde bucal dos pacientes e incorreto podendo além de danos financeiro ocorre a perde de estrutura do dente como esmalte cárie devido o tratamento no surtir efeito ou simplesmente ser mal feito e dura além do previsto .

  3. gabi disse:

    Coloquei o aparelho ha 2dias, estou sentindo uma dor insuportavel, mal posso encostar nos dentes.. Da ate agonia nao comer nada,pareçe que os dentes estao moles e fica todos doloridos..nao consigo comer nada.. To morrendo de fome

  4. Debora disse:

    Eu coloquei em cima no primeiro mês no outro mês ela colocou um ferro mais grossinha e no outro mês UE foi ontem o de baixo ao total faz 2 meses que coloquei o de cima doi muito mais o meu com 8 a 9 dias não sentia mais nada agora o de baixo no mesmo dia que ela colocou começou a dor na hora que ela colocou a liga pois sentimos uma pressãozinha apertando nossos dentes e depois passa ela mudou o fio no primeiro mês nesse mês ela só mudou a cor das ligas e depois vai colocar os braktes colocados no final pois ela não coloca anéis mais aí vai de caso a caso se caso não andar ela vai ter que colocar os aneis ela nem colocou os restante final pois só colocou em cima e 8 em baixo e eu já tô vendo efeito sem os aneis e nada meus dentes da frente era torto e já tá difetente vale a pena as dores que tô sentindo

  5. Felipe Queiróz disse:

    Nss eu coloquei ontem e a dor é muito forte, da vontade de arrancar tudo.
    Mas eu penço no resultado mais tarde.
    :-B

  6. Dayane disse:

    coloquei o meu ha 3 dias no primeiro dia foi tranquilo mas no segundo dia foi a pior dor que ja senti, agora a dor esta aliviando, tomo agua gelada que da uma melhorada. Ainda falta a parte de baixo pra colocar, esse sim ouvi dizer que é muito doloroso, me da ate medo.

  7. Caroline disse:

    Bom eu puis o aparelho , puis o de cima doeu os dente da frente só.. depois de uma semana paro….E depois de 4 meses coloquei o de baixo , foi um encomodo chato um ó!
    mais vale a pena ..depois de acostuma e passa.. e obs ::::::: não corto nada da minha boca .. vai de cada ser .

  8. Rita disse:

    Tou a pensar por aparelho … Más tenho medo que me doia muito

  9. Franklin Silva disse:

    Coloquei o meu ontem, mas estou sentindo muito dor e incômodo, fico sentido que os dentes estao amolecendo e sinto dores de cabeça e não consigo comer nada. Aff isso está me irritando, mas sei que vai valer a pena o sacrifício.

  10. Regina disse:

    Gente do céu! Não é pra tanto! Pus a 3 dias e sim incomoda um pouco, e sim, corta a boca, mas é uma cosa tão sutil, mais tão sutil que até esqueço que tô usando a maior parte do tempo. Não sei porquê tanto bicho.

  11. Iranise disse:

    Pus meu aparelho ontem e correu bem mas a noite eu até chore de tanta dor os dentes de cima e os dentes de baixo é uma dor insuportável

  12. Vanessa disse:

    Eu uso faz 5 anos. É uma dor horrível toda vez que faço manutenção. Fica uma semana doendo muito. Da dor de cabeça, incha o rosto. Fora que é impossível mastigar. Isso que eu coloquei aparelho somente pra ajustar a mordida!!!
    Cada mês que passa, fica pior.
    Muitos dizem que acostuma, + se for em todas manutenção… Conforme os anos passa, ficamos com + vontade de tirar, e a dor nunca acaba.

  13. Rafaela disse:

    Uso aparelho a 5 meses, o maior incomodo e o dos braquetes machucando o interior da boca, a dor de quando o dente tá se movendo dura no maximo três dias. Dá pra suportar.kk

  14. Daniela disse:

    Olá!!!!Eu coloquei meu aparelho fixo em cima e em baixo,faz 3 dias.E realmente dói mtooooo…Principalmente os dente de baixo,além de tudo estou com a boca toda esfolada e cortada.Qdo eu coloquei senti que estava puxando os dentes,mas na hora do almoço já foi mto difícil de comer e já doia e a noite eu já não conseguia falar,por causa dos ferimentos da boca eram em 5 pontos agora esta em 6 pontos da boca.O que controla um pouco da dor e a cerinha que coloco sobre os brackets,comecei a usar a cerinha no primeiro dia a noite e até agora não cicatrizou os ferimentos de tanto que cortou.É uma sensação horrível para comer,o melhor de comer na minha opinião são os alimentos geladinhos,líquidos e frutas molezinhas,os dentes doem e entra comida no aparelho por tdo e entre os dentes,uso o passa fio dental,pra limpar entre os dentes.Comecei a ler os depoimentos de vcs para ver qto tempo mais eu ainda iria ter dor e se passaria logo.Então tive vontade de expressar a minha pouca experiência ainda,com o aparelho.Espero que passe logo essa dor.E obrigada pelos esclarecimentos e dicas que li enviadas por vcs.

  15. Maria disse:

    Botei aparelho ontem, foi muito suave até anoitecer, DE NOITE FOI UM TERROR, meu dente começou a doer muito, isso antes de dormir, quando jantei a dor tinha passado, e fui dormir, só sei que acordei de madrugada com uma dor insuportável nos dentes dá frente, foi impossível voltar a dormir, até agora estou sentindo dor, vou comprar o remédio que a dentista mandou eu comprar, espero que alivie essa dor horrível..

    • Sofia disse:

      Coloquei o meu aparelho em cima faz 3 dias, no dia que coloquei não doeu e nem incomodou, mas na manhã seguinte incomodou bastante, passei o dia com a boca fragil, sem comer muito, cortei muito minha boca, faz 3 dias que coloquei e já acostumei, ainda me machuco, incomoda um pouco mas já parece que sempre usei.
      Penso no futuro. Vale a Pena sentir essas dores.

  16. Leonel disse:

    coloquei a 4 horas atraz. ate agora sinto so uma pressaozinha bem fraquinha nos dentes

  17. Raul disse:

    Coloquei o aparelho odontológico ontem ,e incômodo claro pq está fazendo pressão p movimentação dos dentes.. Esse povo que fala q e insuportável a dor, chora de mais muito drama, e incômodo p comer não tomei nenhuma tipo de analgésico e questão de acostumar

  18. Mari disse:

    Estou colocando aparelho pela segunda vez, desta vez o autoligado , pensando em evitar a dor. Coloquei a um mês e quando fiz manutenção agora está doendo muito, usando fio 16 já e correntes. É normal? Será que a movimentação não esta muito intensa? Ou devo apenas “aguentar” tomando analgésicos?

  19. Murilo disse:

    Coloquei meu aparelho só na parte de cima, realmente sinto dor ao morder os dentes, incomoda pelo fato de parecer q os meus dentes, mas só corrigindo… Comer vc consegue, o q vc não consegue é mastigar, eu mastigo com os dentes lá de trás os últimos, consigo comer tranquilo. Bj

  20. Melqui Costa disse:

    Nossa!
    Lendo todos esses comentários me dar um pouquinho de medo.
    Estou prestes a colocar aparelho.
    De momento me parece um sacrifício muito grande, e talvez até seja.
    Mas me conforto com os benefícios que o aparelho ortodôntico me trará.
    Então meu medo acaba de repente.
    Obrigado a todos pelos esclarecimentos. É de grande ajuda para mim.

Escreva aqui o seu comentário